Márcia

3.9.12


Márcia deriva da palavra latina "marcius", significando "relativo a Deus Marte" (pelo que está relacionado com o Deus da Guerra) e era um nome de família bastante comum entre os romanos. Em italiano, marcia significa "marcha" e está presente no nome do hino do Vaticano - Inno e Marcia Pontificale. 
Apesar de ser pouco usado em Portugal até aos anos 70, de acordo com o SPIE, Márcia manteve-se acima dos cem registos entre 1973 e 1980, tendo alcançado o seu melhor registo em 1978, com 470 registos (por exemplo, são quase tantos como Bernardo, em 2011). Curiosamente, em 1977, Márcio teve 264 registos mas, no ano seguinte, foram registados 852. O salto foi brutal e, ao que parece, pode ser explicado pela transmissão da novela "O Astro", na RTP, por volta desse período. Uma das personagens principais da novela chamava-se Márcio, e era interpretada por Tony Ramos. Por isso, Márcios desta vida que que hoje rondam os 30 anos, já sabem a quem agradecer... 

Márcia manteve-se no top 100 entre 1990 e 2010, alcançando o seu melhor resultado no ano 2000, quando chegou à 27.ª posição do ranking, com 540 registos, Curiosamente, no ano seguinte já se encontrava na 43.ª posição e desde então a queda foi muito acentuada, tanto que 2014 se ficou pelos 20 registos. Apesar de serem poucos, creio que é uma vitória para um nome que, apesar de delicado, me parece um pouco ultrapassado. Dentro dos nomes terminados em -cia, vejo-o mais próximo de Patrícia do que de Alícia e Letícia e, por esse motivo, hoje optaria por recomendar Marcela. 

11 comentários :

  1. Não gosto de Márcia nem da versão em masculino. Marcela é mais bonito, além de ser tão raro (pelo menos cá nas minhas bandas), primeiro estranha-se e depois entranha-se. Digo isto porque tive uma professora com esse nome (Marcela Luciana).

    ResponderEliminar
  2. Sou Márcia, e adoro!
    Fico contente por ver aqui o meu nome. Já frequento o blog há sensivelmente um ano e esperava que algum dia fosse mencionado. É pouco usual, e tendo em conta que não nasci nos anos indicados com maior registo, nasci em 1991, ainda se torna mais "unico", o que me faz gostar ainda mais dele :)
    Já agora, uma vez que estamos no blog dos nomes e se fala aqui muito em combinações, sou Márcia Sofia.

    ResponderEliminar
  3. Isso mesmo... Meu irmão chama-se Márcio devido ao personagem de Tony Ramos no Astro, q minha mãe é super fã.
    Eu gosto de Márcio, mas não gosto mto de Márcia.

    ResponderEliminar
  4. Amo Márcia
    é um nome forte e ao mesmo tempo feminino,minha professora se chama Márcia Patricia e eu acho lindo a combinação que formou o nome dela.
    acho que toda Márcia deveria amar o nome que tem

    ResponderEliminar
  5. Olá M*, obrigada pelo comentário e pelas visitas! :)

    Patrícia, quer dizer que no Brasil também houve a moda do Márcio? Que giro!!

    C*, Marcela*Luciana é bem forte :D

    Karol, também acho que as Márcias devem estar orgulhosas do seu nome! :)

    ResponderEliminar
  6. Eu prefiro Márcia a Márcio. Conheço uns exemplares que, é a tal coisa, não abonam muito a favor do nome.
    Uma das Márcias que eu conheço é professora, tem uma irmã Marisa e duas filhas, a Júlia e a Filipa (desta última não tenho bem a certeza).

    Acho que não o usaria numa filha, mas não desgosto de todo! (:

    ResponderEliminar
  7. Prefiro Márcia a Márcio. Prefiro Marcelo a Marcela (faz-me lembrar o chá de Macela...) É um nome pouco expressivo, mas usável.

    ResponderEliminar
  8. Gémeos:
    Márcia & Marco
    Márcia & Estela

    Combinações:
    Márcia Carolina
    Márcia Beatriz
    Yara/Iara Márcia
    Clara Márcia

    ResponderEliminar
  9. gosto de Márcia que é o nome da minha irmã Márcia Helena nasceu em 1988, não gosto do meu nome que é Sónia Joana.

    ResponderEliminar
  10. Márcia Isabela
    Márcia Luísa
    Márcia Rita

    Márcia&Helena
    Márcia&Andreia
    Márcia&Petra

    Márcia&Martim
    Márcia&Gonçalo
    Márcia&Hugo

    ResponderEliminar

Com tantos nomes à escolha, vai mesmo ser apenas Anónimo? :)