Nomes masculinos 2013 - tendências para quem não quer um nome popular

em 13/12/12


Se olharem para a lista de nomes mais registados em 2011 e eliminarem os nomes que sabiam, à partida, que eram populares; os nomes que identificam com os últimos 40 anos; os nomes tradicionais e, por fim, os nomes que não podem ser registados em Portugal, a lista final não deve andar muito longe desta: 



  • Samuel
  • Matias
  • Xavier
  • Artur
  • Valentim
  • Tomé
  • Jaime
  • Gil
  • Mauro
  • Gaspar
  • Martinho
  • Davi
  • Benjamim
  • Raúl

E se depois espreitarmos as vossas sugestões para 2013, podemos reparar que todos eles foram sugeridos pelo menos duas vezes, exceptuando Tomé, Mauro, Raúl e Davi (que é substituído nas sugestões por David). A lista agrada-me bastante e reforça a ideia de que a tendência para quem não quer usar nomes  populares são os nomes comuns, normais, com alguma tradição em Portugal mas sem serem propriamente tradicionais. Neste sentido, acho que há alguns nomes que poderiam reaparecer com alguma naturalidade, tais como... 

  • Albano
  • Bento
  • Elias
  • Eurico
  • Inácio
  • Moisés
  • Nicolau
  • Óscar
  • Tobias

Acham algum deles realisticamente usável? Que outros nomes incluiriam nesta lista? 

17 comentários:

  1. Escolhi o nome Matias com a ajuda deste blog, por ser um nome normal e pouco usado, assim como bonito (na minha opinião). Tb gosto mto de Xavier e Benjamim por essas mesmas razões e eram esses os nomes da minha lista. Qto aos nomes sugeridos, gosto mto de Moisés e Elias tb é giro, acho perfeitamente usáveis :) Juntaria á lista Jaime, nome k tb gosto mto.

    ResponderEliminar
  2. Eu aposto que Matias está a ficar muito popular...

    Das sugestões, o que gosto mais é Elias... Não gosto de Eurico, nem Óscar, ambos pela sonoridade... Bento e Moisés não me agradam porque não consigo deixar de pensar na religião...

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito de Elias e Eurico. Elias assemelha-se a Xavier no sentido em que é usado como ultimo nome e tem uma sonoridade agradável. Também Óscar é usável. Acho Inácio um nome com muita força, a mim parece-me um bom nome para um herói, não sei porquê, mas soa-me muito bem...mas provavelmente não será ao agrado de muitos.

    ResponderEliminar
  4. Da lista penso que era capaz de utilizar Nicolau e Tobias :)

    ResponderEliminar
  5. Gosto de todos os nomes da primeira lista, são mesmo os meus favoritos.
    Valentim é o nome que mais gosto, e guardo-o bem guardado para um futuro filho, não o sugiro a ninguém e só falo dele neste blog, sim, sou egoísta, espero que até eu ter um filho não se torne um nome popular!
    Será que sou só eu que guardo para mim os meus nomes favoritos e não os sugiro a ninguém?

    Quanto à ultima lista, só gosto de Moisés :(

    ResponderEliminar
  6. Da primeira lista apenas não gosto de Gil, Mauro, Martinho e Raúl, todos os outros são lindos e perfeitamente usáveis, apenas juntaria Estevão.
    Da segunda lista não gosto de Albano e Eurico:/
    Bento (Bentinho), Inácio e Estevão trazem-me imediatamente lembranças do livro "A casa das 7 mulheres".
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Acrescentaria Heitor e Murilo, gosto bastante dos dois.

    ResponderEliminar
  8. Da primeira lista usaria Jaime (amo mesmo, quem me dera ter um menino com este nome), Matias, Gaspar e poderia ponderar Gil, Benjamim e Valentim.

    Da segunda lista...Tobias, adoro o nome. E Nicolau que é um gosto recente.

    ResponderEliminar
  9. Gosto de Samuel, Xavier, Artur, Jaime e Gaspar. Da segunda lista, sinceramente, não gosto muito de nenhum... Mas não escolhi nenhum destes para os meus filhos... Uma coisa é gostar da sonoridade, outra é dar o "clique" necessário para querer pôr o nome a uma criança.

    ResponderEliminar
  10. Conheço 3 irmãos pequenos cujos nomes são Caetano, Martinho e o bebé Jaime. Lembro-me do pai até brincar aquando da escolha do nome dos 2 primeiros e dizer que, por falta de originalidade, os nomes que ele e a mãe escolhiam para os filhos eram só nomes de cantores brasileiros :)

    ResponderEliminar
  11. Concordo com a Benedita: Bento, Inácio e Estêvão são lindos nomes!

    ResponderEliminar
  12. Sou tão distraída, sugeri Jaime qdo já estava na primeira lista lol...infelizmente estou a ver k Matias está a tornar-se popular, só espero k ñ chegue ao nível de Rodrigo e Martim, k infelizmente são mais k muitos.

    ResponderEliminar
  13. Tambem adorei a Casa das 7 mulheres por isso gosto de Bento,Estevão e Inácio assim como Leão :)
    Das listas gosto de Matias, Tomé , Valentim, Elias, Tobias e claro Inácio! Acrescentaria também Leonel :)

    ResponderEliminar
  14. Nós escolhemos Jaime com ajuda aqui do blog. Espero que não se torne "nome da moda", honestamente. Na escola, vai ser o único e isso é bom. O irmão gémeo é Mário. É um nome de família de que gostamos muito. Também é nome de poeta(s). Mas não é nada comum e desagrada à maioria das pessoas, pelo que julgo que não corremos o risco de se tornar muito repetido.

    Eu usaria Matias, Artur, Gaspar e Raúl. Gaspar esteve no nosso top, mas não tem 5 letras (temos 4 crianças, todas têm nomes simples, "normais", internacionalizáveis e com 5 letras...) e o pai decidiu que não queria pensar no ministro das finanças quando olhasse para o bebé!

    Também gosto de Inácio, Nicolau, Óscar e Tobias.

    ResponderEliminar
  15. O meu irmão mais novo chama-se Gil, é um nome bonito mas Gilberto já não gosto...
    Adoro Matias :D

    ResponderEliminar
  16. meus sobrinhos são gémeos e chamam-se Valentim e Benjamim estão com 45 dias... lidos e saudáveis...espero que quando crescidinhos gostem dos nomes,pois foi a dinda,que sugeriu aos papais;)

    ResponderEliminar
  17. Olá Filipa,

    Nessa lista estão os meus nomes favoritos para meninos, que são os mesmo que eu gostava quando era pequenita.
    Dessa lista, fazem parte das minhas opções e eu adoro: Samuel, Matias,Xavier, Tomé, Benjamin, Nicolau e Óscar.

    Cristiana Dias

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)