Já mencionei várias vezes aqui no blog que Joana era o nome mais comum entre as minhas amigas e colegas de infância. No momento em que comecei a entender os nomes próprios como elementos distintivos, passei a incluir Joana no meu lote de nomes "a nunca usar". Mas, também já sabem, o meu gosto oscila ao sabor do vento e hoje acho Joana um nome absolutamente adorável e recomendo-o vivamente.
Não se pense, de forma alguma, que gosto porque deixou de se usar. Apesar de eu já não o ouvir com tanta frequência, Joana foi o 11.º nome feminino mais registado em 2011, com mais de mil registos. O 12.º nome, Sofia, já não teve a mesma sorte, tendo-se ficado pelos 860. Gosto, porque passei a conhecê-lo melhor, a entender que é um nome intemporal, que se adapta muito bem como nome composto e porque passei a valorizar mais o diminutivo Ju.
Joana, nome com uma enorme tradição em Portugal - e foi o nome de 14 infantas portuguesas - é o feminino de João e significa "Deus é gracioso", "Que Deus favorece" ou "Agraciada por Deus".
Em Portugal, também são aprovadas as variantes internacionais Giana, Giovana, Ivana, Janete e Janina, bem como Joanina e Joaninha.
Antes de terminar, e porque lá em cima mencionei os nomes compostos, não posso deixar de referir que, como habitualmente, Joana Sofia & Joana Patrícia me remetem para os anos 80 e Joana Filipa para os anos 90, pelo que seriam combinações a evitar.
Os dados mostram que Joana foi sobretudo popular no início da década de 90 - manteve-se como segundo nome mais registado, logo depois de Ana, entre 1990 e 1994 [só nesse período foram registadas 14.886 meninas com este nome!].
Os dados mostram que Joana foi sobretudo popular no início da década de 90 - manteve-se como segundo nome mais registado, logo depois de Ana, entre 1990 e 1994 [só nesse período foram registadas 14.886 meninas com este nome!].
Nunca gostei muito do nome. Só de referir que para mim a combinação mais comum dos anos 80 com Joana é Joana Raquel. Acho que nunca conheci nenhuma Joana Patrícia.
ResponderEliminarConheço uma Joana Jil (com J, nome feminino) e acho giríssimo.
ResponderEliminarQuando era pequena queria que a minha irmã se chamasse Joana. Mas depois comecei a cansar-me um bocado do nome, há mesmo muitas!
ResponderEliminarEm pequena tive uma amiga com esse nome, e depois de nos desentendermos ficou mesmo nos nomes "not!".
ResponderEliminarTenho uma prima Joana (Isabel), o que serve para atenuar um pouco o sabor amargo do nome, mas mesmo assim nunca o poria a uma filha =/
Chamo-me-me Joana e tive uma overdose do meu nome logo desde tenra idade, pois no colégio éramos mais do que muitas (ainda hoje, uma das minhas maiores amigas, que mantenho desde essa altura, é Joana). Valia-me de consolação ser a única Joana sem segundo nome, mas confesso que era mesmo fraca consolação, pois havia Joanas por todo o lado. No liceu e na faculdade foi um pouco melhor, já que apesar de haver outras Joanas no meu círculo de amigos, calhei em turmas sem mais nenhuma. Mesmo assim, ganhei por volta dos 15 anos o "petit nom" de Joaninha (por ser pequenina) que ainda hoje se mantém, numa mulher feita, com dois filhos.
ResponderEliminarA minha família sempre adorou o meu nome (para os meus pais, avós, irmão e amigos mais íntimos sou a Jô) e tenho duas primas mais novas com o mesmo, em minha «homenagem» (mas o engraçado é que ninguém se lembrou de perguntar o que achava a homenageada do seu próprio nome).
