Liliana - OK ou KO?

em 19/10/12


Internacionalmente, o nome Lily está em estado de graça, indo ao encontro das tendências de nomes curtos, fofinhos, associados à natureza. Nos EUA, num espaço de dez anos, o nome passou do top 100 para o top 15 e é bastante provável que não fique por aqui. Na Inglaterra foi 4.º e em Gales, Lily garantiu o 1.º lugar do ranking, subindo duas posições face a 2010. Em Portugal, a forma mais fácil de chegar a Lily é através de Liliana.
Em 2011, Liliana teve apenas 62 registos (pior sorte tiveram as versões Lilian Liliane, que tiveram apenas quatro registinhos no ano passado, e Lília, que teve seis), o que, devido ao seu passado recente, não é muito impressionante; de acordo com o SPIELiliana popularizou-se ao longo dos anos 70, tendo o seu ponto alto em 1979. Segundo os dados oficias que possuo, Liliana ocupava a 11.ª posição do ranking em 1990 e, desde então, o percurso tem sido sempre descendente, tanto que em 2014 foi alvo de 41 registos que correspondem à 94.ª posição.
Quanto ao significado, há quem defenda que deriva do latim lilium, que é da palavra usada para descrever a flor "lírio", partindo do grego leírion que, por sua vez, remete para "verdade". Assim, poderíamos associá-lo a Lis. Outras teorias apontam para que seja um hipocorístico de Elisabeth, e por aí, "prometida a Deus". 
A meu ver, trata-se de um nome bonito, delicado e que só tem a ganhar por causa do diminutivo Lili. Por outro lado, como conheço muitas adultas com este nome, por vezes parece-me ligeiramente ultrapassado mas, dada a popularidade de Mariana, não será mais um desperdício de nome? O que é que vocês acham, OK ou KO?

26 comentários:

  1. Pra mim é OK...

    Não ADORO... mas também não detesto!...

    ResponderEliminar
  2. Hm... KO. Viviana, ou Viviane, de que se falou recentemente, acho bem mais interessante e fresco.

    ResponderEliminar
  3. Não gosto de Liliana, penso que está mesmo fora de moda pelo menos na minha opinião :)
    Há uns tempos que ando com um nome na cabeça depois de ter sabido da incrível história de salvamento de dois irmãos alemães levada a cabo pelo cantor Francisco Mendes na praia da Zambujeira do Mar. Tenho acompanhado os desenvolvimentos através da pág do facebook da equipa de Resgate da Associação de Nadadores Salvadores do Litoral Alentejano do qual já era fã e fico mesmo feliz pela jovem Zora Lutz ter finalmente acordado do coma. No entanto o nome Zora ficou-me no ouvido desde o primeiro momento, em especial quando o capitão da equipa de salvamento escreveu há dias "Zora significa Aurora, reconhecimento do valor da vida, vem de origem eslava". Acho um nome forte mas terno.

    ResponderEliminar
  4. Não gosto muito...O diminutivo Lili até é fofo, mas então prefiro Lília ou Lila.

    ResponderEliminar
  5. Liana sera um diminutivo de Liliana? Prefiro...

    ResponderEliminar
  6. Tbm prefiro Lilian, Lívia, Lia... Liliana. O apelido Lili acaba com o nome, no meu ponto de vista.


    Já se sabe qual o nome do bebê da Adele?

    ResponderEliminar
  7. Zora é fofo! :) Quanto ao bebé da Adele, o nome ainda não foi divulgado mas, aparentemente, o bebé da Shakira será Biel, que é um diminutivo de Gabriel... Acho que tem tudo para se tornar popular!!

    ResponderEliminar
  8. Quanto a Liana, poderá ser um diminutivo de vários nomes terminados em -liana, mas também pode significar "a que sobe como uma videira".

