Filhos dos famosos internacionais - Tennessee James

em 28/09/12


A atriz norte-americana Reese Witherspoon (Laura Jeanne) foi mãe pela terceira vez e o nome escolhido para o menino foi Tennessee James. A atriz cresceu no estado do Tennessee e recebeu o Óscar de melhor atriz quando desempenhou o papel de   Valerie June Carter, esposa de Johnny Cash - também ele nascido no estado do Tennessee e considerado um ícone da música country. E o mais famoso Tennessee talvez seja o dramaturgo Williams, que na verdade se chamava Thomas Lanier.  

A escolha de um topónimo não é estranha aos famosos havendo, por exemplo, registos de Camden, Phoenix, Scotland, Egypt, Bronx, Ireland, Indiana, Georgia, Kingston, India, Dakota e Brooklyn... 
Recorde-se que a atriz também é mãe de Ava e Deacon e que a escolha de Ava deu grande visibilidade ao nome, que agora está confortavelmente instalado no top 5 dos EUA. 
Em Portugal, os topónimos não costumam ser admitidos como nomes próprios. A esse propósito, escreveu o Professor Ivo de Castro, em 2001: 


"Mas a legislação nada diz dos topónimos: onde está, portanto, a razão de ser de os consultores do Ministério de Justiça terem recusado 56 topónimos como nomes próprios? Não contesto a recusa, que também recomendo em casos idênticos, mas simplesmente aponto que aqui está uma situação de  falta de apoio doutrinal às decisões que são tomadas. Julgo reconhecer no topónimo um nome que tem muitas afinidades com o nome de família (de que é aliás uma das grandes fontes), prestando-se por isso melhor a ressaltar os laços existentes entre um grupo de indivíduos do que a distinguir entre si os membros do grupo, função maior do nome próprio".

Qual seria a vossa reacção face a uma menina chamada Évora ou um menino chamado Tomar?

4 comentários:

  1. negaria a paternidade nesta crianca

    ResponderEliminar
  2. Então e Gaia, Maia, Águeda? São admitidos

    ResponderEliminar
  3. Ana, creio que não são aprovados por serem topónimos, mas por outro tipo de associação: Maia deriva do grego Maîa, que na mitologia era filha de Atlas; Gaia deriva de Caia, enquanto que Vila Nova de Gaia derivará de Cale e Águeda é uma variação de Ágata...

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)