O post que fiz há mais de um ano com o título "Nomes chiques para bebés" é um dos mais visitados e comentados do blog. A procura deste tipo de nomes não é nada surpreendente e é muito natural, tal como as reacções aos nomes que, na altura, apontei como nomes que eu considerava chiques. Como é um post muito longo, e nem toda a gente tem tempo para ler a explicação, concentram-se apenas nos nomes que salientei e sentem-se defraudados. Assim, resolvi refazer o post, tentando ir ao encontro das expectativas do leitor, que quero sempre que saia daqui contente! A primeira das listas que se segue parece-me bastante consensual em Portugal:
Femininos
- Maria
- Leonor
- Matilde
- Mariana
- Beatriz
- Inês
- Carolina
- Francisca
- Madalena
- Mafalda
- Constança
- Camila
- Carlota
- Benedita
Masculinos
- Rodrigo
- Afonso
- Tomás
- Gonçalo
- Francisco
- Guilherme
- Dinis
- Gustavo
- Salvador
- Vasco
- Lourenço
- Frederico
Os nomes foram ordenados tendo em conta a popularidade no ranking de 2011; todos eles tiveram mais de cem registos e, no total, são mais de 33 mil, num universo de 97. 137 nomes registados.
A lista que se segue inclui nomes que me parecem mais discutíveis:
- Alice
- Antónia
- Caetana
- Concha
- Domingas
- Graça / Maria da Graça
- Laura
- Luísa
- Maria do Carmo
- Sancha
- Teresa
- Victória
- António
- David
- Duarte
- Gil
- Henrique
- Manuel
- Sancho
Que nomes excluiriam desta categoria de "nomes chiques"? Quais estão nitidamente em falta? E agora pergunto aos leitores brasileiros: quais são os nomes considerados chiques no vosso país?
Dos nomes apontados como chiques excluo Camila e Gustavo, acho que não são vistos pela generalidade como nomes chiques, pelo menos falo por mim. Os restantes concordo. Acho que António, Henrique e Teresa também são vistos como nomes chiques embora perceba que são nomes mais transversais e a categorização como chique seja mais complexa.
ResponderEliminarAcho que incluia também Bernardo e o tão adorado Vicente.
Concordo com Bernardo e Vicente!
EliminarAqui no Brasil acho que os nomes chiques oscilam entre o Maria "qualquer coisa", Maria Tereza, Maria Fernanda, Maria Cacília.. e os pequenos q, para mim, não me entram.. mas são chiques para a maioria das pessoas; Luna, Lara, Isa, Flora, Flor...
ResponderEliminarDe meninos sempre os mais clássicos e antigos, Francisco, Antônio, Joaquim, Eduardo, Bernardo...
Essa é a minha opinião :)
Eu excluíria Camila, Laura, Gil, David associo a pessoas menos "certinhas", por isso, na minha opinião, não dá para chique...
ResponderEliminarGustavo também me deixa dúvidas, porque acho que é simultâneamente chique e rebelde!
Eu acrescentaria Cipriana, apesar de só ter tido apenas um registo, acho um nome muito chique e bonito :)
É difícil separar os nomes betinhos dos chiques. A minha opinião é que por exemplo Carlota é betinho e nada tem de chique.Para mim chique não tem a ver com a classe social, mas com intemporalidade, ser clássico, soar bem, ser comum mas distinto. Penso que na lista feminina poderia estar:
ResponderEliminar-Catarina
-Helena
-Luísa
Na lista masculina:
- Filipe
- Álvaro
- Henrique
Raúl Dinis é o nome do meu filho. Eu acho chique!:)
ResponderEliminarsou brasileira e pra mim e talvez para a maioria dos brasileiros os nomes chiques sao:
ResponderEliminarFemininos:
Alice
Catarina
Beatriz
Isabel
Fernanda
Eduarda
Victoria
Helena
Clara
Lurdes
Clarisse/Clarice
Cecilia
Meninos:
Antonio
Fernando
Benício
Joaquim
Henrique
Augusto
Felipe
Manuel
Afonso
Octávio
Francisco
Eduardo
acho que nos femininos, muitos incluem o Maria na frente de nomes que consideram mais "pesados" como Fernanda/Eduarda/Victoria, discordo com a patrícia nao considero nomes compostos nem um pouco elegante. poderia citar muitos nomes, mas acho que alguns ja foram banalizados demais outros soam muito antigos ou diferentes... acho que muitos fogem talvez do considerado "chique" para a classe baixa como Luna, Yasmin, Kamilly... entre outros acho que por isso nao consigo incluir Camila nem Sofia na lista por causa das variações dispensáveis...
acrescentaria Sebastião aos chiques
ResponderEliminarMarieta, não falei que os nomes compostos são chiques, assim como você, citei apenas os nomes que são acompanhados por Maria.
