Ranking dos Rankings dos nomes portugueses

19.12.12


A Brites sugeriu que seria engraçado fazer uma espécie de Ranking dos Rankings dos nomes portugueses mais registados, partindo dos registos oficiais divulgados há pouco tempo. Eu não tenho grande jeito para estas coisas, e mais ainda quando não há um número de registos a acompanhar cada nome, mas recorri à minha irmã Vera e, com a ajuda dela, cheguei à seguinte ordenação: 



Nomes masculinos


  1. João 
  2. José
  3. António
  4. Manuel
  5. Pedro
  6. Carlos
  7. Joaquim
  8. Tiago
  9. Diogo
10. Francisco
      Luís
11. Fernando
12. Rodrigo
13. Paulo
14. Jose* (a versão sem acento também aparece até 1940)
15. Bruno
      Ricardo
16. Gonçalo
17. Martim
18. Afonso
      André
      Antonio* (a versão sem acento também aparece até 1930)
      Nuno
19. Tomás
20. Miguel
21. Jorge
      Rui
22. Guilherme


Nomes femininos

  1. Maria
  2. Ana
  3. Rosa
  4. Emília
  5. Isabel
  6. Joana
  7. Teresa
  8. Fernanda
  9. Deolinda
10. Beatriz
      Inês
      Mariana
11. Carla
12. Margarida
13. Paula
14. Sandra
15. Leonor
      Susana
16. Andreia
      Catarina
      Sara
17. Joaquina
      Matilde
18. Anabela
      Carolina
19. Alice
      Cristina
      Daniela
      Lara
      Sónia
20. Tânia
21. Ilda
      Patrícia
22. Cátia
      Diana
      Filomena
      Helena



Metodologia: 
Tendo como base o top 10 de 1920, 1930, 1940, 1950, 1960, 1970, 1980, 1980, 1990, 2000 e 2010, foi usada uma escala pontual de 0 a 10. Dez pontos foram atribuídos ao nome mais usado de cada ano, nove ao segundo, oito ao terceiro e por aí fora, atribuindo um ponto apenas ao décimo nome mais usado do top. De seguida, foram somados os valores de cada nome, resultando na ordenação acima exibida. Se tiverem outra ideia mais apropriada, é partilhar que eu tento refazer.  

8 comentários :

  1. Obrigada Filipa :)
    Acho que este tipo de indicadores dão uma medida da constância de determinados nomes, por um lado, e da "dimensão" das modas, por outro. É engraçado ver que a lista masculina parece ter sido mais constante sempre, isto porque os nomes que a compõem são na sua maioria nomes que se continuam a utilizar e que não trazem muitas surpresas. Ao invés, a lista feminina para ter sido objecto de muitas mais mutações ao longo dos tempos; pois em lugares cimeiros vemos nomes que hoje são muito raros e em posições ex-aequo nomes que nada têm a ver uns com os outros... isto é, modas em diferentes alturas. Engraçado. Destas listas, quais preferem? Dariam algum destes nomes?

    ResponderEliminar
  2. É pena Rita não estar no ranking feminino. Em que lugar acha que está?

    ResponderEliminar
  3. olá, será que podia voltar a escrever sobre o nome alice? eu sei que já falou sobre ele mas foi muito pouco, gostava ainda que o seu post incluisse nomes compostos com alice, se pudesse ser.
    desde já obrigada

    ResponderEliminar
  4. Rita, não consigo presumir uma posição para o nome mas, nos últimos 20 anos, Rita tem sido um nome popular!

    Catarina, fica prometido um post sobre Alice!

    Brites, se a minha internet permitir, já que tem estado muito instável, amanhã vou publicar um quadro muito curioso que aborda alguns nomes masculinos, acho que vão gostar :D
    Em relação às listas, vou fazer a brincadeira ao contrário: não usaria Fernando, Paulo, Jorge e Rui, no caso dos meninos, e Fernanda, Deolinda,Sandra, Joaquina, no caso das meninas!

    ResponderEliminar
  5. Sim, parece-me melhor abordagem :)
    Então para rapaz não usaria Carlos, Fernando, Afonso, Rui, Luís, Paulo; para rapariga não usaria Emília, Fernanda, Deolinda, Carla, Joaquina, Anabela, Cristina, Sónia, Tânia, Ilda, Cátia. Estou aqui a abstrair-me dos nomes que acho de momento demasiado "na moda", já que este é o rank do século, praticamente...

    ResponderEliminar
  6. Masculinos ñ usaria Fernando nem Paulo, femininos Deolinda, Carla, Paula, Sandra, Joaquina, Susana, Cristina, Cátia, Diana, nem Filomena...Muitos destes nomes ñ gosto pk foram demasiado usados nos anos 80 e ganhei-lhes aversão lol

    ResponderEliminar
  7. Desta lista não usaria os seguintes nomes porque alguns nao gosto mesmo e outros até nem desgosto mas nao usaria porque tem muitos outros nomes que prefiro... Nao tenho nada contra eles ate acho alguns bonitos mas nao usaria num filho meu:
    Masculinos- João,José,Manuel,Pedro,Carlos,Tiago,Fernando,Paulo,Bruno,André,Nuno,Miguel,Jorge e Rui.
    Femininos- Ana,Emilia,Isabel,Joana,Fernanda,Deolinda,Inês,Mariana,Carla,Paula,Sandra,Susana,Andreia,Sara,Anabela,Cristina,Daniela,Tânia,Sonia,Lara,Ilda,Patricia,Cátia,Diana,Filomena e Helena.

    ResponderEliminar
  8. Da lista masculina só usaria Pedro, Manuel, Joaquim, Francisco (uma razia, portanto...)

    Da lista feminina já gosto de mais, mas mesmo assim tirava Teresa, Deolinda, Fernanda, Beatriz, Mariana, Carla, Paula, Sandra, Leonor, Susana, Andreia, Matilde, Anabela, Carolina, Cristina, Daniela, Lara, Sónia, Tânia, Patrícia, Cátia, Diana, Filomena e Helena. Gosto de Isabel, Alice ou Rosa.

    ResponderEliminar

Com tantos nomes à escolha, vai mesmo ser apenas Anónimo? :)