Belém

em 18/08/15



Maria de Belém Roseira anunciou que é candidata à Presidência da República, o que é uma ótima oportunidade de revisitar um post que escrevi em Setembro de 2012...

Algures entre Ema e Benedita, consigo encaixar o nome Belém. Acho-o doce, delicado e ternurento. Pessoalmente, consigo estabelecer uma distinção entre Belém, nome próprio e Belém, topónimo. Contudo, e não sendo particularmente ligada à religião, associo-o à Estrela de Belém, uma das imagens mais bonitas que retive da catequese - Belém deriva de Bethlehem ("casa de trigo") e aponta para o local de nascimento de Jesus Cristo. 
Como estou afastada de Lisboa, também não penso muito em Pastéis de Belém (cá é mais Bolas de Berlim do Manel Natário!) pelo que não consigo determinar se isso torna Belém num alvo de piada fácil... Para mim, é apenas um nome, como tantos outros, que poderia ter como diminutivo Bela ou Belinha. 
Em Portugal, apesar de o composto Maria de Belém ser familiar, o nome Belém caiu em desuso e o último registo ocorreu em 2011 [e foi registado apenas uma vez como segundo nome, em 2014]. 

14 comentários:

  1. Conheço uma alemã que deu o nome da filha de Belén. Muito graciosa!

    ResponderEliminar
  2. Que engraçado, foi um nome que ouvi este Sábado (uma menina espanhola no Jardim Zoológico) e que me deixou a pensar! Soou bem e acho que em português também soa, mesmo com o risco da piada dos pastéis. (A propósito, também sou fã das bolas do Natário!)

    ResponderEliminar
  3. Conheço uma menina espanhola chamada Belén.
    Já eu acho que cai melhor em Espanhol que em Português porque eles dizem o 1º E aberto.- Bélén.
    Belém não soa tão bem...

    ResponderEliminar
  4. Nome de uma linda cidade Brasileira, adoraria conhecer, de onde vem a cantora Fafá de Belém.
    Não sei pq mas associo Belém a nome masculino.

    ResponderEliminar
  5. Gosto! Faz-me lembrar Nazaré. Tenho 2 Nazarés na família e para mim é um nome muito bonito.

    ResponderEliminar
  6. Pois eu que moro do outro lado do Rio praticamente à frente de Belém... só penso em pastéis, na torre, no CCB, no jardim cheio de gente em dias de sol e nas viagens de Cacilheiro... E no Belém (os Belenenses). Para mim pôr o nome de Belém é como chamar uma menina de Caparica :$

    E também me lembro da Fafá de Belém a cantar "Vermelhou... Vermelho.."

    Ou seja por mim não é um grande nome...

    ResponderEliminar
  7. Eu gosto!
    É doce como um pastel de Belém.

    Combinações:
    Carlota Belém
    Carolina Belém
    Catarina Belém
    Belém Mariana
    Belém Margarida
    Belém Maria

    Gémeos:
    Belém & Lisboa
    Belém & Eduardo

    Trigémeos:
    Belém & Lara & Diana
    Belém & Zara & Gaspar
    Belém & Gaspar & Gustavo

    ResponderEliminar
  8. Belén é um dos meu nomes favoritos. Estou muito habituada ao nome e talvez por isso não estranhe Belém como nome próprio.
    Hoje no atelier de actividades a minha filha fez amizade com uma menina chamada Oceana... soou-me tão estranho este nome.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha filha vai se chamar Belém Oceana… o que acham do composto?

      Eliminar
    2. Tem uma vibração muito hippie e literal, não é para qualquer gosto

      Eliminar
  9. Apesar de preferir em espanhol, acho o nome Belém bastante doce e agradável, inesperado sem ser diferente.

    ResponderEliminar
  10. Há um arquiteto português chamado Belém Lima

    ResponderEliminar
  11. Acho este nome lindíssimo!

    ResponderEliminar
  12. Minha filha se chama Belén Rocío. Escolhi esse primeiro nome porque soa muito doce e meigo. Aqui na Argentina é um nome comum.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)