ResponderEliminarMuito interessante sua colocação, bem parecido com o q eu vejo.
Acrescentaria Sebastião e Caetana aos chiques.
ResponderEliminarSophia e Christina, concordo em absoluto, faltou Sebastião... Dora, eu olho para esta lista e só vejo nomes betinhos, mas acho que é esse glamour associado às elites que os torna "chiques" aos nossos olhos!
ResponderEliminarMarieta, nunca pensei que Lurdes fosse visto como chique!
O facto de ver nomes classificados de chiques ou betinhos mais depressa me faria abandoná-los como opções do que escolhê-los. Dos meus 3 filhos, nenhum tem o nome classificado como chique. Ainda bem. O que não quer dizer que não haja na lista alguns nomes de que eu goste. Mas é uma pena terem ganho essa conotação.
ResponderEliminarengraçado, sou brasileira e concordo com todos os nomes citados pela Marieta exceto Felipe por uma simples razão- as variações... como por exemplo fillipi felype fellipo fillip phelipe ... talvez em Portugal por não ser aceito todos os nomes as pessoas não associem um nome as suas variações, mas sempre que um nome tem muitas formas acabo deixando de lado. nomes chiques ao meu ver seriam nomes que as classes mais altas poem aos filhos como:
ResponderEliminarFemininos:
Catarina
Beatriz
Isabel
Fernanda
Eduarda
Victoria
Helena
Clara
Lurdes
Cecilia
Constança
Madalena
Benedita
Josefina
Masculinos
Antonio
Fernando
Benício
Joaquim
Henrique
Augusto
Manuel
Afonso
Octávio
Francisco
Eduardo
Gaspar
Gonçalo
Vicente
Bento
queria por Carolina e Alice, mas acho que esses nomes já foram banalizados demais... nao consegui aceitar Clarisse na lista, nao me agrada nem um pouco os 2 "s" e me lembra Larissa/Larisse nome que me soa incompleto por alguma razão. Filipa, não sei como pode não lembrar de Lurdes ao pensar em nomes chiques!
Para mim, a questão do chique tem muito a ver com a moda, mais precisamente com a fuga à moda.
ResponderEliminarUm nome demasiado transversal não é chique.
Excluía, portanto, dos consensuais femininos Matilde, Leonor e Beatriz, já que são de tal forma vistos que são tudo menos chiques.
Se considero bonitos, sim, até muito, mas não chiques.
Excluo também o nome da minha filha, Mariana, por o considerar completamente transversal em termos sociais.
Acrescentava Joana na lista dos mais consensuais, pois considero que, hoje em dia, é menos transversal.
Nos menos consensuais estão os que considero mais «chiques»,
sendo que acrescentava Pureza, Rosário, Maria do Mar e Isabel (aliás, Teresa e Isabel são, para mim, os mais chiques de todos).
Retirava daí Alice (que associo à esquerda caviar)
e Victória (para mim é nome de filha de jogador da bola, não é chique).
Nos masculinos, tal como nos femininos, retirava dos consensuais Rodrigo, Dinis e Salvador - são demasiado vistos para os considerar chiques (Tomás está quase nessa categoria).
Faltam aqui Vicente e Nuno.
Reparei que a Filipa não colocou Martim e eu concordo.
Fiquei também surpreendia por não colocar Bernardo, que também não considero chique em determinada faixa etária, mas que sei causar mais discussão.
Nos menos consensuais, retirava David, de que não gosto
e acrescentava José, Sebastião (muito falado), Jorge, Jaime, Eduardo e Alexandre.
Nos masculinos, considero Eduardo e Henrique o top dos nomes chiques.
Nós, apreciadoras de nomes e das suas tendências, temos uma visão do nome chique muito diferente da do comum cidadão. Reparem: coloquei precisamente o número de registos desses nomes "chiques" para mostrar que hoje em dia esses nomes podem criar a ideia de pertença mas, na verdade, já são nomes demasiado comuns.
