Quando escrevi o post sobre Gisela, disse que havia nomes que, indevidamente, não chamavam muito a minha atenção. Andreia e Adriana são também exemplo disso. Sei que eles existem, conheço pessoas com estes nomes, acho-os bonitos, mas é raro pensar neles. Eu não penso, mas eles estão na cabeça de muita gente. Apesar de terem ficado fora do top 50 em 2011, tiveram mais de cem registos, algo que apenas 68 nomes femininos conseguiram (e apenas 60 nomes masculinos). E mais: Andrea teve 20 registos, mas não sei determinar se todos eles correspondem a meninas, porque é uma das variantes internacionais de André e o ranking não faz essa distinção.
Ambos são nomes internacionais, sujeitos a pequenas variantes mas, ainda assim, fáceis de pronunciar. Andreia parece-me mais delicado do que Adriana, que considero mais divertido. Não são nomes “frescos” porque os andamos a ouvir há bastante tempo, mas como nunca foram extraordinariamente populares, também não cansam nem apontam em exclusivo para uma determinada época.
A minha Adriana preferida é a Calcanhotto, mas a supermodelo Adriana Lima é a grande embaixadora do nome. Quando a Andreia, só me ocorrem os vernizes, mas também não é preciso haver ninguém com esse nome para o tornar charmoso…
- Andreia
112 registos em 2011, 63.º lugar do ranking
Significado: Feminino de André, que significa “Forte e másculo”, “próprio de um homem”
Diminutivos: Dreia
Alternativas: Andrea, Ândria, Anteia (Florida), Eleia, Andresa
- Adriana
123 registos em 2011, 61.º lugar do ranking
Significado: “Vinda de Ádria”
Diminutivos: Dri, Drica,
Alternativas: Ariadna, Idrisse, Riana, Briana, Ada
Não concordo que não remetam para uma época, aliás não concordo que Andreia não remeta para uma época. Para mim Andreia é totalmente anos 80, tive várias colegas/conhecidas Andreias. Talvez não fosse uma moda generalizada por todo o país, mas conheço bem mais Andreias do que Vanessas por exemplo. Além disso tenho uma prima Andrea nascida em 1977.
ResponderEliminarTambém tenho uma prima Adriana, nascida em 1994. Não é um nome que aprecie, falta-lhe qualquer coisa. Por isso entre os dois voto em Andreia.
Se conhecesse uma Andreia, eu não pensaria de imediato que era uma miúda dos anos 80 e passo a explicar: tive uma tia-avó Andreia que hoje teria quase cem anos e a filha dela também é Andreia. Tive professoras, hoje com mais de 50 anos, Andreias. Tive uma vizinha, aí uns dez anos mais velha do que eu chamada Andreia; tive colegas de escola chamadas Andreias e conheço Andreias mais novas do que eu, portanto tenho alguma dificuldade em concentrar-me exclusivamente nos anos 80, mas o ranking que fiz de 1980 não engana: Andreia foi o 12.º nome mais usado!
ResponderEliminarhttp://nomesportugueses.blogspot.pt/2011/06/nomes-populares-portugueses-no-ano-de_10.html
Wow eu nunca conheci uma Andreia dez anos mais velha que eu, da mesma forma que não conheço nenhuma 10 anos mais nova... logo para mim Andreia é completamente 80´s... Lá está a nossa percepção modifica-se conforme as pessoas que conhecemos...
ResponderEliminarAdriana ou Andreia, venha o diabo e escolha...Sorry!
ResponderEliminarPrefiro Adriana!
ResponderEliminarAndreia lembra-me sereia.
Adriana lembra-me Mariana.
Prefiro Adriana (Tinha uma grande amiga chamada Adriana) Conheci imensas Andreias (mas nenhuma foi minha grande amiga e costumam ser muito vaidosas :D
ResponderEliminarMeu pai queria ter uma Andreia, mas como nasceu 2 meninos primeiro ele desistiu da ideia.. rs... ainda bem, pq prefiro mto mais meu nome Patrícia :)
ResponderEliminarEntre os dois fico com Adriana
Uma Andreia Patrícia ehehe
EliminarSe gosto? Não adoro, mas é o que me calhou ehehe :)
E sou de 97 !!!
EliminarDetesto o nome Andreia... aliás, não gosto nada da terminação -eia.
ResponderEliminarPrefiro Adriana, embora não seja propriamente fã. Andreia para mim é banal, pois conheço imensas, de várias idades, mas sobretudo nascidas nos anos 80.
