Nomes compostos engraçados

25.7.12


Os nomes compostos são uma verdadeira paixão. Sei que nem toda a gente aprecia combinações, sei que há dificuldade em gostar de outras que não as mais tradicionais, mas eu recuso-me a acreditar que haja apenas uma dúzia de nomes passíveis de serem misturados. Contudo, sei também que juntar dois nomes pode dar origem a  que nos fazem arreguilar os olhos. 
Na minha família, corre uma história engraçada: quando a minha tia estava grávida, há mais de 35 anos, foi difícil chegar a um consenso quanto ao nome. Já no limite do tempo, o meu tio sugeriu que usassem o nome da sua mãe. "Se queres usar o nome da tua mãe, eu também quero usar o da minha", argumentava a minha tia. A pequena corria o risco de se chamar Balbina Eufémia mas imperou o bom gosto e acabaram por escolher um nome comum, seguido de Maria. 
Acredito que a situação acima retratada ilustre o que também se passou em muitas casas, já que as combinações mais invulgares que conheço são todas resultado de nomes que me remetem para as avós das meninas. E sublinho "meninas" porque, no caso das combinações masculinas, é raro ficar chocada, mesmo quando há essa homenagem. Um primo meu, nomeado a partir dos avós, chama-se Álvaro Manuel. 
Aproveitando a sugestão da Ni, pergunto-vos: quais são os nomes mais extravagantes que conhecem?

18 comentários :

Ni disse...

Ui, que maravilha!
Então, para além dos que já mencionei, na onda dos nomes dos avós conheço uma Laura Patrícia e um Domingos Luciano, ambos nascidos nos anos 80. Mamãe é Lígia Cristina (e no outro dia conheci uma da minha idade. A avó é Olívia da Conceição e o avô, Carlos Florindo.
Para além disso conheço dois irmãos, um pouco mais velhos que eu, um Artur Jorge o outro João Artur. Um Nélson Sérgio. Duas das minhas trisavós, uma era Capitolina, a outra Obdúlia. Tenho uma tia Graziela e um tio Virgínio. Tive um professor Viriato. Conheço uma Dina Cláudia, uma Sónia Cátia, uma Iolanda Consciência (adolescente), Carina Isabel. Já vi de tudo, mas não deixo de me surpreender com nomes mesmo extravagantes, sobretudo quando a idade da pessoa diverge muito do paradigma que temos. Desde a Cremilde da minha idade, à professora Prudência, são tantos os exemplos que não me consigo recordar de tudo!
Finalmente quero deixar-vos com o meu top: nomes de gémeos! Pois é, pois é, nenhum destes casais de gémeos tinha só nacionalidade portuguesa, mas adorei o Carlos e o Carlinhos e o Princípe e a Veneza. Haja imaginação!
PS - Ainda na linha da Tatiana só queria dizer que o meu "olhómetro" tem vindo a assistir a uma interessante proliferação de pequenas Irinas (será que a Shayk é a musa inspiradora???)

Xoru disse...

Este tópico é um pouco difícil porque há combinações que por tanto as ouvir me parecem normais. Vou dizer combinações que conheci de pessoas que têm hoje entre os 20 e os 40 anos e que achei mais estranhas ou pelo menos quando ouvi fiquei admirada com a junção:

Ângela Elisabete
Bruno Adelino
Cátia Susana
Eduarda Manuela
Igor Emanuel
Iolanda Márcia
Mara Andrea
Mário Adriano
Pedro Telmo

E do resto a maioria das pessoas que conheço o segundo nome das raparigas é Sofia, Isabel, Filipa, dos rapazes Miguel, Filipe, Alexandre. Depois entre os mais velhos é que costumo ouvir combinações estranhas tinha um tio Hipólito Hildeberto, uma tia Merciana Balbina, uma bisavó Casimira Valentina.

E tinha uma tia-bisavó Margarida Celeste que até gosto bastante.

Começo a achar que não sei os segundos nomes (se tiverem) da maior parte das pessoas que conheço...

Xoru disse...

Ah o meu tal amigo Ivan é Ivan Paulo e tive um colega de secundário Ivo Levi.

No outro dia descobri que uma irmã de uma rapariga que conheço se chama Magda Stela, mas não a conheço pessoalmente. Já agora a rapariga que conheço é Irina (não sei se tem segundo nome) tem cerca de 30 anos, logo é uma precedente da moda das Irinas.


Já agora eu que sou Sónia Patrícia sempre achei uma combinação normal porque sempre conheci outras. Mas tenho um amigo que ficou muito admirado com a minha combinação, ele disse que só conhecia duas combinações para Sónia: Sónia Isabel ou Sónia Margarida. Estas para mim são mais estranhas que a minha.

