Quer aderir ao nosso Grupo Fechado no Facebook? Clique aqui!

Nomes do fundo do baú

13.8.12

Já tinha abordado os nomes "Gágá", mas de forma artificial por isso hoje resgato este conjunto de nomes fortes, marcantes e, sejamos realistas, pouco apetecíveis. 

Ágata - bondosa. Para além de ser um nome próprio, é também o nome de um mineral muito valorizado por algumas culturas, que o vêem como protector. Não sei se alguma vez foi verdadeiramente usável, mas enquanto nos lembrarmos da cantora de "Perfume de Mulher", está destinado ao fracasso. Uma das suas variações é Águeda, hoje em desuso em Portugal, mas com alguma tradição na Idade Média. 

Berengária - lança do urso. Nome de uma Infanta de Portugal, posteriormente Rainha da Dinamarca, filha de D. Sancho e irmã de Teresa, Sancha, Mafalda, Constança e Branca, Raimundo, Afonso e Fernando. Digam lá que o D. Sancho não tinha queda para os nomes? Houve ainda uma Rainha de Inglaterra chamada Berengária, uma espanhola que casou com Ricardo I, Coração de Leão.

Domingas - do Senhor. Antigamente, e a par de Domingos, era um nome muito escolhido para as crianças nascidas aos Domingos, dia do Senhor. Outro nome que praticamente não se usa entre nós (em 2011 teve 3 registos), mas que já foi muito comum. 

Lutgarda - protectora do povo. Nome de uma poetisa algarvia, falecida em 1935. Lutgarda Guimarães de Caires foi também uma filantropa, promotora do Natal dos Hospitais e muito preocupada com questões de igualdade de oportunidades para as mulheres.


3 comentários :

Ágata disse...

Eu chamo-me Ágata e efectivamente passei por maus momentos na escola quando apareceu a cantora. No entanto sempre gostei de ter um nome invulgar, e quando as pessoas não conhecem a cantora gostam muito do nome. Fora de Portugal as pessoas não estranham o nome, pois é bastante mais utilizado. Também tenciono dar um nome invulgar aos meus filhos.

lua disse...

Ágata no Brasil é nome de jovem não de senhora

marise disse...

Ágata no Brasil é nome de jovem não de senhora