Nomes compostos com Victória

em 09/10/12


Hoje olhamos para o nome Victória e vemos algumas sugestões de nomes compostos. Victória é um nome latino que não deixa dúvidas quanto ao seu significado (aliás, era exatamente o nome da deusa romana da vitória). No Reino Unido, deu origem a uma época, graças ao reinado de quase 64 anos da rainha Victoria. Foi uma era de grande desenvolvimento económico e cultural e quem estuda esta coisa dos nomes usa frequentemente a denominação de nomes victorianos para categorizar Amélia, Doroteia, Ester, Judite, Margarida, Augusto, Eduardo, Lúcio e Óscar, entre muitos outros. Tendo em conta estas informações, é fácil de entender a forma como encaro o nome: com classe, culto, poderoso e destemido. Hoje em dia, e depois de ter passado por um período de menor destaque, Victória é um nome muito na moda, talvez graças à notoriedade da Senhora Beckham e ao glamour da marca de Lingerie Victoria's Secret. Recomendo-o sem grandes hesitações, mas não posso deixar de alertar para esta fase de maior popularidade que, a meu ver, ainda não atingiu o ponto alto e que certamente contribuirá para uma vulgarização do nome. (Actualizado no dia 11-10-2012)

Uma leitora sugeriu que elaborasse uma lista de nomes compostos com Victória ou Vitória. Bem mais do que noutras ocasiões, estas sugestões reflectem aquilo que eu penso do nome: é um clássico internacional, antigo e imponente e não gosto de o ver combinado com nomes de outro estilo, sobretudo quando usado como primeiro nome. Victória Yasmin, por exemplo, não me agrada, apesar de achar que até tem uma sonoridade bonitinha. No mesmo sentido, reflectem também a minha forma de encarar os nomes compostos e a crença de que dois nomes bonitos e fortes podem ser agrupados, desde que haja uma certa conexão. Sugiro então:

  • Victória Alaíde
  • Victória Alix / Alice
  • Victória Benedita
  • Victória Beatriz
  • Victória Carolina
  • Victória Caterina
  • Victória Doroteia
  • Victória Elena / Helena
  • Victória Elisabeth
  • Victória Eloísa / Heloísa
  • Victória Frederica
  • Victória Isabel
  • Victória Leonor / Eleonor
  • Victória Lorena
  • Victória Luísa
  • Victória Madalena
  • Victória Margarida
  • Victória Marieta
  • Camila Victória
  • Ema Victória
  • Laura Victória
  • Mariana Victória
  • Melina Victória
  • Teresa Victória

Quais seriam as vossas sugestões?

Atualização

Em 2013, os nomes compostos com Vitória e Victória mais registados foram os seguintes: 

  • Maria Vitória
  • Vitória Maria
  • Maria Victória
  • Luana Vitória
  • Ana Vitória
  • Victória Alexandra
  • Vitória Alexandra
  • Inês Vitória
  • Vitória Filipa
  • Beatriz Vitória
  • Victória Maria
  • Vitória Sofia
  • Victória Sofia
  • Ana Victória
  • Íris Vitória
  • Vitória Margarida
  • Letícia Vitória
  • Vitória Isabel
  • Lara Vitória
  • Matilde Vitória
  • Vitória Cristina
  • Sofia Vitória
  • Mariana Vitória
  • Francisca Vitória
  • Carolina Vitória
  • Vitória Helena
  • Núria Vitória
  • Núria Victória
  • Alícia Victória
  • Victória Filipa
  • Eliane Victória
  • Lara Victória



68 comentários:

  1. Não tenho sugestões, mas o meu preferido é Vitória Isabel :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O da minha filha quando Deus me permitir ter, será Nadine Victória.

      Eliminar
    2. O meu é Vitória Ester...acho bem bonito e q combina tbm

      Eliminar
    3. Serei pai de gêmeas! Minhas princesas precisaram ser muito fortes durante toda gravidez por causa de diversos problemas na gestação. Então decidimos acrescentar VITÓRIA Ao nome delas! ELISA VITÓRIA & MAÍSA VITÓRIA! ❤

      Eliminar
    4. Sou mãe de 3 meninos ,se eu tivesse uma menina seria AGATHA VITÓRIA

      Eliminar
  2. Prefiro Vitória sem segundo nome. O nome é forte, comprido, não preciso de mais nomes. Mas na necessidade de escolher outro nome para conjugar, prefiro Vitória como segundo nome. As opções favoritas são: Ema Vitória ou Laura Vitória. Ou Inês Vitória, Sofia Vitória.

