Mónica - OK ou KO?

21.8.12


Nas minhas deambulações pelo site dos Amigos da Torre do Tombo, deparo-me muitas vezes com Mónica. É um nome antigo, com alguma tradição em Portugal, que foi bastante popular entre 1975 e 1979, de acordo com o SPIE; em 2011, teve 50 registos, o que o coloca na 88.ª posição do ranking. O nome deriva do grego Mónikos e significa "um só". 
Não consigo pensar em Mónica sem associar à personagem dos desenhos animados: sempre que o meu pai ia ao videoclube (coisa moderna, na altura!!), eu desejava profundamente que ele se lembrasse de alugar uma cassete da Turma da Mônica e, quando o fazia, era a loucura!
Acho Mónica um nome divertido, mas tenho sempre a sensação de que é uma opinião pouco partilhada... Então... OK ou KO? 

19 comentários :

  1. KO! Não gosto mesmo nada do nome!

    ResponderEliminar
  2. Não gosto muito, KO! Mas prefiro e muito Monique, acho mais delicado ;)

    ResponderEliminar
  3. OK, sempre convivi com Mónicas e é daqueles nomes marcantes ou é das Mónicas que foram passando pela minha vida.

    ResponderEliminar
  4. Não gosto muito de Mónica porque acho que som do Ó não é nada delicado e também associo muito a um nome da década de 80, vejo-o como um daqueles nomes que ficou muito ligado a uma determinada época.

    Tenho 2 primas gémeas que estão agora com 30 e poucos anos que se chamam Mónica e Simone, sempre achei que os combinavam muito bem por partilharem o som Ó que já mencionei anteriormente.

    ResponderEliminar
  5. Penso que apesar de não ser feio, está ultrapassado. Por isso KO.

    ResponderEliminar
  6. KO. Não gosto!

    Prefiro Magali :D

    Também adorava a Turma da Mónica, mas em BD.

    ResponderEliminar
  7. Uma prima teve uma bebê e colocou o nome de Ana Mônica, achei q ficou interessante a combinação, bem melhor do q Mônica sozinho.
    Acho q Magali lembra-me mais o personagem :) rs...

    Apesar do acento ser diferente por aí, acho q a pronuncia é a mesma, não?

    ResponderEliminar
  8. Não sendo um nome que escolheria para uma filha, acho-o bonito, por isso OK!
    Respondendo à Patrícia, aqui a pronúncia também é diferente. No Brasil diz-se com o som MOUnica e em Portugal é mesmo MÓnica.

    ResponderEliminar
  9. OK.
    É um nome forte (tal como Rita). O "Ó" tem a mesma intensidade do "R".

    ResponderEliminar
  10. ok! sou Mónica e adoro. Um nome forte mas com personalidade e nao tão batido como as susanas,patricias,lilianas,paulas dos 80!

    ResponderEliminar
  11. A grafia Mônica deve ser nasalizada, em virtude de a sílaba seguinte à tônica iniciar por letra nasal "n", então, pronuncia-se "môn.ni.ca".

    ResponderEliminar
  12. OK, Mónica é lindo. nome de mulher guerreira e determindada.

    ResponderEliminar
  13. É verdade, há essa diferença prosódica e, consequentemente, gráfica entre Brasil e Portugal, admitida pelo Acordo Ortográfico. Aqui no Brasil, em toda e qualquer palavra - inclusive nome próprio -, a vogal tônica seguida de sílaba iniciada por letra nasal recebe acento circunflexo. Com efeito, a pronúncia dos nomes que se enquadram nessa situação apresentam uma sonoridade bem agradável, como por exemplo: an.tôn.nio, eu.gên.nio, môn.ni.ca, ve.rôn.ni.ca, etc.

    ResponderEliminar
  14. OK, acho um nome interessante. Nunca tinha associado, mas concordo que é parecido com Rita. Aliás, foram os dois juntamente com Joana os principais candidatos ao meu nome xD

    ResponderEliminar
  15. OK, nome lindo como Verónica

    ResponderEliminar

Com tantos nomes à escolha, vai mesmo ser apenas Anónimo? :)