Nomes de personagens - os nossos favoritos!

em 04/07/12


Fartei-me de procurar, mas não consigo encontrar o post em que uma das comentadoras sugeriu que partilhássemos nomes da literatura que nos tenham encantado. É uma ótima ideia que andava negligenciada, embora o tema dos livros já tenha sido abordado aqui, aqui aqui, por exemplo. 
De há uns anos para cá, leio quase exclusivamente livros de literatura de fantasia; não serve como referência, porque os nomes são quase sempre inventados ou modificados graficamente. Giríssimos, mas pouco usáveis em Portugal. Mesmo assim, não posso deixar de referir os livros do Harry Potter como "inspiradores". Os nomes são muito bonitos, escolhidos a dedo, com grandes referências latinas e quase sempre a deixar algumas pistas sobre características das personagens. Fleur Isabelle Delacour, Remus Lupin, Luna Lovegood, Ginevra Molly, Lavender, Lily Luna... Inesquecíveis! 

11 comentários:

  1. No meu livro favorito "A insustentável leveza do ser", as duas personagens femininas são a Teresa e a Sabina, talvez por isso relaciono sempre estes dois nomes e gostos bastante de ambos. Por piada ou por acaso quando o meu namorado esteve de erasmus na república checa (o país do livro) tinha duas amigas, a Teresa (portuguesa) e a Sabina (do Azerbeijão) o que veio reforçar a minha relação destes nomes com o país... ou seja um nome tão português como Teresa faz-me sempre lembrar a R.Checa e a Juliette Binoche também.

    Devo dizer que no resto dos meus livros favoritos não há assim personagens tão marcantes que associe os nomes ao livro. Á excepção da Alice no país das maravilhas :)

    ResponderEliminar
  2. Depois q li Melância (Marian Keyes) só consigo imaginar uma Claire dramática, louca, impulsiva...
    também passei a amar o nome Bridget depois de O Diário de Bridget Jones, livro mais divertido q já li.
    Não consigo gravar nomes de personagens de livros, tenho algum problema, rs...
    Hj estou lendo O Futuro da Humanidade (Augusto Cury) e estou me encantando por Marco Polo :)

    ResponderEliminar
  3. Este era um tema que dava pano para mangas... até por tipo de literatura, ou tipo de personagens... Concordo que a saga Harry Potter tem nomes fantásticos, não só os já referidos mas também outros: Shacklebolt, Cornelius Fugde, Sirius e Regulus Black, Minerva McGonagall, Albus Dumbledore, Severus Snape... e entre os "maus" havia também nomes muito interessantes: dinastia Lucius, Draco e Scorpio Malfoy; o próprio Tom Marvolo Riddle, e talvez o meu favorito, Bellatrix Lestrange.
    Na saga do senhor dos anéis também há nomes muito sugestivos, desde o mago Gandalf, ao Strider-Aragorn, Arwen, Isildur... Ainda no capítulo sagas pode ainda referir-se as brumas de Avalon com nomes fantásticos como Morgaine, Morgause, Nimue, Gwydion, Igraine, Gawain, Uther Pendragon.
    A escritora Isabel Allende também construiu uma história interessante em que as personagens femininas (da mesma família, avó, mãe, filha...) tinham todas nomes que significavam branco: Nivea, Clara, Branca, Alba.
    Por fim queria ainda falar de um dos meus livros favoritos de sempre, o Monte dos Vendavais, com o estranho personagem Heathcliff. Inesquecível...

    ResponderEliminar
  4. Não bastou já ter escrito tanto, mas tenho que fazer referência a mais uma autora que também faz uma curiosa escolha de nomes nos seus livros: Joanne Harris. Na saga Chocolate temos a Vianne Rocher e a suas filhas Anouk e Rosette, Roux o seu amado...
    Nos "cinco quartos de laranja" todas as personagens irmãs femininas t~em nomes de frutos: Framboise, Reine-Claude e Cassis... uma combinação muito engraçada...

    ResponderEliminar
  5. Personagens da literatura só se for dos livros infantis que lia em miúda ( Oriana (Fada Oriana) é o meu preferido)...actualmente não leio livros .

    ResponderEliminar
  6. Na Disney a Ariel, Yasmin e Tiana (Evangeline era uma amada estrela de um pirilampo louco) depois a Emília do Pica-Pau Amarelo, vi dois filmes da Barbie com primas minhas onde havia uma Genevieve e uma Elina.
    Lua era o nome de uma criança de uma novela, o nome Flor da Floribella,o nome Amélie do filme, o nome Hortense por causa do "Remédio Santo", Lisa de uma série, e Matilda do fime.
    Oliver de uma série animada, Teodoro de uma série dos Morangos, tal como Cristóvão, Camilo por causa do Oliveira, Golias sei que já vi em algum lado e foi por aí que gostei do nome, mas incrivelmente não me lembro, Silvestre por causa dos Looney Toones e Caspian por causa do filme das Crónicas de Narnia :)

    ResponderEliminar
  7. Um dos meus livros favoritos é Cem Anos de Solidão e os nomes repetem-se pelas gerações, mas nem por isso deixam de ser tão marcantes:
    José Arcadio, Úrsula, Aureliano, Amaranta, Remédios, Amaranta Úrsula, Rebeca, Pilar Ternera, Melquíades, Pietro Crespi, Maurício Babilónia, Fernanda del Carpio, e por último, aquele que eu achei sempre fenomenal: Santa Sofia de la Piedad.

    ResponderEliminar
  8. Pensava que tinha feito o comentário a este post, mas devo tê-lo apagado! Queria apenas dizer que adorei o comentário anterior ao meu (são nomes realmente fantásticos!) e que até hoje há um nome bem português que me marca por causa da Alice Vieira e do "Se perguntarem por mim, digam que voei".
    Desde que o li e criança, nunca mais me esqueci do nome Joana Ofélia. Lindo!

    ResponderEliminar
  9. Eu li em miúda «A Casa dos Espíritos» da Isabel Allende e, quando acabei, declarei à minha mãe que o nome do meu futuro marido seria Jaime, por ter ficado louca pela personagem. E não é que acertei??? Em pequenina, adorava um livro amoroso, com uns ratinhos: Jorge e Matilde na Casa das Bonecas. Ainda hoje gosto muito dos dois nomes e acho um belo conjunto para irmãos.

    ResponderEliminar
  10. Olá a todos!
    Para Dora:
    Tinha que responder ao seu comentário... O livro "Cem Anos de Solidão" também é o meu preferido. O meu cão chama-se Melquíades ;)

    ResponderEliminar
  11. adoro Alex do livro Laranja Mecânica, o meu livro preferido.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)