Álvaro

em 19/08/12


Álvaro significa "nobre guerreiro". Pessoalmente, considero-o um dos nomes masculinos mais fortes e marcantes, pelo que tenho alguma dificuldade em associá-lo a uma criança, apesar de ter dois primos mais novos do que eu com esse nome, em homenagem ao meu avô paterno. Num homem adulto, contudo, é um nome muito sonante.
Desde 1990, o nome gravita em torno do top 100 mas, em 1993, teve um pico de popularidade, chegando à 68.ª posição do ranking, graças à novela brasileira Felicidade que também catapultou Beatriz para a ribalta.
Em 2014, foram registados 26 pequenos Álvaros; em Portugal, também seria possível registar Alvarim, Alvarino e Alvário. Numa pesquisa no Google, encontrei uma referência a um nobre espanhol chamado Álvaro de Luna e fiquei fascinada com a combinação. Pensando em pares perfeitos, sugeriria Álvaro & Salvador e Álvaro & Clara. 

17 comentários:

  1. Gosto bastante de Álvaro :)

    ResponderEliminar
  2. Gosto muto de Álvaro, seria um nome a considerar caso tivesse um filho homem.
    Conheço alguns Álvaros crianças e poucos adultos, mas pra mim soa bem para todos :)

    ResponderEliminar
  3. Ah sim, amei a capa do livro de Ruth Rocha, pra mim uma das maiores e melhores escritoras da literatura infantil. Amo de paixão e está sempre presente nas minhas aulas.

    ResponderEliminar
  4. Gosto de Álvaro, é um nome bonito e apesar de não ser propriamente popular no momento, é um nome que fica bem numa criança e num adulto. Gosto!

    ResponderEliminar
  5. Há uns anos não gostava nada de Álvaro. É um nome com tradição na minha família (tal como Amara), sendo o nome do meu pai, avô, bisavô, etc etc. Infelizmente a tradição quebrou-se na minha geração, mesmo havendo 2 rapazes. Acho um nome um pouco forte, daí que o meu pai fosse tratado (e ainda o é) por Varinho. Agora gosto do nome e adoro a combinação Álvaro Luís que é o nome do meu avô, bisavô, etc. Apenas o meu pai é Álvaro Ilídio.

    ResponderEliminar
  6. Adoro o nome Álvaro, que, aliás é o nome do meu irmão caçula. De fato, é difícil associá-lo a um bebê, mas acho que dá uma respeitabilidade ao adulto. Considero-o um nome chique e viril. Sem falar que o apelido Alvinho (como chamamos meu irmão)
    é tudo de bom.

    ResponderEliminar
  7. Álvaro é o meu nome masculino preferido. Embora seja um nome muito forte para uma criança, creio que na fase adulta ele se torna muito marcante e belo. Tive um professor na faculdade que atendia por esse lindo nome, e ele é uma pessoa admirável: inteligentíssimo, charmoso, muito culto, elegante e educado. Embora eu não tenha escolhido esse nome em homenagem a ele, a minha admiração por esse excelente professor talvez tenha influenciado a predileção pelo nome Álvaro. A única coisa que me aborrece é que, caso eu venha a colocar esse nome no meu filho um dia, a criança pode sofrer certo preconceito na escola por ter um nome tão... forte. Nome de "velho", sabe? lol É uma pena, pois acho esse nome tão lindo...

    ResponderEliminar
  8. Álvaro é nome do meu filho, que tem hoje 5 meses.
    Acho um nome forte, que não dá dúvidas na grafia e que não é muito comum aqui no Brasil.
    E tem o lindo apelido de Alvinho!

    ResponderEliminar
  9. Meu nome e Alvaro e um nome muito bonito nao acha

    ResponderEliminar
  10. Pois uma pesquisa,eu e minha esposa vimos ester nome e vamos colocar em nosso filho q nasce em maio, seu nome sera alvaro miguel

    ResponderEliminar
  11. Meu marido é Álvaro, meu filho também é Álvaro Filho . Adro esse nome . No caso do meu filho chamamos de Alvinho.
    Luz Marina

    ResponderEliminar
  12. Esse nome é lindo, nome do meu futuro bebê.

    ResponderEliminar
  13. o que sugerem como nome composto para Álvaro?

    ResponderEliminar
  14. Álvaro Antônio, o que acha? pretendo colocar esse nome no meu filho.

    ResponderEliminar
  15. Adoro esse nome, o meu filho se chama Álvaro Gabriel

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)