Mónica - OK ou KO?

21.8.12


Nas minhas deambulações pelo site dos Amigos da Torre do Tombo, deparo-me muitas vezes com Mónica. É um nome antigo, com alguma tradição em Portugal, que foi bastante popular entre 1975 e 1979, de acordo com o SPIE; em 2011, teve 50 registos, o que o coloca na 88.ª posição do ranking. O nome deriva do grego Mónikos e significa "um só". 
Não consigo pensar em Mónica sem associar à personagem dos desenhos animados: sempre que o meu pai ia ao videoclube (coisa moderna, na altura!!), eu desejava profundamente que ele se lembrasse de alugar uma cassete da Turma da Mônica e, quando o fazia, era a loucura!
Acho Mónica um nome divertido, mas tenho sempre a sensação de que é uma opinião pouco partilhada... Então... OK ou KO? 

20 comentários :

  1. KO! Não gosto mesmo nada do nome!

    ResponderEliminar
  2. Não gosto muito, KO! Mas prefiro e muito Monique, acho mais delicado ;)

    ResponderEliminar
  3. OK, sempre convivi com Mónicas e é daqueles nomes marcantes ou é das Mónicas que foram passando pela minha vida.

    ResponderEliminar
  4. Não gosto muito de Mónica porque acho que som do Ó não é nada delicado e também associo muito a um nome da década de 80, vejo-o como um daqueles nomes que ficou muito ligado a uma determinada época.

    Tenho 2 primas gémeas que estão agora com 30 e poucos anos que se chamam Mónica e Simone, sempre achei que os combinavam muito bem por partilharem o som Ó que já mencionei anteriormente.

    ResponderEliminar
  5. Penso que apesar de não ser feio, está ultrapassado. Por isso KO.

    ResponderEliminar
  6. KO. Não gosto!

    Prefiro Magali :D

    Também adorava a Turma da Mónica, mas em BD.

    ResponderEliminar
  7. Uma prima teve uma bebê e colocou o nome de Ana Mônica, achei q ficou interessante a combinação, bem melhor do q Mônica sozinho.
    Acho q Magali lembra-me mais o personagem :) rs...

    Apesar do acento ser diferente por aí, acho q a pronuncia é a mesma, não?

    ResponderEliminar
  8. Não sendo um nome que escolheria para uma filha, acho-o bonito, por isso OK!
    Respondendo à Patrícia, aqui a pronúncia também é diferente. No Brasil diz-se com o som MOUnica e em Portugal é mesmo MÓnica.

    ResponderEliminar
  9. OK.
    É um nome forte (tal como Rita). O "Ó" tem a mesma intensidade do "R".

    ResponderEliminar
  10. ok! sou Mónica e adoro. Um nome forte mas com personalidade e nao tão batido como as susanas,patricias,lilianas,paulas dos 80!

    ResponderEliminar
  11. A grafia Mônica deve ser nasalizada, em virtude de a sílaba seguinte à tônica iniciar por letra nasal "n", então, pronuncia-se "môn.ni.ca".

    ResponderEliminar
  12. OK, Mónica é lindo. nome de mulher guerreira e determindada.

    ResponderEliminar
  13. É verdade, há essa diferença prosódica e, consequentemente, gráfica entre Brasil e Portugal, admitida pelo Acordo Ortográfico. Aqui no Brasil, em toda e qualquer palavra - inclusive nome próprio -, a vogal tônica seguida de sílaba iniciada por letra nasal recebe acento circunflexo. Com efeito, a pronúncia dos nomes que se enquadram nessa situação apresentam uma sonoridade bem agradável, como por exemplo: an.tôn.nio, eu.gên.nio, môn.ni.ca, ve.rôn.ni.ca, etc.

    ResponderEliminar
  14. OK, acho um nome interessante. Nunca tinha associado, mas concordo que é parecido com Rita. Aliás, foram os dois juntamente com Joana os principais candidatos ao meu nome xD

    ResponderEliminar
  15. OK, nome lindo como Verónica

    ResponderEliminar
  16. Tendo nascido em 95, numa altura em que as Catarinas, Anas e Joanas estavam na moda, sempre adorei o facto de ser a única Mónica no colégio que frequentei durante 10 anos. Só na Universidade conheci outra Mónica ( dum curso diferente). Quando era mais nova não gostava particularmente do meu nome, mas agora gosto, é um nome forte, marcante e pouco comum na minha faixa etária.

    ResponderEliminar

Com tantos nomes à escolha, vai mesmo ser apenas Anónimo? :)