Raríssimos - nomes invulgares começados por A

em 05/06/12

Paralelamente à partilha de nomes preferidos, pretendo publicar também alguns nomes mais raros, encontrados no Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa (DOE). Não faço a menor ideia se hoje em dia serão aprovados em Portugal, mas acho que Raríssimos tem tudo para ser uma rubrica fascinante! 

Femininos

  • Abelina
  • Adelina
  • Adelisa
  • Alécia (var. de Aleixa)
  • Alteia
  • Amarina 
  • Amelina
  • Aurínia


Masculinos

  • Almeno (anagrama de Manoel, tal como Elmano)
  • Amásis - filho da Lua
  • Arion
  • Áster
  • Azor - salvador


Vi também uma referência gira a Aramis: "é o nome de um d'Os Três Mosqueteiros. Plachet, escudeiro de Aramis, explica o nome do seu amo como sendo o de um demónio Simara, lido de trás para diante". 

6 comentários:

  1. Não acho que Adelina seja raro, é um nome que sempre ouvi aqui e acolá, é-me familiar. Gosto de Alécia Amelina e Arion.

    ResponderEliminar
  2. Concordo com a Ana, também não acho que Adelina seja raro, além de diversas pessoas mais velhas chamadas Adelinas, tive uma colega no 8º ano que era Adelina. Até Adelino conheci 2 na escola, mas ambos eram José Adelino ;)

    ResponderEliminar
  3. Temos o Almeno Gonçalves, um conhecido actor da nossa praça, portanto esse deve ser aprovado! (: Aramis é o nome de tuna de um rapaz lá da faculdade =P

    ResponderEliminar
  4. Têm toda a razão, Adelina foi mal escolhido... :(

    ResponderEliminar
  5. Ascensão tornou-se raro, uma vez que foi praticamente substituído por Assunção.

    ResponderEliminar
  6. ainda não achei nenhuma xará minha, existe adeneide, mas adeneides não se alguem conecer me avise

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)