Duelo de nomes
Adriana vs Andreia

17.7.12



Quando escrevi o post sobre Gisela, disse que havia nomes que, indevidamente, não chamavam muito a minha atenção. Andreia e Adriana são também exemplo disso. Sei que eles existem, conheço pessoas com estes nomes, acho-os bonitos, mas é raro pensar neles. Eu não penso, mas eles estão na cabeça de muita gente. Apesar de terem ficado fora do top 50 em 2011, tiveram mais de cem registos, algo que apenas 68 nomes femininos conseguiram (e apenas 60 nomes masculinos). E mais: Andrea teve 20 registos, mas não sei determinar se todos eles correspondem a meninas, porque é uma das variantes internacionais de André e o ranking não faz essa distinção.
Ambos são nomes internacionais, sujeitos a pequenas variantes mas, ainda assim, fáceis de pronunciar. Andreia parece-me mais delicado do que Adriana, que considero mais divertido. Não são nomes “frescos” porque os andamos a ouvir há bastante tempo, mas como nunca foram extraordinariamente populares, também não cansam nem apontam em exclusivo para uma determinada época.
A minha Adriana preferida é a Calcanhotto, mas a supermodelo Adriana Lima é a grande embaixadora do nome. Quando a Andreia, só me ocorrem os vernizes, mas também não é preciso haver ninguém com esse nome para o tornar charmoso…


  • Andreia

112 registos em 2011, 63.º lugar do ranking
Significado: Feminino de André, que significa “Forte e másculo”, “próprio de um homem”
Diminutivos: Dreia
Alternativas: Andrea, Ândria, Anteia (Florida), Eleia, Andresa

  • Adriana

123 registos em 2011, 61.º lugar do ranking
Significado: “Vinda de Ádria”
Diminutivos: Dri, Drica,
Alternativas: Ariadna, Idrisse, Riana, Briana, Ada


O que pensam destes nomes? Não se esqueçam de votar!



17 comentários :

  1. Não concordo que não remetam para uma época, aliás não concordo que Andreia não remeta para uma época. Para mim Andreia é totalmente anos 80, tive várias colegas/conhecidas Andreias. Talvez não fosse uma moda generalizada por todo o país, mas conheço bem mais Andreias do que Vanessas por exemplo. Além disso tenho uma prima Andrea nascida em 1977.

    Também tenho uma prima Adriana, nascida em 1994. Não é um nome que aprecie, falta-lhe qualquer coisa. Por isso entre os dois voto em Andreia.

    ResponderEliminar
  2. Se conhecesse uma Andreia, eu não pensaria de imediato que era uma miúda dos anos 80 e passo a explicar: tive uma tia-avó Andreia que hoje teria quase cem anos e a filha dela também é Andreia. Tive professoras, hoje com mais de 50 anos, Andreias. Tive uma vizinha, aí uns dez anos mais velha do que eu chamada Andreia; tive colegas de escola chamadas Andreias e conheço Andreias mais novas do que eu, portanto tenho alguma dificuldade em concentrar-me exclusivamente nos anos 80, mas o ranking que fiz de 1980 não engana: Andreia foi o 12.º nome mais usado!
    http://nomesportugueses.blogspot.pt/2011/06/nomes-populares-portugueses-no-ano-de_10.html

    ResponderEliminar
  3. Wow eu nunca conheci uma Andreia dez anos mais velha que eu, da mesma forma que não conheço nenhuma 10 anos mais nova... logo para mim Andreia é completamente 80´s... Lá está a nossa percepção modifica-se conforme as pessoas que conhecemos...

    ResponderEliminar
  4. Adriana ou Andreia, venha o diabo e escolha...Sorry!

    ResponderEliminar
  5. Prefiro Adriana!
    Andreia lembra-me sereia.
    Adriana lembra-me Mariana.

    ResponderEliminar
  6. Prefiro Adriana (Tinha uma grande amiga chamada Adriana) Conheci imensas Andreias (mas nenhuma foi minha grande amiga e costumam ser muito vaidosas :D

    ResponderEliminar
  7. Meu pai queria ter uma Andreia, mas como nasceu 2 meninos primeiro ele desistiu da ideia.. rs... ainda bem, pq prefiro mto mais meu nome Patrícia :)

    Entre os dois fico com Adriana

    ResponderEliminar
  8. Detesto o nome Andreia... aliás, não gosto nada da terminação -eia.

    ResponderEliminar
  9. Prefiro Adriana, embora não seja propriamente fã. Andreia para mim é banal, pois conheço imensas, de várias idades, mas sobretudo nascidas nos anos 80.

    ResponderEliminar
  10. Eu conheço três Andreia's da minha idade, com pouco mais de 20 anos, mas concordo que o meu irmão, de 1981, também tem bastantes amigas com esse nome! Não aprecio muito o nome, mas Adriana para mim é que não, mesmo..! Voto Andreia ;)

    ResponderEliminar
  11. Acho andreia lindo.além de ser o meu segundo nome axo que é intemporal um nome que se ouve sempre.Todas as que conheci eram lindas.Sem dúvida andreia a adriana.

    ResponderEliminar
  12. Prefiro Adriana a Andreia!Andreia é pouco femenino!!

    ResponderEliminar
  13. Andréa é lindo!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  14. o nome Andreia foi muito popular nos anos 80, principalmente Andreia Filipa e Andreia Sofia. Já me cruzei com muitas!

    ResponderEliminar
  15. Eu amo o meu nome Adriana.conheço varias adrianas e tenho uma irmã que se chama Andréa. E são nomes lindos.acho maravilhoso ter esse nome☺

    ResponderEliminar
  16. Eu amo o meu nome Adriana.conheço varias adrianas e tenho uma irmã que se chama Andréa. E são nomes lindos.acho maravilhoso ter esse nome☺

    ResponderEliminar

Com tantos nomes à escolha, vai mesmo ser apenas Anónimo? :)