ResponderEliminarPessoalmente também não são o tipo de nome que mais me atrai, mas é inegável que este é conjunto de nomes é "bem-visto"...
Tal como Sebastião, não coloquei Martim por esquecimento, até porque acho que é o perfeito exemplo de um nome que passou a ser visto como chiquíssimo! Quanto a Bernardo, acho que em tempos foi chique, mas hoje já não acho tanto...
Beth, em Portugal Lurdes é um nome em desuso e acho que poucas pessoas o conseguiriam incluir nessa categoria de chique!
Por acaso, ao ler o post, pensei nos números... É que os n registos afastam logo a ideia de chique para mim. Mas aí está, para pôr a um filho ou aconselhar uma amiga não procuro um nome chique, mas sim um nome de que goste e que não se oiça todos os dias, a toda a hora. Tive esse dilema com Matilde, que adoro, mas que excluo porque toooooooda a gente agora tem uma Matilde (desde a neta da empregada da minha avó até à colega de faculdade, passando pela senhora da caixa do supermercado). Isso faz com que, para mim, não seja chique. Mas não considero feio, pelo contrário, e acho que não envergonha ninguém, nunca. Já Domingas, que acho que amo porque gosto de nomes, considero chique, mas consigo ver que uma Domingas possa ter alguma dificuldade em agradecer sempre aos paizinhos pelo nome. Já agora, gosto muito da palavra chique, porque me lembra sempre o Eça e a sua fina análise da sociedade portuguesa, com esta eterna busca da pertença social.
ResponderEliminarJ. sem dúvida, a palavra chique faz-me lembrar os Maias com o Dâmaso Salcede sempre em busca do "chique a valer". :) Não sou apologista de nomes ditos chiques e não consigo deixa de sentir que a grande maioria são betinhos...É muito interessante perceber as diferenças entre o que é "fino" em Portugal e no Brasil. Existem diferenças interessantes. Lurdes e Joaquim aqui estão completamente em desuso. No Brasil Carlota, Leonor, Matilde passam ao lado.
ResponderEliminarQuando penso em nomes "chiques", vêm-me logo à ideia os nomes super católicos - não os "do povo" como Lurdes, Fátima e Conceição - mas sim os verdadeiramente antigos, quase de freira:
ResponderEliminarMaria da Assunção
Maria do Rosário (Rosarinho)
Maria do Mar
Maria do Carmo (Carminho)
Maria das Mercedes / Mercês
Maria do Pilar
Maria das Neves
Maria da Luz
Maria da Paz
Maria da Pureza
Maria Flor
Maria da Piedade
Maria da Graça
E para rapaz, os nomes mesmo antigos (e todos os seguidos de Maria, claro):
Lopo
Domingos
Xavier
Tristão
Jaime
Cristóvão
Lourenço
Benjamim
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarDa lista da Infanta Filipa, acho que os nomes chiques são:
ResponderEliminarMaria
Leonor
Beatriz
Inês
Madalena
Contança
Camila
Carlota
Benedita
Da lista da Infanta Filipa, acho que os nomes chiques são:
Rodrigo
Afonso
Tomás
Gonçalinho
Guilherme
Salvador
Vasco
Lourenço
Poria os nomes:
(nomes femininos)
Filipa
Diana
Alice
(nomes masculinos)
Santiago
Bernardo
Não existe poria 😂😂😂😂😂 e sim colocaria, adicionaria, acrescentaria... Meu deus cadeo o português??!?!?!?!!
EliminarPoria existe, sim. É a conjugação do verbo pôr no futuro do pretérito. A pessoa acima está certíssima na sua colocação verbal.
EliminarEstamos tão acostumados a ouvir pessoas falando errado, que quando ouvimos o certo, estranhamos.
Eu acho muito lindo nomes clássicos e diferentes, com charme e suavidade, como
ResponderEliminarAnabele, Lucinda, Talia, Ariadne, Dora, Sofia, Julia, Alis e Silena.
Oi eu sou Laura Andrelynne eu colocaria o meu, Alice, Sophia, Marsílea, Julie, Adele, Clarissa, Nicole, Lousianne. Minha filha se chamará Alice Sophia, ou Clarissa Nicole...
