Nas minhas deambulações pelo site dos Amigos da Torre do Tombo, deparo-me muitas vezes com Mónica. É um nome antigo, com alguma tradição em Portugal, que foi bastante popular entre 1975 e 1979, de acordo com o SPIE; em 2011, teve 50 registos, o que o coloca na 88.ª posição do ranking. O nome deriva do grego Mónikos e significa "um só".
Não consigo pensar em Mónica sem associar à personagem dos desenhos animados: sempre que o meu pai ia ao videoclube (coisa moderna, na altura!!), eu desejava profundamente que ele se lembrasse de alugar uma cassete da Turma da Mônica e, quando o fazia, era a loucura!
Acho Mónica um nome divertido, mas tenho sempre a sensação de que é uma opinião pouco partilhada... Então... OK ou KO?
Acho Mónica um nome divertido, mas tenho sempre a sensação de que é uma opinião pouco partilhada... Então... OK ou KO?
KO! Não gosto mesmo nada do nome!
ResponderEliminarNão gosto muito, KO! Mas prefiro e muito Monique, acho mais delicado ;)
ResponderEliminarOK, sempre convivi com Mónicas e é daqueles nomes marcantes ou é das Mónicas que foram passando pela minha vida.
ResponderEliminarNão gosto muito de Mónica porque acho que som do Ó não é nada delicado e também associo muito a um nome da década de 80, vejo-o como um daqueles nomes que ficou muito ligado a uma determinada época.
ResponderEliminarTenho 2 primas gémeas que estão agora com 30 e poucos anos que se chamam Mónica e Simone, sempre achei que os combinavam muito bem por partilharem o som Ó que já mencionei anteriormente.
Penso que apesar de não ser feio, está ultrapassado. Por isso KO.
ResponderEliminarKO. Não gosto!
ResponderEliminarPrefiro Magali :D
Também adorava a Turma da Mónica, mas em BD.
KO... acho o nome pessadíssimo!
ResponderEliminarUma prima teve uma bebê e colocou o nome de Ana Mônica, achei q ficou interessante a combinação, bem melhor do q Mônica sozinho.
ResponderEliminarAcho q Magali lembra-me mais o personagem :) rs...
Apesar do acento ser diferente por aí, acho q a pronuncia é a mesma, não?
Não sendo um nome que escolheria para uma filha, acho-o bonito, por isso OK!
ResponderEliminarRespondendo à Patrícia, aqui a pronúncia também é diferente. No Brasil diz-se com o som MOUnica e em Portugal é mesmo MÓnica.
OK.
ResponderEliminarÉ um nome forte (tal como Rita). O "Ó" tem a mesma intensidade do "R".
ko
ResponderEliminarok! sou Mónica e adoro. Um nome forte mas com personalidade e nao tão batido como as susanas,patricias,lilianas,paulas dos 80!
ResponderEliminarA grafia Mônica deve ser nasalizada, em virtude de a sílaba seguinte à tônica iniciar por letra nasal "n", então, pronuncia-se "môn.ni.ca".
ResponderEliminarNo Brasil, porque em Portugal é Mónica.
ResponderEliminarOK, Mónica é lindo. nome de mulher guerreira e determindada.
ResponderEliminarOK, é um nome lindo
ResponderEliminarÉ verdade, há essa diferença prosódica e, consequentemente, gráfica entre Brasil e Portugal, admitida pelo Acordo Ortográfico. Aqui no Brasil, em toda e qualquer palavra - inclusive nome próprio -, a vogal tônica seguida de sílaba iniciada por letra nasal recebe acento circunflexo. Com efeito, a pronúncia dos nomes que se enquadram nessa situação apresentam uma sonoridade bem agradável, como por exemplo: an.tôn.nio, eu.gên.nio, môn.ni.ca, ve.rôn.ni.ca, etc.
ResponderEliminarOK, acho um nome interessante. Nunca tinha associado, mas concordo que é parecido com Rita. Aliás, foram os dois juntamente com Joana os principais candidatos ao meu nome xD
ResponderEliminarOK, nome lindo como Verónica
ResponderEliminarTendo nascido em 95, numa altura em que as Catarinas, Anas e Joanas estavam na moda, sempre adorei o facto de ser a única Mónica no colégio que frequentei durante 10 anos. Só na Universidade conheci outra Mónica ( dum curso diferente). Quando era mais nova não gostava particularmente do meu nome, mas agora gosto, é um nome forte, marcante e pouco comum na minha faixa etária.
ResponderEliminarNasci nos anos 60 e na escola achava que tinha um nome que só podia ser sido inventado pelos meus pais, infelizmente tenho um primeiro nome um pouco mais normal para a época mas que para todos os efeitos é como se não tivesse :))) Mónica dá jeito porque ainda há poucas, embora traga um sorrisinho amarelo por causa de uma má famosa Mónica
ResponderEliminarK.O.
ResponderEliminarEvidentemente sem ofender as Mónicas, mas este é um nome que nunca gostei, assim como todos os que têm a mesma terminação (Verónica, etc.). Acho pesado, com uma sonoridade feia. Sempre conheci muitas Mónicas, nascidas nas décadas de 80 e 90, portanto não me parece que seja tão incomum como alguns dizem, foi até bastante popular em algumas regiões.
adoro meu nome, sou uma monica de 1978 com muito orgulho.
ResponderEliminar