Cresci e convivo relativamente bem com o nome, mas o meu marido, que acalenta o sonho de o dar a uma filha nunca vai ver esse desejo satisfeito, pois considero-o uma espécie de nome a que falta «um golpe de asa»: doce, mas não tanto quanto Amélia; clássico, mas não tanto quanto Maria; literário, mas não tanto quanto Salomé; romântico, mas não tanto quanto Julieta. Enfim... falta-lhe qualquer coisa (e não, não é um segundo nome) e confesso que não entendo como continua a ser tão utilizado (vou ao ponto de ter pena quando vejo, na rua, uma menina pequena com o meu nome, sentindo-me sua irmã de infortúnio). Bem, a minha mãe considera que é um nome com classe e apropriado a todas as idades e eu vou fingindo que acredito nela...
Gosto bastante do nome, que, aliás, não é tão usual no Brasil. Estudei apenas com uma Joana ( estou com 32 anos) e não conheço nenhuma menina com este nome. Era o nome da minha avó materna e quase foi o meu nome. Seria uma boa escolha para uma futura filha.
ResponderEliminarA respeito do comentário da J. lembrei-me de uma coisa!
ResponderEliminarA minha prima Joana entrou há alguns anos para a Faculdade, e as turmas eram organizadas por ordem alfabética (triste ideia!). Escusado será dizer que na turma dela eram coisa de 10 Joanas! Tinham de se tratar pelos 2os nomes, ou pelos últimos. Algumas tornaram-se amigas chegadas, e têm de se tratar na mesma assim. A "Reis", a "Chagas", etc..
Adoro o nome Joana! Adoro a combinação Joana Teresa.
ResponderEliminarJoana Frederica . Adoro esta combinação desde sempre. Não por se poder considerar "chique", mas porque ao fim ao cabo fica diferente e forte. Gosto de nomes juntos que nada têm a ver, mas fortes!Assim como gosto de Isabel Mariana!
ResponderEliminarSe inclui Frederica, eu gosto :D
ResponderEliminarRealmente Joana Filipa é mesmo nome dos anos 90! Eu chamo-me Joana Filipa e nasci em 92! Realmente é difícil para mim dizer que gosto do meu nome, não desgosto mas também não o adoro! E pior que ser Joana é ser-se Joana Filipa! Sempre fomos mais que uma na turma, e era horrível. Em relação às junções, conheço várias como Joana Maria, Joana Patrícia, Joana Andreia, Andreia Joana, Joana Raquel e Joana Duarte, existem Joanas para todos os gostos.
ResponderEliminarPois eu chamo-me Joana Filipa e nasci em 1976. De Joana sempre gostei. Já Filipa abominava em criança, mas agora não me faz diferença.
ResponderEliminarDefinitivamente não gosto deste nome!
ResponderEliminarOlá,amo esse nome pois ele tb me pertence,foi de minha bisa,e agora é meu,e não ligo pra o q as pessoas falam,sou sempre unica,e sempre....
ResponderEliminarJOANNA LAURA.
Eu chamo-me Joana Rita e gosto muito do meu nome, Joana é muito comum sim. Mas é um bonito nome, era o nome da minha tetravó. No entato a combinação Joana Rita não é tão comum conheço umas duas pessoas apenas. São dois nomes "fortes" que na minha opinião conjugam bem, é um nome que dá presença sempre me senti bem e satifeita com ele.
ResponderEliminarNunca gostei e como há tantas, é um no go.
ResponderEliminarHá tantas Joanas Ritas! praí metade das Joanas que conheço são também Ritas (década de 90).
ResponderEliminarJoana é bonito, mas na minha geração é demasiado banal...
