Isaac & Ulisses

em 26/09/12


A acmsp sugeriu que abordasse os nomes Isaac e Ulisses, porque uma amiga está indecisa entre os dois. Começo por Ulisses, um nome possante, que associo de imediato à Mitologia e à Literatura e que significa "odiar". Não é um nome comum em crianças nos dias de hoje (em 2011 foram registados apenas dois) e a própria terminação não é popular, mas acho que o diminutivo Uli poderá suavizar o seu  lado mais antiquado. Honestamente, parece-me um nome um pouco forte para uma criança pequena mas, se repararmos, Ulisses não está assim tão distante de Alice... Talvez seja apenas a falta de convivência com portadores deste nome! 
E em termos de popularidade, Isaac sai claramente vencedor: 56.º do ranking, com 121 registos - na altura da divulgação da lista, fiquei bastante espantada, não imaginaria um resultado tão bom! Trata-se de um nome bíblico, que deriva do hebreu Yitshak e significa "riso". Não sabia, mas antigamente era muito usado pelos judeus; eu associo-o mais rapidamente a Newton e à história da maçã. 
Não há dúvidas de que são dois nomes fortes, másculos e que não se enquadram no conjunto de nomes masculinos que ouvimos com frequência em Portugal, mas não são menos interessantes. Ambos são internacionais e Isaac é bastante popular no Ocidente. Nos EUA, por exemplo, está no top 100 desde 1995 e em 2011 teve o seu melhor resultado dos últimos cem anos, alcançando o 35.º lugar do ranking, com 9.508 registos.
Para terminar, referira-se que em Portugal também são aprovados Isaque e Isac. E atualizando o post, acrescento que em 2014 Isaac foi o nome escolhido para 169 meninos, o que o colocou na 47.ª posição do ranking, entrando pela primeira vez, pelo menos desde 1990, no top 50! Ulisses, por seu lado, foi apenas registado quatro vezes. 


Há lições que se aprendem rapidamente. Uma delas é que o dia em que uma grávida anuncia o nome do seu futuro bebé aos familiares e amigos é para esquecer, quer se trate de um nome comum ou de um nome raro. Além dos habituais parabéns, a notícia será acompanhada de sorrisos amarelos, trocas de olhares, julgamentos e preconceitos, especialmente por parte de quem não consegue distinguir a diferença entre um anúncio oficial e um pedido de opinião [é exatamente aquilo que fazemos aqui nos posts Filhos dos famosos, mas em versão "olhos nos olhos"...]. Portanto, grávidas que andam por aqui, mentalizem-se: nem toda a gente vai gostar do nome que escolheram e haverá quem o verbalize...

23 comentários:

  1. Obrigada Filipa,já mandei á minha amiga, pode ser k a ajude a escolher!

    ResponderEliminar
  2. Concordo com a parte final do post. Todo mundo se acha no direito de emitir opiniões sobre o nome escolhido, mesmo sem você pedir. Especialmente quando o nome escolhido na figura nos top 10.

    ResponderEliminar
  3. Lembro-me de ler o livro Ulisses na escola e adorei!
    Ulisses, Circe, Penélope..
    Gosto de Isaac mas Ulisses é muito fofo:)

    ResponderEliminar
  4. Um dos meus tios chama-se Ulisses, mas todos chamamo-lo de Lila

    ResponderEliminar
  5. O que pensa do nome Timóteo para menino?
    Gosto muito, mas toda a gente detesta, não percebo porquê, acho um nome bastante fofo (Diminutivos Tim, Teo, Timo), mas a reacção das pessoas é péssima!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu por acaso adoro o nome Timóteo. Embora invulgar, especialmente em crianças dos nossos tempos, é um nome forte e marcante. Talvez a sua invulgaridade o torne tão único e adorável.

      Eliminar
  6. Carmen, sinceramente, também não gosto muito, acho demasiado forte... Os diminutivos também me agradam mas o nome em si não! :(

    ResponderEliminar
  7. A minha amiga optou por Isaac :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ola eu quero por esse nome ao meu filho mas dizeram.m q so poderei por isac i nao isaac como tanto quero... e verdade

      Eliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. tenho um nome escolhido para quando ter uma menina e esse nome é penélope, inclusive, já li o artigo desse blog que fala a respeito e gostei muito. acho incompreensível que as pessoas não usem esse nome, aqui no brasil, não conheço nenhuma pessoalmente, e uma só de ouvir falar. não consigo, no entanto, pensar em um nome equivalente caso venha a ter um menino. gosto de nomes melódicos, mas fortes, pouco comuns e nada populares, mas tendo a não gostar dos nomes duplos. até agora os nomes que estão no meu top são heitor e ulisses para um menino, mas ulisses tem meu coração no momento. pena que o futuro pai não gosta. não sei o que fazer para convencê-lo. acho que vou mesmo é impor a minha vontade :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo plenamente consigo. Penélope é, de facto, um nome forte e invulgar muito marcante. Só é pena estar em desuso, porque realmente é um nome com um caráter imenso. Quanto a nomes de rapazes, já não sou da mesma opinião. Embora sendo um clássico intemporal, Ulisses não me diz muito. De facto, e nisso tem toda a razão, é um nome forte e melodioso, e muito invulgar nos dias de hoje, mas eu optaria por algo mais marcante. Não sei porque, mas sempre adorei o nome Calisto. Talvez pela sua invulgaridade. Nunca conheci ninguém com esse nome, só mesmo por meio dos clássicos da Literatura Portuguesa ainda é possível ouvi-los. Espero ter ajudado

      Eliminar
  10. também não acho que familiares vão aprovar, mas como eles já conhecem o meu gênio sabem que posso ser bem deselegante se os comentários não me agradarem, e, de fato, gosto do fator "não consensual" para nomes de bebes/crianças/adultos. bebes crescem, as pessoas se esquecem disso. não gosto de idéia de entrar numa sala de aula e encontrar 3 Lucca's e 5 Enzo's, além de 7 Sofia's.

    ResponderEliminar
  11. Bom dia, Vou ter um pequenino dentro de uns meses, e estamos a pensar em Ulisses. Muitos familiares estão contra o nome de Ulisses, dizem que a criança vai ser gozada por causa do nome. Acha que isso poderá acontecer?
    Luís

    ResponderEliminar
  12. Luís, qualquer que seja a escolha vai ser especial e bem-vindo por toda a família. Não duvide das suas escolhas. Se não se conseguir decidir, pode sempre ficar: IsaC Ulisses

    ResponderEliminar
  13. Adoro Isac
    Não ouvi mt bons comentarios ate pk no luxemburgo é parecido a "um saco" mas eu como nao ligo nada a opinioes desagradáveis eheheh e então irei ter um Ismael & Isac os meus "Is" da minha vida

    ResponderEliminar
  14. Gostaria de nomes de meninas que combine com o nome do meu bebê Isaac Luiz, 😊

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que combinem eu não sei não, mas conheço alguns nomes invulgares bem bonitos para menina. Ainda dentro dos nomes com origem inglesa, como Isaac, tem Alexa, Astrid, Ava, Evelyn, Ingrid, Karen, por exemplo. Já dentro dos nomes portugueses tem nomes como Alma, Amanda, Anastacia, Ângela, Anusca, Eleonor/Eleonora, Graziela, Gabriela, Laura, Henriqueta, Isolina, Lea, Lorena/Loreta, Ninfa, Rosário, tabita, adélia, zoraida. Eu adoro nomes invulgares, por isso não sei ao certo a conjugação acertada para um segundo nome. Acho que um só nome como estes é tão forte e marcante que não precisa de um segundo nome. Para dois nomes juntos, como Isaac Luiz, só mesmoalgo do género Maria Inês, ou Ana Maria da Conceição. Maria Inês é algo asdim mais soft e apelativo, melodioso em certo modo. Ana Maria do Conceição é mesmo assim um nome interessante. Aqui em Portugal apelidam muito isso a uma garota chamada Ana. Sempre que uma garota chamada Ana faz alguma besteira, lá vem algum serzinho xingar a gente gritando "Ana Maria da Conceição, que porra é essa qui tu fez agora, hein?". sério gente, fica no ouvido. Adoro.

      Eliminar
  15. Meu nome é Ulisses e amo! É um nome forte e conhecido no mundo todo, apesar de pouco utilizado. Em todo lugar que vou, quando me apresento, sempre ouço alguma história relacionada ao meu nome (um ex-presidente dos Estados Unidos, uma cidade no Texas, o guerreiro, a mitologia, o amigo de um primo...). É sempre bom para iniciar uma conversa ("quebrar o gelo" como dizemos no Brasil). Conheci poucos Ulisses e confesso que tenho certo ciúmes do meu nome. É muito bom ter um nome que, ainda que diferente, seja tão conhecido. Na adolescência meus amigos passaram a me chamar de Uli e alguns estrangeiros também preferem usar esse diminutivo. Concordo que seja um nome um pouco forte demais para um bebê, mas passada essa fase, tudo se ajusta!

    ResponderEliminar
  16. Tenho um filho chamado Isaac. :D
    Quando disse toda a gente torceu o nariz e agora adoram. É como disse Fernando Pessoa: primeiro estranha-se e depois entranha-se.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)