ResponderEliminarCarla-grzielly-Rayssa-Rebeca-Rebeka-ludymilla-ludimila-Luana-Luanda-Rhayelly-yakira-gabrielly
ResponderEliminar=) Meu nome e ==>>LUDIMILA LUANA<<==
*"*"*"*"*"*"*"*"*"*"*"*"*"*"*"*"*"*"*"*"*"*"*
Não dá para comparar os nomes que se utilizam em Portugal, com os nomes que se utilizam no Brasil. Os nomes que nós achamos mais bonitos raramente são usados no Brasil. Por outro lado, a maioria dos nomes populares no Brasil são inconcebíveis por cá, embora haja uma faixa da população que, sobretudo por causa das novelas, adoptou alguns nomes marcadamente "brasileiros".
ResponderEliminarQuanto aos nomes "chiques" ou "betinhos" de bom ou mau gosto, depende muito do espaço em que nos inserimos. Basta ver pelas escolas e pelos nomes das respectivas crianças. Na turma do meu filho de 10 anos ( onde há nomes como Duarte, Salvador, Sebastião, Manel Maria, Zé Maria, António Maria, Lourenço, Vasco, Bernardo, Francisco, Benedita, Caetana, Maria do Mar, Maria do Carmo, Francisca...) um Ruben ou uma Vanessa eram, certamente, olhados de lado. Por outro lado, conheço muitas pessoas, pais de Hugos Brunos e de Soraias Alexias, que gozariam com qualquer dos nomes da turma do meu filho...
Teresa, gosto especialmente do segundo parágrafo do seu comentário :D
ResponderEliminaros nomes que acho mais chiques, alguns estão nesta lista (outros que estão na lista nao me parecem chiques) e outros nao foram mencionados.
ResponderEliminarmenina: Maria, Carlota, Carmo, Caetana, Sancha, Eduarda, Pilar, Matilde, Mercês, Constança, Madalena, Benedita, Francisca, Rosário. Leonor e Beatriz já nao entram aqui por serem muito banais (adoro mas não escolhi para a minha filha pela mesma razão).
menino: Simão, Martim, Sebastião, Duarte, Afonso, Vicente, Manuel, António, Bernardo, Tristão, Dinis, Salvador, Santiago, Lourenço, Francisco, Tomás. (não gosto de nenhum, confesso... mas o probelma também é meu que só gosto de nomes de menina hehehe)
Olá!
ResponderEliminarOS nomes que eu gosto e que provavelmente colocarei em meus filhos serão:
Maria, mas só Maria sem acompanhamentos!
Lúcia
Helena
Mariana
Isadora
Emília
Bento (esse com certeza)
Otávio (com certeza tb rs)
Adorei o comentário sobre o nome Alice acerca de ser "esquerda caviar". Concordo totalmente e achei engraçado o adjectivo.
ResponderEliminarOi , me chamo sâmella , tenho algumas sugestões
ResponderEliminarMeninas /
Sâmella
Eduarda
Catarina
Anabele
Perola
Mariah
Sofie
Alice
Meninos /
Matias
Bernard
Lucca
Tomás
Leonardo
Otávio
Orlando
Augusto
Boa noite!
ResponderEliminarÉ verdade que existe uma tendência para categorizar os nomes como "os chiques", "os mais ou menos" e "os nada Chiques"... Na minha opinião é mesmo uma questão de gostos e, como diz o ditado, gostos não se discutem. O que importa é que os papás de identifiquem com o nome que vão dar à criança (seja porque gostem, ou por homenagem a alguém, ou o motivo que for).
De qualquer modo, posso dizer que somos 5 irmãos de um família dita tradicional em relação aos nomes... A minha mãe chama-se Maria do Carmo e o meu pai António. Eu, Teresa (Teresinha, 32 anos), sou a Filha do meio e a primeira filha mulher. Antes de mim, vieram os manos Duarte(Dú,37 anos)e Guilherme(Gui,35 anos),
e depois as manas Mariana (Minana, 28 anos) e Luísa (Luisinha,26 anos)... Se eu olhar para a lista fico a achar que somos todos muito chiques! uauuuu!!! :)
Na realidade não somos! Somos uma família super normal, como tantas outras, e posso dizer que os meus pais tiveram bom gosto na escolha dos nossos nomes. Mas isto porque eu gosto destes nomes e na minha familia usam-se estes nomes.
