Nomes estrangeiros permitidos em Portugal
- Abigail -

3.7.12


Comecemos por pensar em Abigail pronunciado em inglês, soando a qualquer coisa como Ábi-guél. Agora, pensemos nele em português. A-bi-ga-il. Na minha cabeça é assim que soa. Calmo, tranquilo, delicado, com um L final muito elegante. Mas depois olho para a lista do IRN e vejo Gáil como nome aprovado...  Aquele acento a atirar para o estranho faz-me franzir a testa... Será que deveria pronunciar Abigáil?!! É que estraga logo um nome que me agrada bastante, que tem um diminutivo muito fofo - Abby, em inglês... Como raio é que vocês pronunciariam este nome?
Uma vez mais, não sei até que ponto é acertado falar em nomes estrangeiros quando Abigail é um nome bíblico, mas não estou  a mentir quando afirmo que não é um nome com tradição no nosso país, ao contrário do que acontece nos países de língua inglesa. Abigail, que significa "o meu pai é alegria", foi registado 16 vezes em 2011, em Portugal. É um registo bem interessante, se pensarmos que ficou à frente de Anamar, Flora e Melina. Nos EUA, está no top 10 desde 2001. 
Questões de pronunciação à parte, é um nome que recomendaria. Parece-me similar a outros nomes como Alice, Sílvia, Cecília, Olívia, Camila, Dalila, Emília... Agradável, portanto. 

12 comentários :

  1. Acho que Abigail dito como eu digo soa muito bem, aliás acho que fica mais bonito que a versão inglesa...

    Eu leio Abigaíl, porque pelo que sei quando uma palavra acaba em L, N, R tipo Raquel, a última sílaba é a tónica... para ser a penúltima tem de se acentuar tipo Vítor, Hélder, Nélson...

    Logo acho que se lê Abigaíl e não Abigáil que concordando com a Filipa fica mal, só me faz lembrar as Vánessas e as Márisas...

    ResponderEliminar
  2. Sinseramente, prefiro Abigail em Inglês do que Abigail em Português.
    Se o nome Abigail aparecesse num filme, acho que essa personagem seria calma, doce, ingénua... e que seria daquelas meninas que passeiam calmamente no Bosque. Os nomes Alice e Olívia também me fazem lembrar isto, mas Sílvia, Cecília, Olívia, Camila, Dalila e Emília não me fazem lembrar isto.
    Dalila já foi Nome do Dia? Se sim, tenho de ver. Se não, pode pôr?

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Para mim a pronúncia dos nomes é algo muito claro. É só seguir as regras da gramática e ponto final.
    O facto de o nome ser internacional não interessa, Gabriel também é um nome internacional e cada país pronuncia à sua maneira.
    Abigail é Abi-ga-íl, Gáil é Gá-il porque tem acento. Abigail não tem.

    É evidente que cada um é livre de pronunciar à sua maneira, mas existe sempre a maneira correcta e a maneira errada de pronunciar um nome em Português.

    ResponderEliminar
  5. Mary, é desligar o complicómetro, certo? ;D

    ResponderEliminar
  6. Conheci uma Abigail em finais de 90s e é em portugues que soa melhor!!

    ResponderEliminar
  7. pares perfeitos mesma letra:

    ABIGAIL E ALÉXIA
    ABIGAIL E ANDREIA

    ABIGAIL E ALEXANDRE
    ABIGAIL E ANTÓNIO

    ResponderEliminar
  8. Depende, na minha terra, por muito errado que fosse, pronunciar-se-ía AbiGÁile.
    É por uma questão de pronuncia própria nossa.

    ResponderEliminar
  9. Gosto muito de Abigail, mas quando menciono esse nome as reacções não são exactamente positivas, lol, talvez por não ser muito comum.

    ResponderEliminar
  10. Minha bebê chama-se Abigail. As reações das pessoas são opostas, algumas nota-se que acham estranho, outras gostam e acham um nome de muita personalidade. Eu adorei esta escolha!

    ResponderEliminar
  11. Filipa por favor faz
    Pares Perfeitos para Abigail
    Quem apoia ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu apoio Abigail é um nome muito bonito
      Eu apoio por favor faz
      Eu gostei da ideia

      Eliminar

Com tantos nomes à escolha, vai mesmo ser apenas Anónimo? :)