Helena

em 14/06/12


Para mim, Helena é um clássico. Não sei se uma Helena de seis anos adorará o seu nome, ou até mesmo uma adolescente, mas a Helena adulta tem tudo para gostar do seu nome, que significa brilhante (ou torcha, para uns e lua, através de Selena, para outros). É um nome recheado de história, associado à beleza (há quem defenda que Helena está relacionado com Veléna, deusa do desejo e do amor e que Veléna está associado a Vénus, deusa da beleza), um poderoso nome da obra de Shakespeare e conhecido internacionalmente. 
Apesar de eu o considerar um clássico e, por isso, achar que nunca sai de moda, não creio que seja visto assim pela maioria das pessoas, especialmente por força da popularidade de outro nome terminado em -ena e que, hoje em dia, nos parece mais contemporâneo e apelativo: Madalena. Em 2011, Helena teve 180 registos e Madalena 653. 
E já que estamos a olhar para Helena, que tal espreitarmos algumas das suas variantes que também podem ser registadas por cá? 


  • Alena
  • Alyona
  • Elaina
  • Elaine
  • Eleine
  • Elena
  • Eleonor 
  • Eleonora 
  • Elin
  • Elina 
  • Eline 
  • Ellen
  • Leanor
  • Leena
  • Lénia
  • Leonora
  • Lina
  • Neli
  • Nélia

Há mesmo opções para todos os gostos, desde os mais tradicionais aos mais modernos, curtos e compridos... Não posso terminar sem referir uma combinação muito habitual, Helena Isabel

24 comentários:

  1. Acho Helena um nome consensual... gosto, mas não adoro... mas acho que continuo a preferir Helena às alternativas...

    Estive a ver, as filhas do Silvestre Varela chamam-se Melissa e Serena. A Melissa eu já sabia, mas não sabia que tinha uma Serena... Acho um nome bonito.

    ResponderEliminar
  2. Odiava Helena, mas depois que conheci uma me apaixonei pelo nome ;)

    ResponderEliminar
  3. Acho Helena um nome bonito. Transmite uma certa serenidade. onheço dois exemplos em crianças pequenas. Talvez esteja a sua popularidade esteja em crescendo...

    ResponderEliminar
  4. Meu nome favorito! Amo todas as variantes desse nome, gosto de Elena,Eleonor, Eleonora, Elina, Leena, Leonora e Lina ^^
    Só não coloco este nome na minha filha, pq meu nome já é uma de suas variantes, meu nome é Elaine :/
    Acho que ficaria estranho por este nome em minha filha.

    ResponderEliminar
  5. Lani, bela questão... Seria assim tão estranho usar duas variações em pessoas próximas? Por exemplo, em duas filhas, Helena & Eleonor?

    Xoru, gostei bastante do conjunto Melissa & Serena (e penso de imediato em Chá de Cidreira-Melissa, que é o que nos dá serenidade hehe)

    ResponderEliminar
  6. Gosto de Helena, mas não seria uma escolha para uma filha. Não acho estranho duas pessoas próximas terem nomes parecidos, aliás existem pessoas próximas que têm nomes iguais! Gosto de nomes frescos, mas quando alguém gosta muito de determinada terminação ou sonoridade acho muito normal escolher nomes semelhantes. Helena e Eleonor fica muito bem.
    Achariam ridiculo eu, Dora, ter uma filha Amora, Flora ou Isadora? Mas conheço Anas que têm filhas Marianas e aparentemente ninguém acha ridiculo...

    ResponderEliminar
  7. Tenho uma prima que se chama Elena, sem H. Ela chama-se assim, porque, como eles vivem nos USA, a minha tia não queria que eles pronunciassem o H. Gosto muito da forma Americana Elein.

    ResponderEliminar
  8. é o nome da minha filha, desde muito pequenina que adoro este nome e sempre sonhei que se um dia tivesse uma filha lhe daria este nome.
    é só Helena, sem mais combinações, e já me têm dito que é nome só de geraçoes mais velhas (a minha filha tem agora 2 anos) e normalmente com Maria Helena ou Helena Isabel.
    gosto de algumas variantes do nome, mas nao mais do que do nome em si. o que nao gosto mesmo nada é dos diminutivos mais comuns: Lena, Lenita, etc e pedimos expressamente (e ainda durante a gravidez começámos a dizer isto) que ninguém da família/amigos usasse esses diminutivos.
    na creche dela têm muito a mania dos diminutivos mas tb pedimos para se absterem desses "lenas" e "lenitas". ainda tentaram que pegasse um "Helenocas" mas sinceramente isso para mim nao é diminutivo pk ainda fica maior do que o nome hehehe
    a polémica ficou resolvida quando a minha filha começou a falar porque ela refere-se a ela própria como "nena", nao consegue ainda dizer o nome completo.
    então pronto. é Nena, pelo menos nao é Lena.
    a irmã da imperatriz Sissi era Helene e o petit-nom era Nené, também nao desgosto...
    nao é giro como podemos adorar tanto um nome e odiar tanto os seus diminutivos? hehehe