Para mim, por exemplo, na escolha dos nomes, há uma coisa que se torna imperativa: não pode ter vogais demasiado abertas... tipo, Sónia, Carla,Cátia... Não quer dizer que considere nomes horrorosos, mas não gosto do sonoridade. Portanto quando escolhi para as minhas filhotas, escolhi nomes portugueses, tradicionais, com os quais me identifico : Benedita (6 anos) e Constança (3 anos). Agora está a chegar o rapaz (faltam 2 meses, ou talvez menos...). Depois de muitas ideias e opiniões será Dinis.
Consideram nomes chiques? Eu considero nomes com história,bem portugueses...
Resta-me dizer que temos por hábito familiar não repetir nomes, e depois de 12 sobrinhos (7 dos meus irmãos e 5 dos irmãos do maridão) não é fácil... já agora, os nomes dos meus sobrinhos/as:
Lourenço, Sebastião e Clarice (do mano Duarte); Isabel(inha), Tomás e Maria da Luz (do mano Guilherme) e o pequeno Manel (da mana Mariana). Depois os sobrinhos por marte do maridão Frederico: Salvador e Vicente; Maria Helena, Bernardo e Maria Beatriz.
Como li em qualquer lado, acho que o chique terá mais a ver com o sobrenome do que propriamente o nome que escolhemos...
Espero que esta pequena apresentação da minha simpática família calhe como sugestão a alguns indecisos... eu pretendo ficar por aqui!
Nomes chiques(elegantes) para mim são nomes que, aqui no Brasil, é visto como antigo e que poucas pessoas usam, por exemplo, Sofia, Júlia, Alice, Manuela, Isabela, Isadora, Valentina e Beatriz não tem nada de chique. Dos meninos os que não me transmitem ser chiques são: Miguel(mesmo gostando muito do nome), Davi(David em Portugal), Bernardo, Nícolas, Pedro, Mateus e Lucas(mesmo sendo o nome do meu irmão) também não são chiques. OBS: Victória pode ser tudo, menos chique e como disseram acima, parece nome de filha de jogador e isso não é um elogio ao nome.
ResponderEliminarChiques para mim são os nomes(F):
Joana
Elisa
Luma
Betina
Flora
Rosa(Maria Rosa, Ana Rosa)
Maria Flor
Olívia
Maria Lis
Íris
Antonela
Isabel
*para mim só esses compostos de Maria são chiques, o resto está banalizado
Chiques para mim são os nomes(M):
Manuel
Nuno(pra mim é o nome mais chique)
Luís ( nome de rei, chique não é?)
Alberto
Ricardo
Benício
Augusto
Filipe
Raúl
Andres(não André)
Fernando
considero como chique:
ResponderEliminarMasculino:
David
Rair
Henrique
como podem esquecer Thiago na lista dos chiques.
Feminino:
Noemy
Eliza
Hillary
Talvez não sejam muito popular porém são chiques.
Eu acho que Sancho , eu particularmente nao axo que convem ... E tbm acho q o nome Patricia nao seja la muito retro.
ResponderEliminarBoa tarde.
ResponderEliminarEu convivo com muitas crianças (uma vez que sou monitora) e o que posso dizer é nomes como António e Manuel são cada vez mais associados a classes altas. Isto se tiverem como segundo nome Maria. Sim, há cada vez mais Antónios Maria e Manueis Maria. Aliás, a minha experiência diz-me que todos os nomes conjugados com o nome Maria (sejam femininos ou masculinos) são cada vez mais as escolhas dos casais de classe alta.
Já conheci várias crianças com estes nomes:
-Maria Leonor,
-Maria Beatriz,
-Maria Helena ou Helena Maria,
-Inês Maria,
-Maria Constança,
-Mafalda Maria,
-António Maria,
-Manuel Maria,
-Rodrigo Maria,
-Duarte Maria,
-João Maria,
-Pedro Maria
Esta é a minha experiência.
Os meus filhos chamam-se: Constança (8anos), Camila (5anos), os gémeos Carlota e Martim (3anos)e a Caetana (5meses).
ResponderEliminarNao existem nomes chiques nem meios chiques, cada um tem o seu gosto. Existem é nomes clássicos ou modernos. Os meus nomes dos meus filhos (mais meninas do que meninos) foram escolhidos pelo pai (Sebastien, que é francês, e claro gostas mais de nomes com raízes francesas) e por mim (Victoria). Eu sou portuguesa, e cresci numa família muito clássica, e geralmente nestas famílias os netos herdam os nomes dos avós, e por isso decidi escolher os nomes dos meus pais (Martim e Carlota) e a mãe do meu marido(Caetana), gostava que viesse um menino para colocar o nome do pai do meu marido(Francisco).