Sou Joana Maria e na minha turma sempre houve mais não-sei-quantas Joanas, a ponto de a mim me tratarem pelo meu apelido (nem sequer pelo segundo nome não sei porquê), a ponto de que se me chamassem Joana eu até nem respondia porque achava que não estavam a falar comigo. Talvez por isso não simpatizasse muito com o meu nome. Em casa e para os amigos sempre fui Joaninha, Joanita ou Jo(mesmo que de pequena não tenha nada). Hoje em dia vivo no estrangeiro onde estudo e gozo da satisfação de ser a única Joana que conheço de maneira que fiz as pazes com o meu nome :P
ResponderEliminarMinha bebe de 1a,1m chama Joana Maria
EliminarMinha bebe de 1a,1m chama Joana Maria
EliminarAdorei o blog. Também me chamo Joana, mas Joana Patrícia e nasci em 89. Confesso que nunca gostei muito da combinação dos dois nomes. Por acaso também conheço outra Joana Patrícia
ResponderEliminarsempre gostei do nome Joana e por isso vai ser o nome da minha primeira filha prevista nascer a 14de Janeiro de 2014 e não terá combinação será somente Joana Andrade Vieira
ResponderEliminar
ResponderEliminarAhaha eu chamo me joana e entre amigos chamam me joaninha ou jó. Tenho uma amiga k me chama juju ( o k me irrita ) mas gosto imenso do meu nome.... JOANA
Meu nome eu muito diferente eu so conheço o meu que e Hilda Joanna D'arc mais eu acho lindo. A Santa Joanna D'arc foi a inspiração da minha mãe. ....
ResponderEliminarOlá Filipa, adoro este seu blog! Mutio bom trabalho! Gostava de saber qual a sua opinião entre Joana Carolina e Joana Luísa. Obrigada!
ResponderEliminarTeo, obrigada! :) Entre os dois, prefiro Joana Carolina, pela diferença no número de sílabas, o que torna o nome mais fluido!
ResponderEliminarNo meio de tantas Joanas... Aqui está uma Joana Margarida. Conheci uma (só uma) homónima na Universidade. Antes disso, havia três Joanas na turma - e éramos chamadas com os apelidos -, mas como eu era (e sou) a mais pequena sobrou-me o Joaninha, que eu não me importo NADA! E ainda me cruzei com umas quantas "Joana Filipa".
ResponderEliminarE... NÃO TROCAVA o meu nome por nada!
Chamo-me Joana e, se tivesse tido a oportunidade de escolher o meu nome, Joana seria. É simplesmente o nome mais bonito de todos! Também não trocava ;)
ResponderEliminarNa hora de escolher o nome da minha filha (2014) Joana foi a opção porque já estava "farta" de tanta Maria.... No infatário é a única Joana que todos chamam de Joaninha, por ser pequenina.
ResponderEliminarPor uma questão de tradição a Joana é tem como segundo nome Miguel tal como todos os primos e primas, Joana Miguel é o nome dela e eu adoro :)
o meu nome Joana Alexandra
ResponderEliminarTive problemas na infância porque achava esse nome, pra pessoas com mais idade, hoje eu aceito muito bem, nada como o tempo, me chamo JOANA KELLY. Hoje muito feliz com o nome que tenho. :)
ResponderEliminarAdoro o nome Joana!
ResponderEliminarUma das minhas melhores amigas chama-se Joana, mas eu chamo-lhe "Jo" (lê-se Ju) ou "Joaninha". Nunca tinha pensado que este último fosse considerado um nome próprio e não apenas uma alcunha.
Esqueci-me de referir:
EliminarNão gosto de Joaninha para nome próprio porque apenas considero um tratamento carinhoso para Joana.
Para segundo nome gosto do nome dessa tal amiga: Joana Sofia
Eu me chamo Joana Darc,todos me chamam de Jo,antes não gostava do meu nome ,agora eu gosto,temos que nos amar.e sou uma pessoa muito querida por todos.
ResponderEliminar“Joana” é um nome bonito, simples e diplomático: acho que é mesmo daqueles nomes que é tão comum que agrada a toda a gente. Perdoem-me as Joanas, mas talvez por ter conhecido uma imensidão de vocês é que sei que é um nome que nunca irei dar às minhas filhas.
ResponderEliminarConheci uma Joana. Uma menina, provavelmente, com 5 anos. Ela estava alegre e brincava com uns carrinhos, mas fez um escândalo quando descobriu que teria que ser furada com a agulha para recolher o sangue. Lembrou-me bastante da Joana e dos seus gritos.
ResponderEliminarConheci uma Joana, e nunca mais vi nenhuma! Toda gente conhece esse nome no Brasil, mas não se é tão comum de ser usado em crianças!
ResponderEliminar