Nicolau

em 14/03/16


Hoje, a propósito da morte de Nicolau Breyner, figura incontornável das artes portuguesas e a a quem bastava chamar de Nicolau para saber a quem nos referíamos, recordamos um post originalmente escrito em Novembro de 2012. 

A Alexandra sugeriu que abordasse o nome Nicolau, devido à proximidade do Natal. A associação surgiu devido a S. Nicolau, um homem que, antes de ser santo, era apenas um jovem proveniente de uma família abastada que tinha por hábito ajudar os mais necessitados, deixando-lhe saquinhos com ouro junto à chaminé de suas casas. A história foi evoluindo e, como é do conhecimento geral, o senhor Pai Natal vive atualmente na Lapónia, essa bela localidade onde podem ser encontrados elfos e renas voadoras. 
Nicolau não tem sido um nome muito usado em Portugal e os números dos últimos anos confirmam isso mesmo:  só conseguiu ultrapassar a fasquia dos dez registos em 2015, chegando aos 11 e ficou-se abaixo dos cinco registos em 2014 e em 2012. Apesar de ser um nome bastante tradicional, teve quase tantos registos quanto Nicolas que, entre os portugueses, é pouquíssimo habitual e nem sequer é aprovado - a outra versão admitida entre nós é Nicola. 
Nicole, nome feminino, foi registado 168 vezes, alcançando a 50.ª posição do ranking em 2015, o que é um resultado bastante bom. Pessoalmente, parecem-me mais usáveis as versões masculinas do que a feminina, mas é uma questão de gosto. E por falar em gosto, acho que Nicolau não é um nome que agrade à generalidade das pessoas, mas eu acho-o giro. E Nico é muito fofo! Também o acho suficientemente internacional, já que está próximo das versões Nikolaus e Klaus. Nicolau deriva do grego Nikólaos e significa "vencedor do povo", "povo da vitória" ou "geração da vitória". Acho-o perfeitamente usável, mas não creio que existam muitas pessoas dispostas a isso. Termino com uma curiosidade: já repararam que Nicolau e Luciano são anagramas?


23 comentários:

  1. Pessoalmente não posso dizer que esteja na minha lista de preferidos. Nicole agrada-me bastante mais do que as versões masculinas.
    Mas o post de facto fez-me olhar para o nome de outra forma. Nico como diminutivo é adorável e eu nem pensava em Nicolau como um nome muito usável talvez por o associar ao "velhinho de barbas brancas" mas mudei de opinião. Acho que merecia ser visto com outros olhos e talvez ganhar um bocadinho mais de popularidade. Ainda que de momento seja um nome para papás mais ousados :)

    ResponderEliminar
  2. Nicolau não é um nome q eu consiga achar "normal" pq nunca conheci ngm com esse nome, ao contrário de Nícolas, mto usado no Brasil.
    Nicole começou a ficar mais popular de uns anos para cá e já me acostumei, tvz possa acontece um dia com Nicolau...

    ResponderEliminar
  3. Nenhum dos nomes me encanta, mas compreendo que seja um nome original.

    ResponderEliminar
  4. o meu nome não consta da suposta lista oficial de nomes admitidos em Portugal, que figura neste blog!!! E no entanto ele existe! E não sou a única Acilina em Portugal. Há pelo menos 2 aqui no Facebook.

    ResponderEliminar
  5. Olá Filipa, será que pode dar a sua opinião sobre o nome Mercês, mas sem o Maria como apêndice. Tenho uma amiga que está a pensar colocá-lo à terceira filha que nascerá no início do próximo ano e quando me perguntou o que achava do nome fiquei sem saber bem o que dizer pois não é um nome muito usual. As duas primeiras filhas chamam-se Luísa e Assunção. Obrigada!

    ResponderEliminar
  6. Pensando no conjuntinho das três irmãs, acho que é um nome que encaixa na perfeição. Mercês, muito mais do que Mercedes, é um nome associado ao catolicismo e às classes mais favorecidas, exactamente como Assunção. O facto de ser curtinho e com uma terminação invulgar só lhe dá pontos e acho mesmo que é uma boa escolha, que até tem tudo para ganhar ainda mais adeptos. Em 2011 só foi registada uma bebé com o nome Mercês mas é muito provável que haja mais mas com Maria como primeiro nome... Eu prefiro assim, sozinho!