    ResponderEliminar
  9. Não gosto do nome Liliana, remeteme automaticamente para bairros sociais... Peço desculpa.
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Valha-me a Santa Liliana, não tem que pedir desculpa pela sua opinião!! Pelo contrário, agradeço a sinceridade! :D

    ResponderEliminar
  11. Liliana não gosto muito porque me remete para o nome Liana que me remete para macacos a sartar. As Lilianas que me desculpem pelo meu comentario mas apesar de não o apreciar sei reconhecer que é um nome bastante feminino, divertido e querido.

    ResponderEliminar
  12. Pois eu vivo com o nome Lilian há quase 38 anos... A minha avó chamava-se Lillian, porque nasceu nos Estados Unidos, filha de pais portugueses. Quando eu nasci os meus pais acharam que era uma bonita homenagem. Não gosto e nunca vou gostar porque não é português e porque quase sempre tenho que soletrar para as pessoas perceberem. Ninguém na família ou nos amigos me chama assim, claro, sou sempre Lili. A minha "vingança" foi pôr nomes simples e bonitos (na minha opinião, claro) aos meus filhos: André, David e Maria Rita

    ResponderEliminar
  13. Sugestões:
    Liliana Margarida
    Emília Liliana

    Gémeos:
    Liliana & Helena
    Liliana & Guilherme

    ResponderEliminar
  14. Lilian, o seu comentário é muito importante, porque nos lembra que nem sempre é fácil viver com um nome diferente, mesmo quando só está uma letrinha em falta...

    ResponderEliminar
  15. Eu chamome Liliana e francamente eu gosto do meu nome so nao gosto de Lili. Eu li comentarios desAgradaveis em relacao ao meu nome peco desculpa mas tenho de defender as Lilianas ... Se nao gostam nao comem

    ResponderEliminar
  16. eu adoro o nome Liliana mas odeio o diminuitivo Lili, odeio mesmo, acho muito infantil :p prefiro Liana.

    acho que é um nome muito bonito e que tem tudo para se tornar popular, e as suas variações também (: tenho uma amiga chamada Liliana Cristina...

    ResponderEliminar
  17. Ai Liliana... O meu nome preferido... Chamo-me Madalena, mas normalmente tratam-me por Lili porque sabem que eu gosto :) Para mim é OK! Também adoro o nome Leonor. O que eu mais detesto? Mariana! Acho horrível, pelo o que peço imensas desculpas. Para ser sincera, se não me chamasse Madalena, seria Leonor... Alguém que também adora estes dois nomes LINDOS??

    ResponderEliminar
  18. Gosto apenas de Lília. Liliana, Liliane, Lillian são variantes estrangeiras.

    ResponderEliminar
  19. Eu sou Liliana e adoro desde menina...Parece-me nome de Princesa :)

    ResponderEliminar
  20. Eu sou Liliana, mas gosto mais do diminutivo Lili.
    Estive a ler os comentários e alguns são um bocado desagradáveis.
    E tenho este nome desde que nasci e nunca vivi em bairros sociais. Não sei porque é que o nome remete automaticamente para isso..

    ResponderEliminar
  21. Meu nome é Liliana eu gosto do meu nome mais não gosto do meu apelido lili sei la parece falso e infantil demais

    ResponderEliminar
  22. Líria seria um nome pft mas amei lily é tão meigo e fofo<3

    ResponderEliminar
  23. Alto nome! E Lili também! Remete para bairros sociais? É preciso ser otária para tal comentário descabido, deve ter a mania que é chique, mas vai morrer como os outros! E já agora "bjs" remete para bairros sociais, a "chiqueza" só dá um beijo. Peço desculpa.

    ResponderEliminar
  24. Tenho gêmeas Lília e Lília, parabéns pelo blog

    ResponderEliminar
  25. Chamo-me Liliana, e adoro o nome! Como diminutivo chamam-me Lili, Li, ou Lis. Como combinação tenho Liliana Raquel, para mim já se tornou normal, mas muita gente estranha a combinação!
    Liliana remete para bairros sociais e para macaco? Desde quando? Não percebo de modo algum esses comentários, não têm qualquer noção da realidade...
    Muitos parabéns pelo blogue é fantástico!

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)