Evelina & Eveline

em 28/12/12


Parte-me o coraçãozinho perceber que há tanta gente a torcer o nariz aos nomes terminados em -lina. Eu compreendo a reacção porque sei que ainda são vistos como nomes antiquados, mas eu acho-os maravilhosos. É claro que não me refiro àqueles nomes que se ouviam nas nossas árvores genealógicas, como Adelina, Capitolina, Francelina ou Marcelina mas sim aos nomes de introdução mais recente na nossa realidade, como Melina, Celina ou Elina. E, claro, Evelina, um nome que me agrada verdadeiramente.
Ao contrário do que se possa pensar, Evelina deriva de Avelina que, por sua vez, é a versão feminina de Avelin, diminutivo de Avi, que também estará relacionado com Ávila. Esta ligação parece-me menos relevante do que a mais do que evidente semelhança com Eva, num momento em que este ocupa um lugar de destaque nas escolhas dos pais portugueses - em 2011, ficou na 28.ª posição graças aos 388 registos efectuados. Eu não me lembro de outro momento recente em que Eva tenha sido tão marcante e por isso acho que  Evelina é definitivamente um nome a ponderar. Para mim, Evelina é bem mais elegante do que metade dos nomes femininos mais populares em 2011 e tem graciosidade, delicadeza, feminilidade e doçura para dar e vender. 
Em Portugal, também é possível registar o nome Eveline que, apesar de muito semelhante, já não me agrada da mesma maneira, exactamente porque não me transmite aquela falsa sensação de que se trata de um nome tipicamente português, mas talvez esse pormenor seja, para outras pessoas, uma mais-valia, já que o nome fica bem mais internacional. Acho que é apenas uma questão de perspectiva... De qualquer forma, um ou outro têm o meu carinho!
Realisticamente, assim que os ouvidos menos treinados ouvirem um bebé ser chamado de Evelina, enviarão ao cérebro um sinal de desagrado que se manifestará numa sobrancelha arqueada, mas em 2011, houve oito casais que não se importaram com isso. Aplausos para eles!
Em 2014, Eva foi registado em 350 meninas portuguesas, Eveline em quatro e Evelina foi alvo de um registo.

10 comentários:

  1. Tenho certeza q Eva terá um crescimento enorme esse ano, tudo por causa da Angélica :) Foi assim com Joaquim, q era um nome esquecido e voltou com tdo depois q ela nomeou assim o seu filho mais velho.

    Aqui é mais comum Evelin ou Ewellyn e eu até prefiro a Eveline, mas não usaria de forma alguma de nenhum jeito, tenho uma aluna linda q é Ewellyn Vitória.

    ResponderEliminar
  2. Filipa...com um post destes acho que vou ficar o fim de semana todo a pensar em Eveline e Evelina...E na sua usabilidade.
    Realmente, este género de nomes bem que poderia regressar...

    ResponderEliminar
  3. Prefiro Eveline a Evelina.
    Prefiro Eveline/Evelina a Eva.
    São nomes que deviam subir no top. Talvez no top 2013 melhore...
    Quantos registos tive Eveline?

    ResponderEliminar
  4. Acho que Evelina tem tudo para que se torne mais usado... talvez só baste o pais se lembrarem que existe o nome...

    Acho que muitas vezes os pais não escolhem nomes diferentes porque nem se lembram que existem... por isso é bom quando figuras públicas ou personagens de ficção vêm relembrar alguns nomes...

    ResponderEliminar
  5. Boa noite. Será que poderia colocar um post sobre os nomes que combinam com Mia sem que se pareça que se está a pedir à criança para miar?
    Adoraria ver este tema abordado. Já noutro forum vi que há imensas mamãs com esta duvida quando querem meter o nome Mia à filha e completar com um segundo...

    ResponderEliminar
  6. Boa noite. Será que poderia colocar um post sobre os nomes que combinam com Mia sem que se pareça que se está a pedir à criança para miar?
    Adoraria ver este tema abordado. Já noutro forum vi que há imensas mamãs com esta duvida quando querem meter o nome Mia à filha e completar com um segundo...

    ResponderEliminar
  7. Quanto a Mia, ja existe este post:
    http://nomesportugueses.blogspot.com/search/label/Nomes%20compostos%20com%20Mia

    ResponderEliminar
  8. O que achou do nome do 3º filho da Camila Alves?
    Livingston.

    Levi, Vida e Livingston
    Achei terrível, diminutivo muito parecido a Levi, uma desilusão.

    ResponderEliminar
  9. Mia, acontece-me o mesmo com frequência e quando um nome me fica na cabeça, é meio caminho andado para o passar a achar totalmente normal :D

    Acho que há sugestões fofas no link que já deixaram, mas se quiser posso tentar mais algumas!

    Ana, concordo com tudo o que disse e entretanto já fiz um post!

    ResponderEliminar
  10. Conheço uma Evelyn. O nome foi dado em homenagem à avó Eva

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)