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito de Maria Vitoria! É um nome a pensar de tivesse uma filha!

    ResponderEliminar
  4. Eu prefiro Vitória sem C....
    Dos apresentados gosto de Vitória Eleonor, Vitória Lorena, Ema Vitória (conheço uma), Laura Vitória

    ResponderEliminar
  5. Oh Filipa, então e Lyonce??
    Desculpem, mas não resisti.. =P
    Gosto muito de Vitória, mas já acho um nome tão forte que se calhar usaria apenas sozinho.. Mas gostei da sonoridade de Vitória Alix ;)

    ResponderEliminar
  6. Sem dúvida é um dos nomes mais utilizados como 2º nome das minhas alunas.

    Gosto de :
    Alice Vitória
    Helen Vitória
    Vitória Helena

    Ah, ontem nasceu mais uma princesinha Brasileira, filha de uma amiga, veio ao mundo Pérola :) a irmãzinha de Rebeca.

    ResponderEliminar
  7. Juro que não me ocorreu Lyonce uma única vez enquanto fazia a pesquisa para o post e acho que isso é muito bom sinal!! :D

    ResponderEliminar
  8. será que podia fazer um post parecido com o que fez hoje mas com os nomes Victória e Vitória??

    ResponderEliminar
  9. Anónimo, em vez de criar outro post, optei por actualizar este, introduzindo-lhe um novo parágrafo inicial...

    ResponderEliminar
  10. Adoro Vitoria/Victoria! Os meus favoritos são: Victoria Benedita, Victoria Doroteia e Camila Victoria! Acrescentaria Vitoria Conceição!

    ResponderEliminar
  11. eu prefiro PAULA VITORIA acho lindo..

    ResponderEliminar
  12. Minha namorada quer colocar Vitória tbm na nissa filha, pensei em um segundo nome e Vitória Camily achei q ficou com uma melhor sonoridade , mais nao copiem :) ..

    ResponderEliminar
  13. Colocaria Victoria na minha filha por um motivo: Victoria Ruffo.
    Se não conhecem ela pesquisem...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atriz mexicana maravilhosa por sinal está no ar em triunfo de amor com Maitê Perroni

      Eliminar
  14. eu ia colocar emily victoria em minha filha acho muito bonitoo , um nome forte mais ao mesmo temo doce , mais depois de 6 meses de gravidez minha mulher desistiu do nome nao quer mais deixar eu colocar :(

    ResponderEliminar
  15. O nome da minha princesa e Alícia Victória.

    ResponderEliminar
  16. Acho bonito larissa victória ou sofia victória

    ResponderEliminar
  17. Eu acho mega bonito o nome VICTORIA e n é so pq meu nome é VICTORIA

    ResponderEliminar
  18. Amo meu nome #VictóriaJordana♡ :3

    ResponderEliminar
  19. A minha filha se chama Victória Elisa, amei esse nome pelo significado e força

    ResponderEliminar
  20. Victória é perfeito! O nome Victória já é um super nome forte, então acho que ele não necessita de outro nome pra complementar.

    ResponderEliminar
  21. Tenho Hanna vitória e Laiza vitória, vou ter outra e estou pensando em Alícia vitória.

    ResponderEliminar
  22. Gosto de Victória Morganna, dois nomes fortes! ��

    ResponderEliminar
  23. Eu estou grávida e tava pesquisando nomes que combinam com Victória, eu ia colocar Melissa Victória, mas agora optei por Laura Victória, amo o nome Vitória, meu nome é uma combinação de dois nomes fortes e acho lindo, quem achar meu nome bonito pode responder meu comentário, eu me chamo Vitória Alexia

    ResponderEliminar
  24. Amo meu nome. Eu acho Victória mais bonito de se escrever do que Vitória, sem C... Não é porque é meu nome, eu sei q se pronuncia da mesma maneira, mas pra mim Victória é maior, por isso é mais bonito. *-*

    ResponderEliminar
  25. Meu nome é Vicktória Regina, e eu nunca achei o significado de Vicktória (com C, e tbm o: K)😀😕😣😑😒✌

    ResponderEliminar
  26. Tenho um carinho especial por Victória (ou Vitória), já que a versão masculina é muito especial na minha família... O feminino é que ainda não foi usado! Quem sabe serei eu...