Além dos nomes que coloquei aos meus filhos, também gosto de: Alice, Benedita, Maria Inês, Lucas, Mateus e Lourenço.
Vá entender, o nome Lurdes ser apontado como chique é simplesmente fora de propósito. E não venham com a desculpa de sempre de dizer que o Brasil é imenso, daí os disparates. O fato de existir 1 (uma) 'socialite' com esse nome não o torna chique. Essa concepção de vocês é muito brega. Tontos!
ResponderEliminarConcordo. Chique é ser você mesmo. Mania de achar que nomes que soam francês são chiques. E socialite é lá referência pra alguma coisa que preste...afff
EliminarFora de propósito é o seu comentário Zínia. Lurdes é um nome muito chique sim aqui no Brasil, se você não gosta, aí é outra questão
ResponderEliminarÉ irreal dizer que, hoje em dia, "Lurdes" seja tido como chique no Brasil (em qualquer estado membro). É considerado nome de pessoa idosa; uma criança com esse nome seria facilmente alvo de piada. Assim como Madalena, Benedita e Josefina.
ResponderEliminarTais nomes não voltaram à moda como aconteceu com outros clássicos.
Discordo com o anônimo de 15/12/14 às 21:15.
ResponderEliminarLourdes é um nome chique sim! Não é atoa que foi muito popular uma geração aqui no Brasil. Muito melhor do que esses nomes populares: Beatriz, Helena, Heloísa, Luísa e etc. Jamais colocaria esses. Esse seu comentário foi um tanto preconceituoso.
Meninas
ResponderEliminarSofia
Ana
Maria
Alice
Ester
Teresa
Isabel
Laura
Lara
Camila
Catarina
Carolina
Clarisse
Beatriz
Bárbara
Bianca
Sílvia
Vitória
Marta
Monica
Veronica
Elisa
Luísa
Clara
Aurora
Olívia
Cora
Cláudia
Rafaela
Estela
Gabriela
Débora
Úrsula
Meninos
Heitor
Cristiano
Fernando
Caio
Gabriel
Artur
Pedro
Mateus
Luís
Bruno
Cláudio
José
Eduardo
Rafael
Licas
Alberto
Marcos
Vítor
Tiago
Augusto
Guilherme
Gustavo
César
Roberto
Miguel
Antonio
Igor
O nome da minha filha é Yasmin simplesmente e sou portuguesa. Apesar de ser um nome de classe baixa no Brasil, é um nome normal e chique em países do Oriente. Eu não o considero um nome de classe baixa, pois também há pessoas da classe alta que gostam de dar nomes diferentes aos filhos de acordo com o significado. Eu escolhi este nome pois é um nome persa que significa flor de Jasmim, além de ser uma flor muito linda a sua fragrância é caríssima. A meu ver classe baixa e banal é colocar um nome só porque todos colocam sem se importar com o seu significado.
ResponderEliminarFalta Valentim, Benjamim e Martim! O trio perfeito de rapazes e acho muito chiques e suaves ao mesmo tempo!
ResponderEliminarQuando faz um artigo com o nome "Eliana"?
Nome da minha filha é lassuna
ResponderEliminarTambém considero chique nomes que homenageiam as nossas raízes indígenas, como por exemplo Açucena.
ResponderEliminarFalta o José, sendo o mais comum, o "Zé" Maria :p
ResponderEliminarPara mim os nomes de Maria Beatriz e Rodrigo sairiam logo na hora acho chiques esses daqui debaixo(simples) :
ResponderEliminarMeninas
Flora
Alice
Luísa
Cátia
Clara
Meninos
Noah
Nicolas
Salvador
Gabriel
Dinis
Isto sim são nomes chiques em vez de certos nomes que vêm para aí escritos para além de que não se tratam de Wesleys e kk e yy e coisas assim
Diana e Constança
ResponderEliminarLua e Maria do Mar
Pilar e Pureza
Acho que são todos nomes LINDOS e chiques!!