E para concluir, esqueci-me ali em cima tive na faculdade uma colega que se chama Sónia Carina. Conheço também uma Cláudia Margarida e uma Daniela Margarida.

E a minha avó é Eva Claudina, a junção do nome de uma tia dela mais de uma das avós dela.

Anónimo disse...

Eu tive uma professora que se chamava Rosa Papoila e esse nome sempre ficou na minha cabeça.

Fabíola disse...

Tenho uma tia que escapou de ser Francisca Gregória depois acabou por ficar com um bem bonito, tenho uma tia que é Elma Giza e outra Wanda Zaida e um tio Liz Marlon, na minha família tenho combinações de nomes muito estranhas também por não serem todos portugueses aqui ficam mais alguns
Milene Celeste
Allan Danilo
Adonai Daniel
Gil Mauro
Maria Senhorinha (nome da minha bisavó sempre achei muito engraçado)

Ysa disse...

Hum... Ora deixa ver...

Nelma Susana
Duarte Levi

Num me lembro de mais... :/

Patrícia disse...

O nome dos filhos da minha avó são no B, mas não é só isso.. tinha q seguir o BRA, BRE, BRI, BRO, BRU..
No Bra, foi Bráulio
No Bre, foi Breno
No Bri, foi Brivaldo
Quando chegou no Bro ela enganchou, queria Bromildo.. kkkkkk
No Bru, foi Bruno.

Meu tio mais velho não admitia um irmão chamado Bromildo e sugeriu Tarcísio, nome de um santo, minha avó mto católica acatou, graças a Deus! Tá, não é história de nome composto, mas achei interessante.
:)

adeus.e.obrigado disse...

Conheço um Diogo Tiago ...

J. disse...

O meu avô chamava-se Alexandre Américo. Nem sabem quantas vezes me ri por ver os monogramas das camisas e dos lenços: AA.

Xoru disse...

Como é que me esqueci deste nome :o

Conheço um rapaz da minha idade que andou nas mesmas escolas que eu da primária à secundária que se chama:

Ari Tito

Na escola ele nunca era confundido com ninguém... Toda a gente sabia quem ele era... nunca conheci mais nenhum Ari, nem nenhum Tito...

Já agora só para dizer que ele é completamente português. O irmão dele até tem um nome muito normal para a década de 80, Rúben (não sei se tem segundo nome).

acmsp disse...

nomes compostos:Sónia Guida, Carina Micaela, Lúcia Patrícia, Lady Mariana, Flor Janete, Ivan Brás, Jéssica Catarina...mas conheço outros nomes marcantes como: Deodato, Melânia, Hermano, Gualdino...Conheço mts venezuelanos e têm nomes incriveis como: Sayonara, Virceles Cristina, Jenny Darling, e estes são os que me lembro agora...

Rita disse...

O nome mais infeliz que eu já vi foi sem dúvida "Steve Estêvão".

outras combinações interessantes (gente com 20 e poucos anos):
Amélia Rita
Joaquina Rita
Sara Joana - nome duplo
Sara Iolanda - nome duplo
Joana Salomé - nome duplo
Carolina Augusta
Cátia Priscila


Na aldeia dos meus avós há imensos Bráulios (incluindo o meu avô)! Supostamente era o nome de um senhor importante que era padrinho de metade dos rapazes da aldeia.

Antigamente as pessoas eram muito mais criativas. Alguns nomes que fui ouvindo por aí: Lusitana, Eufrosina, Gema, Anabelo, Belatriz.

acmsp disse...

ahhh esqueci um importante, meu ex patrão: Liliano Bruno!!!

Rita disse...

Conheço:
- Cátia Marisa
- Stela Margarida
- Catarina Rita
- Prazeres Teresa
- Beatriz Isabel
São as combinações que nunca tinha ouvido.

Dora disse...

Já ouvi combinações muito estranhas:

Koco João
Bruna Madalena
Catarina Mafalda
Misael Narciso
Josefina Rita
Ana Natacha

Anónimo disse...

Melánia Quitéria

zanna disse...

nome da minha avo Enaura Francisca

marise disse...

No Brasil tem várias dessas junções estranhas. No top do baby center tem umas tipo:
Enzo Gabriel
Davi Lucas ou Davi Lucca
Davi Luís
Kamilly Vitória
E tem uns que não estão no top mas anda pelos topicos do baby center como:
Heitor Anriel
Clarissa Yana
Kyara Luna
Nicolly Rebheka
Mikaela Emanuelly
Sophia Manoelly
Felipe Samuel
Samuel Bernardo
Eduardo Enzo
Clarissa Fernanda
Heloísa Fernanda
Coitada das crianças