    Victória é aceite em Portugal? Se sim, estou rendida! XD

    Confesso que adicionar "i"'s ou trocá-los por "Y" (já sem falar na letra"k") me faz impressão quando não se trata de honrar uma herança paterna ou materna mas só porque apeteceu aos pais... Enfim, cada qual com a sua mania... =P

    ResponderEliminar
  27. Tenho duas sugestões, Kamilly Victória e Emilly Victória, amo esses dois nomes,não tenho filha só filho,mais se tivesse certente seria um desses dois nomes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também acho muito bonito o nome Kamilly Vitória, eu estava pensando em colocar na minha filha que está pra nascer, porém quando fiquei sabendo o significado de Kamilly desisti!!!!

      Eliminar
  28. Victória Letícia esse é meu nome e acho Lindo

    ResponderEliminar
  29. Boa noite Filipa. Gostaria de saber se em Portugal é aceite a grafia Victória para uma criança filha de pais portugueses ou se esta grafia é apenas aceite para filhas de pais estrangeiros residentes em portugal? Obrigada

    ResponderEliminar
  30. Olá! Victória é um dos nomes aceites pelo Instituto dos Registos e Notariado para cidadãos portugueses! Poderá consultar a lista oficial completa na página do IRN

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela resposta. A minha filha foi registada Victória com "c". No entanto, não era este o nome que eu queria. O meu preferido, sempre foi e continuará a ser Leonor. Mas, como já existia na família, optámos por este. Era um nome que, mesmo antes de engravidar, pensava pôr a uma filha. Contudo, quando soube que estava grávida de uma menina, andei a gravidez toda indecisa. Mesmo sabendo que Leonor era o meu preferido, não me sentia confortável com a ideia de pôr um nome já existente na família. O que é facto é que não me consigo habituar ao nome que escolhi e sinto-me muito arrependida da minha escolha, ao ponto de pensar avançar com um processo de mudança de nome.
      A Filipa sabe se é um processo complicado e demorado?

      Eliminar
    2. OH, espero que nao tenha mudado;
      eu estou grávida agora e Victória continua sendo uma das opções mais fortes;
      Victória transmite imenso carácter; leonor é muito bonito também mas há tantassssssssssssssssss

      Eliminar
  31. Os meus preferidos são:
    - Luísa Victória;
    - Luanna Victória;
    - Camila Victória.

    ResponderEliminar
  32. Vitória Aires! É o nome da minha menina de 8 anos! Vitória, porque é a maior Vitória na minha vida e na vida do meu marido. E Aires, porque era o nome do meu avô paterno,é o nome do meu pai e é o nome dos meus sobrinhos! Beijocas! AMEI O BLOG!

    ResponderEliminar
  33. eu pensei em Dalylla Victória...não sei se combinam e se soa bem os dois juntos, o que acham?

    ResponderEliminar
  34. Acho lindo o nome"Nathaly Vitória

    ResponderEliminar
  35. Acho lindo o nome"Nathaly Vitória

    ResponderEliminar
  36. Eu gosto muito do nome Vitória Eluisi

    ResponderEliminar
  37. A minha princesa chama-se Maria Victória. 😍

    ResponderEliminar
  38. O nome da minha princesa vai ser vitória Eloá

    ResponderEliminar
  39. gosto deses
    Victória Rúbia
    sarah Vitcória
    Victória Melinda
    Victória Eloáne

    ResponderEliminar
  40. Meu Nome é Victória Gabrielly gosto bastante dele

    ResponderEliminar
  41. se Deus quiser o nome da minja filha será: MARIA VITÓRIA❤

    ResponderEliminar
  42. A minha princesa chama-se Matilde Vitória ❤️ o significado de Matilde é guerreira forte e vitória é óbvio, passei muito durante a gravidez, parto e pós parto e acho que o nome lhe assenta muito bem, para além disso parece nome de rainha❤️❤️

    ResponderEliminar
  43. Meu nome é Victoria Ananda hahaha

    ResponderEliminar
  44. A minha pequena se chama Victoria Kelly.. eu escolhi, acho linda essa combinação.. 🥰

    ResponderEliminar
  45. Meu nome é Vitória Bianca e acho mtt lindo a combinação, é o meu favorito..
    Mas também gosto bastante de HELENA VITÓRIA

    ResponderEliminar
  46. Olá me chamo Jéssica Vitoria "
    Nome bem forte e bonito, aqui na minha cidade não conheço nenhuma pessoa com esse nome ☆

    ResponderEliminar
  47. Olá me chamo Jéssica Vitoria "
    Nome bem forte e bonito, aqui na minha cidade não conheço nenhuma pessoa com esse nome ☆

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)