Acho que incluía também Salvador e Vicente
ResponderEliminarAcho a questão dos homes subjectiva porque a conotação "chique" pode mudar consoante a época e país. No passado Maria era nome de empregada de limpeza, por exemplo. Preferi um nome bonito diferente que nunca será moda em Portugal e no Brasil é associado a classe baixa, Yasmin. Escolhi original em persa com y, porque Yasmin significa Jasmim, flor que na Pérsia valia tanto como o ouro. Yasmin em outros países é chique, por isso não ligo muito a estas definições. Se tivesse outra filha agora escolheria Maria do Carmo, e se fosse menino Vicente, porque gosto da sonoridade dos nomes.
ResponderEliminarDe alguém que é português e versado em nomes, eis alguns nomes definitivamente de bem (como se diz chique em Portugal):
ResponderEliminar- Sancha
- Sancho
- Gastão
- Duarte
- Sebastião
- Concha
Adorei o post! E, pela imensidão de comentários, que também tentei ler, vê-se que há muitos consensos e também alguma divergência. E que bom! Porque em matéria do chique, há tanto que se lhe diga… uns dizem que o chique são famílias com imensos apelidos, outros dizem que é a malta do “jet set”, ou da tv, que muitas vezes de chique têm tão pouco…. Todos!
ResponderEliminarRelativamente aos nomes “de bem”, porque acho que em Portugal é mais este o termo, são nomes mais tradicionais e (ok, nem sempre) mais compridos…
Eu acho que pertenço a uma família “chique”/ “de bem” se isso significar, uma família conhecida, e com alguma história no sítio onde vive. Sou do Porto, moro na Foz. Os meus pais, moram na foz, e dividem o seu tempo maravilhoso de reformados entre a Foz, Cascais e o Douro. O meus pais eram médicos, assim como o meu paterno, o meu avô materno era professor universitário, a minha avó materna era professora e a minha avó paterna organizava, diz-se, as melhores festas da cidade!
Eu, e todas as meninas na minha família, debutamos… sim, isso ainda existe! E as minha filhas debutarão aos 16! De forma simbólica, tal como eu o fiz… já não tem a mesma importância como na época da minha mãe, ou mais ainda, na época das minhas avós, mas é um gesto simbólico, de homenagem a todas as mulheres da família, que nunca foram encostadas , mas sempre tiveram um papel e voz ativas na comunidade. Mas, na realidade, o baile anual de debutantes é feito maioritariamente por famílias que entretanto caíram em ruína, mas fazem tudo (até individarem-se mais) para conseguir estar na ribalta mais uma vez… põe as miúdas vestidas a parecer umas noivas, porque na realidade têm esperança que possam caçar algum ricaço de boas famílias naquela noite. É decadente!
Depois há as miúdas bem formadas, que cresceram juntas, que fazem atividades juntas, que passam férias juntas, que vão apenas para se divertir, vestidas de forma simples (sim, porque o menos é mais) e cumprem uma tradição de família sem nenhum peso adicional, que é assim que se deveria agir aos 16! Adiante!
Sou médica, mulher e mãe de 5! A caminho do baby number 6! Será que os nomes que escolhi para os meus filhos são “de bem”? Madalena (12), Carolina (12), Teresa (2 e meio) Guilherme (9) e Bernardo (6). Todos tem Maria… as meninas e os meninos! Porque Maria é mãe…
Na realidade, eu e o meu marido optamos por nomes que gostamos e decidimos não repetir nomes da família… mas escolhemos nomes que a minha sogra, inglesa, apesar de viver há décadas em Portugal, não tivesse dificuldade em dizer… é isso transformou os meus filhos na Sweet Maddie, Cutie Carol, Honey Tess, Bunny Will e Peanut Bernie… É! Anda uma mãe a criar filhos para isto!!! Porque, evidentemente, o adjetivo que a minha sogra coloca, fica ali no seio familiar, mas o diminutivo é usado até pelos professores no colégio…
Agora vem aí mais uma menina… que pensávamos que era um menino… e seria Eduardo… mas, Eduarda, no feminino não é um nome usado em inglês e a minha sogra quereria chamar “something” Ed/Eddie a uma neta… she ruined our lives!!! (Brincadeira).
Portanto, ainda indecisos e com os miúdos todos à “batatada” por causa da escolha no nome, temos em cima da mesa Maria Isabel e Maria Carlota (que são nomes mais compridinhos como os dos outros rebentos) ou então, porque as crianças começam a ter opinião (malvados), Maria da Luz ou Maria da Paz, que a minha sogra adoooooora! Até já chama a minha barriga de Little Light e Peace Dove!
