Gastão

27.11.12


Sabe-se que Gastão deriva do francês Gaston, mas o significado oscila entre ""estranho", "hóspede" ou "natural da Gasconha". Seja como for, não será nenhum destes significados a afastar as pessoas do seu uso mas sim a facilidade com que nos faz pensar no verbo "gastar". O nome teve apenas quatro registos em 2011, ainda assim, mais dois do que Lopo e mais três do que Sancho, que são dois nomes que, para mim, estão ao mesmo nível. É ponto assente que Gastão não é João, mas será que está assim tão afastado de Sebastião?
Em 2014, Gastão foi registado em três meninos portugueses. 

16 comentários :

  1. Gastão é engraçado. Por acaso uma boa alternativa a João ou Simão, para quem queira uma alternativa original. Há o Gastão do Tio Patinhas que era um grande sortudo... mas quem não precisa e quer sorte? ;)

    ResponderEliminar
  2. Conheci um Gastão, há muitos anos. Era um pouco mais velho do que eu, hoje com trinta e poucos anos. Como ele era super loiro, super tímido e super "tio" (os pais tratavam-no por você...), fiquei sempre com a sensação de um nome de elite. :)

    ResponderEliminar
  3. A mim tb me lembra o primo sortudo do Donald :), não me agrada particularmente.

    ResponderEliminar
  4. Gastão me lembra "muitos gastos", rs... realmente não seria um bom nome para um bebê.

    ResponderEliminar
  5. Gastão...Sinceramente não gosto do nome. Prefiro a versão francesa e mesmo assim não me convence. Mas é um nome a ponderar para quem quer fugir das alternativas convencionais...Dos nomes do mesmo género prefiro Lopo.

    ResponderEliminar
  6. É um nome até engraçado, mas acho um bocado forte para um bebe.
    PS: pode ser que a minha opinião mude, visto que gosto de nomes pouco comuns :)

    ResponderEliminar
  7. Eu gosto muito de Gaton, mas não gosto de Gastão, porque não soa tão elegante quanto o primeiro. Só mudo de idéia quando lembro do Gaston rude, mulherengo e de péssimo caráter de "A Bela e a Fera"!

    ResponderEliminar
  8. Acho Gastao bem giro mas prefiro Sancho! Acho super fofo,diferente e internacional. Gastao tem o problema do "ao" o que dificulta a pronunciação internacionalmente... O que para mim e um ponto negativo já que não vivo em Portugal. Filipa que tal uma lista de nomes masculinos internacionais?

    ResponderEliminar
  9. conheço um Leonardo Gastão, com 2 anos.
    joana

    ResponderEliminar
  10. Sancho definitivamente não me agrada, porque sempre me lembra o escudeiro do Dom Quixote! Leonardo Gastão ficou bem legal!

    ResponderEliminar
  11. Para mim Gastão é demasiado betinho...

    ResponderEliminar
  12. Gastão & Sebastião
    Gastão & Fernão

    ResponderEliminar
  13. Já tenho um Sancho e estou a considerar Gastão para o que vem aí. Acho forte, atrevido e já há 15 "en-João" só na família. Como não sou betinha, faz-me lembrar o da disney, que é um sortudo.

    ResponderEliminar
  14. Já sou sua fã! :)
    Como é que as pessoas costumam reagir a Sancho?

    ResponderEliminar
  15. Foi o melhor presente que os meus pais me deram.... chamar-me Gastão...

    ResponderEliminar
  16. Ahaha o meu nome é gastão e sem segundos nomes. A reação das pessoas foi sempre positiva.

    ResponderEliminar

Com tantos nomes à escolha, vai mesmo ser apenas Anónimo? :)