    ResponderEliminar
  7. Aci, não está na lista oficial, nem estava na do blog, que é mais completa, mas já acrescentei! Não conheço pessoalmente nenhuma Acilina, mas é um nome que reconheço perfeitamente! Gosto do seu diminutivo :D

    ResponderEliminar
  8. Nicolau seria o nome que teria escolhido para o meu filho se tivesse nascido rapaz... Adoro este nome, sem dúvida muito mais do que as versões estrangeiras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amo este nome. Porém meu esposo já deu o veto para o nome.

      Eliminar
    2. Amo este nome. Porém meu esposo já deu o veto para o nome.

      Eliminar
  9. Conheço um Nicolau que tem Nico com diminuitivo;) Gosto de Nicolau mas não colocaria a um filho.
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Adoro Nicolau, está em terceiro lugar no meu top 20, e é engraçado, o meu namorado chama-se Luciano :)

    ResponderEliminar
  11. Deixei aqui um comentário no dia 21 de Setembro de 2014 a dizer que Nicolau era o meu nº3 (?!). Hoje não entra sequer no meu top! Gosto de Nicolau mas o brilho que tinha para mim perdeu-se, ou melhor, passou para outros nomes. Hoje o meu top tem Augusto, Viriato, Inácio, Teodoro, Baltasar, Jaime, Gaspar, Sebastião, Joaquim, Cristóvão (não necessariamente por esta ordem) :)
    Agora que vejo, Nicolau até combina com alguns nomes do meu top. Acho Nicolau giro, mas há qualquer coisa na sonoridade que deixou de fazer sentido para mim: os primeiros sons são muito suaves e de repente chocam com o "lau", parece que levamos um estalo sonoro.

    ResponderEliminar
  12. Não gosto de Nicolau. Prefiro Nicola.

    ResponderEliminar
  13. Olá,
    Andei a pesquisar o site SPIE, mas o gráfico só aparece até 1980. Não há maneira de ver mais para a frente?
    Obrigada

    ResponderEliminar
  14. Por acaso também me dava jeito saber mais para a frente! Mas não sei como ter acesso a essa informação, pelo menos de 1980 a 2011 :(

    ResponderEliminar
  15. Filipa, pelo que le lembro está quase a conhecer a sua pequena :) uma hora pequenina!

    ResponderEliminar
  16. O meu amor pela Rússia está bem documentado, pelo que o nome Nicolau vai estar sempre na minha lista de favoritos =) Na cultura ocidental trivializámos um pouco o São Nicolau, mas na cultura ortodoxa ele é o Santo que ampara quem enfrenta grandes desafios, daí que o nome seja mais popular na Europa de Leste.

    ResponderEliminar
  17. Olá Filipa,

    Tenho pensado se já terá chegado a data (confesso, não fiz contas, mas se ainda não foi deverá estar para breve, e ausentar-se do blog mais que uma semana começa a ser suspeitoso :) )

    Bjinhos e tudo de bom

    ResponderEliminar
  18. Gostava de sugerir a criação de "Compostos com Luísa" e "Pares Perfeitos para Luísa" :)

    Os meus compostos preferidos com Luísa são Amália Luísa e Luísa Guiomar. Os meus pares preferidos são:

    Luísa & Clara
    Luísa & Diana
    Luísa & Helena
    Luísa & Isabel
    Luísa & Teresa

    Luísa & Duarte
    Luísa & Manuel
    Luísa & Pedro
    Luísa & Vicente
    Luísa & Xavier





    ResponderEliminar
  19. Eu prefiro a versão russa Nikolai.

    ResponderEliminar
  20. Não gosto nada de Nicolau. No entanto, adoro Nicholas/Nicolas. Também não acho muita piada aos nomes Nicole e Nicola.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)