Amaro, Mauro & Maurício

em 08/11/12


Amaro é um nome relativamente comum entre os adultos portugueses e creio que o mesmo se passa com Mauro, mas em adultos brasileiros (verdade ou mentira, caríssimas leitoras do Brasil?). É engraçado como dois países que partilham a mesma língua apresentam estas pequenas diferenças nos nomes próprios, quando um nome é uma variante do outro. 
Ao que tudo indica, Amaro deriva do latim "maurus", e significa, tal como Mauro, "da Mauritânia". Mas também poderá derivar de "amaru", que significa amargo (amaro é a palavra italiana correspondente ao português amargo, dando também nome a um licor). No Brasil, há ainda outra variante muito popular - Maurício - cuja versão finlandesa, Mauri, é aprovada em Portugal. Curiosamente, Mauri faz-me pensar em Amauri que, na verdade, é uma variante de Américo. Ambos derivam do germânico "amalricus", através do latim almericus, pelo que, tanto neste caso, como no feminino (América), se afasta a questão geográfica da coisa.

O que é que pensam destes nomes? Mauri parece-vos usável ou soa a diminutivo? E entre Mauro e Maurício, qual preferem? E já agora, entre Amaro e Américo, qual vos parece mais antiquado? 

7 comentários:

  1. Para mim Mauri so como diminutivo, mas e fofo :) Prefiro Mauro e tanto Amaro como Américo so me faz lembrar de pessoas com mais de 50 anos...nao gosto nada

    ResponderEliminar
  2. Mauri soa-me a Maori... Não me parec muito usável! Prefiro Mauro a Maurício, mas não gosto muito de nenhum... Amaro e Américo soam ambos a nomes antigos, mas talvez associe Américo a uma pessoa de mais idade.

    ResponderEliminar
  3. Para mim sao nomes comuns visto que tenho dois vizinhos com estes nomes (Mauro-18 anos e Amauri-56 anos)mas nao gosto nada

    ResponderEliminar
  4. Prefiro America que era o nome da minha querida avó do que américo.
    mauro conheço um menino com esse nome e sinceramente prefiro em vez de mauri.

    ResponderEliminar
  5. Gosto mto de Maurício, mas não poria em um filho pq Mauricinho aqui não soa mto bem (é o par de Patricinha), não sei se aí usa-se esses termos.. Realmente Mauro é bem mais popular do q Amaro no Br.

    Conheço apenas um Amaro, Francisco Amaro, deve ter uns 8 anos.

    ResponderEliminar
  6. em Portugal fui o primeiro a por este nome ao meu filho...Como não havia, fiz o pedido. foi aceite e nunca fui informado...como tenho a dupla nacionalidade tive que registar com a outra nacionalidade e só mais tarde é que incluíram na lista dos nomes em Portugal

    ResponderEliminar
  7. Meu namorado tem 18 anos quase 19 e chama-se Américo, assim como o bisavó dele.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)