Heeeeelp!
E espero que gostem dos nomes, sendo de chique ou não!
Tenho a dizer que Maria Isabel fica aí tão bem
EliminarAh, Joana! Obrigada pela sua resposta! E como eu concordo consigo! Maria Isabel ficava perfeito.
EliminarChegamos a pensar também em Maria Luísa ou em Maria Constança, mas já existem na família, embora sem Maria… Leonor, Beatriz, Mafalda, Mercedes, Olívia, Alice… esses nomes (bem como outros que me posso estar a esquecer, porque isto de ter muitos filhos começa a consumir muita memória) já existem todos na família chegada.
A minha sogra, que tem está coisa dos apelidos, embora prefira Luz ou Paz, por achar piada e por serem as escolhas dos netos, aceita bem o Isabel (Bella) e Carlota (Lottie). E, a bem das verdades, nós achamos piada a esta forma carinhosa de ela mimar os netos (depois manda fazer a botinha de natal com o diminutivo e tudo). Mas, a última opção será nossa.
Mas de facto não é fácil, porque pensávamos que era um rapaz e porque já são 5 e acho que tem que haver uma harmonia entre todos os nomes. O meu marido, há uns dias atrás, sugeriu Maria do Carmo ou Maria do Rosário, que eu gosto… mas as miúdas mais velhas queriam só Carminho ou só Rosarinho… não sou capaz de ceder.
Tenho 5 filhos, todos com Maria no nome… Esta será Maria também… senão faz-me lembrar a família de uma amiga minha de infância que todos os filhos tinham João no nome, tal como o pai. Eles eram 9: João Afonso, João Pedro, João Francisco, Maria João, Ana João, Mafalda João e Inês João… o mais novo chama-se José Maria… parece que destoa ali na família… ainda hoje dizemos que ele é filho do senhor do pão…
Enfim. Olhe, um dia de cada vez… o meu Bernardo ia ser Vicente até quase às 34 semanas. Entretanto uma prima minha, de Cascais, que estava grávida de mais duas semanas que eu teve o filho às 36 semanas e chamou-lhe Vicente e convidou-nos para padrinhos… e hoje olho para o meu filho e tinha que ser Bernardo.
Isabel parece-me ótimo, dentro dos nomes dos irmãos. Sugiro ainda (Maria) Leonor, (Maria) Helena, (Maria) Benedita, (Maria) Catarina, (Maria) Francisca, (Maria) Margarida
EliminarEu também voto em Maria Isabel! :)
EliminarE temos uma Maria Isabel... Saudável e malandra, que é o que é preciso.
EliminarEstamos muito felizes, mas a logística é inimaginável... Já não era fácil, mas agora é e mesmo difícil... Agora são 2 carros sempre! Nós já tínhamos uma carrinha de 7 lugares, mas agora já não cabemos... E isso altera todas as rotinas!
Ainda assim, ser mae6 é a melhor coisa do Mundo.
Muitos parabéns pela Maria Isabel mas agora tem de partilhar o apelido que a sua sogra deu haha Felicidades para todos!
EliminarLuísa Valério
Luísa, que comentário tão querido! A nossa Isabel está magnífica... Curiosa por tudo o que a rodeia e sorridente. É um raio de luz, e eu sou uma abençoada por poder amar estes 6 maravilhosos seres. Num mundo maluco é caótico só o amor e a saúde são importantes!
ResponderEliminarQuanto à minha querida sogra e ao apelido bado à Isabel... Bella Bean... Ainda assim, gosta de brincar com o "easy peasy", porque a Isabel não dá, de facto, trabalho nenhum, é então também lhe chama Izzy breezy, que eu acho delicioso. A minha mãe trata todos por "inho" e "inha", como qualquer avó portuguesa.
Um beijinho.
Uau! 6 filhos nos dias de hoje é algo impensável! É ter a capacidade de escolher nomes que combinam, e pensar nos apelidos e nas combinações com Maria, que pôs em todos.
ResponderEliminarParabéns!
Consegui perceber pelo seu discurso que tem uma vida confortável, mas ainda assim ser mãe de 6 é mesmo surreal.
Os nomes são todos lindos.
Eu tenho 3: José Eduardo, Maria Luísa e Maria Carolina