ResponderEliminarEu conheço três Andreia's da minha idade, com pouco mais de 20 anos, mas concordo que o meu irmão, de 1981, também tem bastantes amigas com esse nome! Não aprecio muito o nome, mas Adriana para mim é que não, mesmo..! Voto Andreia ;)
ResponderEliminarAcho andreia lindo.além de ser o meu segundo nome axo que é intemporal um nome que se ouve sempre.Todas as que conheci eram lindas.Sem dúvida andreia a adriana.
ResponderEliminarPrefiro Adriana a Andreia!Andreia é pouco femenino!!
ResponderEliminarAndréa é lindo!!!!!!!!!
ResponderEliminaro nome Andreia foi muito popular nos anos 80, principalmente Andreia Filipa e Andreia Sofia. Já me cruzei com muitas!
ResponderEliminarEu prefiro Adriana!
ResponderEliminarEu amo o meu nome Adriana.conheço varias adrianas e tenho uma irmã que se chama Andréa. E são nomes lindos.acho maravilhoso ter esse nome☺
ResponderEliminarEu amo o meu nome Adriana.conheço varias adrianas e tenho uma irmã que se chama Andréa. E são nomes lindos.acho maravilhoso ter esse nome☺
ResponderEliminarEu sou uma Andrea nascida em 1969. Quase não encontro pessoas com este nome. Gosto muito do meu nome,fiz faculdade e não tinha nem uma Andrea apenas no ensino fundamental Andréia...mesmo assim diferente!
ResponderEliminarEu sou a adriana e gosto muito do meu nome...e eu também conheço muitas andreias mãe eu prefiro Adriana
ResponderEliminarCuriosamente, sou Andreia nascida em 1980. Mas não conheço muitas, nem conheci muitas Andreias na altura da escola. Havia eram muitas Carlas (meu primeiro nome). Gosto do meu nome, acho bonito e feminino mas não associo muito a esta nova geração de meninas. Adriana também é bonito mas prefiro Andreia.
ResponderEliminarAndreia Patrícia e nascida em 97!! :) não adoro mas também não odeio, é no mínimo diferente !
ResponderEliminarNa década de 1990 havia muitas mas muitas Andreias! Todas com nome composto, principalmente Andreia Sofia, Andreia Filipa e Andreia Patrícia. Desde a primária até à universidade que andei rodeada por Andreias, às vezes mais do que uma na mesma turma.
ResponderEliminarSinceramente, nenhum dos nomes me atraí mas o meu voto vai para Andreia. Isto porque Adriana, dos dois, é o que gosto menos.
Adoro Andreia para mim sempre foi um nome forte
ResponderEliminarSou Andréia nascida em 1974! Sempre considerei um nome forte.
ResponderEliminarSou uma Andreia nascida em 1986 e sem nome composto. Só Andreia mesmo, primeiro e único nome próprio. Uma excepção, pois também só conheço outras Andreias Sofia e Andreias Filipas ou então Andreias no segundo nome. Apesar de tudo, creio que nunca foi um nome muito popular e hoje em dia está completamente em desuso. Quanto ao Adriana, não desgosto, mas acho que prefiro Andreia. Ainda assim, não daria nenhum deles a uma filha minha.
ResponderEliminarEu chamo-me Andreia Filipa, nasci em 1990, e sou da opinião que a popularidade do nome depende muito da zona do país, apesar de o conseguir associar às décadas de 80 e 90. Em Viseu, não conheci nenhuma Andreia, nem na minha escola primária nem no geral. No entanto, em Almada, além de me ter cruzado com várias Andreias, tanto no secundário como no círculo de amigos/conhecidos, quase todas tinham o mesmo composto que eu. Na universidade (também na Margem Sul), tive três Andreias na mesma turma, outras tantas no mesmo curso (éramos uns 80, sendo ~20 rapazes) e agora, no trabalho, tenho uma Andreia na minha equipa.
ResponderEliminarSe gosto do meu nome? Bem, não desgosto, e até acho que combina comigo, mas também não é o meu favorito. Preferia chamar-me, por exemplo, Carlota Filipa. A ideia da minha família sempre foi tratar-me por Filipa, mas chegou-se a considerar Ana Filipa e ainda bem que não me registaram com esse nome, pois não sou fã de Ana e também não gosto quando dois familiares próximos partilham o mesmo nome.
Entre Andreia e Adriana, mil vezes Andreia. Adriana associo sempre ao macaco do Big Show SIC.
Beijinhos e desculpa o texto longo! :)