    ResponderEliminar
  9. Engraçado, sempre pensei que Eleonor, Eleonora e Leonora fossem variações de Leonor e não de Helena :) agora que vejo, também faz sentido :)

    ResponderEliminar
  10. Eu chamo-me Maria Helena, estou na minha adolescência e digo já que adoro o meu nome. Acho que é clássico, e lindíssimo. :)

    ResponderEliminar
  11. Chamo-me Helena e, de facto, com 6 anos não gostava do meu nome, mas agora gosto muito.

    uma dona mãe babada - os meus ais fizeram o mesmo e não autorizo a que ninguém me chame Lena, não me identifico nada com isso! Sou, Helena, com as letras todas! :)

    Gostei muito do blog e vou explorar mais um pouco, pois tenciono engravidar e dar um nome a uma pessoa é uma grande responsabilidade!! :)

    ResponderEliminar
  12. Helena, ainda bem que gosta do seu nome e ainda bem que gostou do blog :)

    ResponderEliminar
  13. Descobri este blog porque adoro escrever mas nem sempre tenho os nomes adequados para as minhas personagens. Desde já, muito obrigada pela inspiração!

    O meu nome é precisamente Helena Isabel. Nunca gostei do "Helena" então da combinação... nem sei bem porquê, talvez porque nunca conheci uma Helena que me fizesse pensar "uau, este nome é mesmo fantástico!". Pode ser que, quando crescer mais um pouco, veja o meu nome como uma cois bonita :)

    (por ironia, uma grande amiga minha chama-se Penélope... só espero que ela não conheça nenhum Ulisses!! ehehe)

    Beijinhos e continuação de bom trabalho :)

    www.helenaduque.com

    ResponderEliminar
  14. Estou prestes a ter uma Helena. A escolha foi consensual mas depois de ouvir pessoas a dizer Lena e " ilena" entrei em pânico! Já não queria esse nome....as hormonas degrávida são complicadas mas já estão controladas. Pensando bem, eu gosto do nome,o meu marido gosta do nome por isso só temos que evitar certos diminutivos. Não me levem a mal, eu gosto de dimutivos mas estes soam-me banais....fiquei apaixonada pelo diminutivo nena!!!! Já agora ando a pensar entre helena Maria ou Helena Cristina.

    ResponderEliminar
  15. Estou prestes a ter uma Helena. A escolha foi consensual mas depois de ouvir pessoas a dizer Lena e " ilena" entrei em pânico! Já não queria esse nome....as hormonas degrávida são complicadas mas já estão controladas. Pensando bem, eu gosto do nome,o meu marido gosta do nome por isso só temos que evitar certos diminutivos. Não me levem a mal, eu gosto de dimutivos mas estes soam-me banais....fiquei apaixonada pelo diminutivo nena!!!! Já agora ando a pensar entre helena Maria ou Helena Cristina.

    ResponderEliminar
  16. Conheço uma adolescente linda chamada Helena, e a chamam de Helê... acho lindo e estou pensando seriamente em dar este nome a bebe que estou esperando S2

    ResponderEliminar
  17. Já pensaram no diminutivo Leninha, gostam? Estou para decidir o nome da minha filha também.

    ResponderEliminar
  18. Sou extremamente esquisita com nomes femininos... Helena é um dos poucos dos quais gosto realmente, mas confesso que, apesar de gostar de Maria, não gosto da combinação... Para mim, Maria, antes de Helena, tira-lhe a força! =P Manias...

    Não sei até que ponto é que combina com a minha tendência actual para os nomes curtos e fortes para rapaz - como Vasco, Matias ou Tomé... Que nomes sugerem para pares perfeitos para Helena? (A Mãe Natureza e eu já conversámos longamente sobre o assunto, e eu pedi encarecidamente dois meninos, mas nunca se sabe... =P)

    ResponderEliminar
  19. O nome da minha filha é Helena, um dos meus nomes favoritos desde que sou adolescente. Nunca autorizei que lhe chamassem Lena Leninha nada disso, escolhi Helena é Helena que se vai chamar, mas como é óbvio até nós pais acabamos por dar diminutivos então o da minha filha é Lelê, acho pouco vulgar e bastante carinhoso, só nós pais e os avós é que a tratamos assim apesar de Helena ser o que mais lhe chamo

    ResponderEliminar
  20. Quando era pequena não gostava do meu Helena, e cresci a ser chamada de Lena pela família e amigos. Hoje, como adulta, adoro o meu nome Helena e só aceito Lena às pessoas que me são mais próximas ou que fizeram parte da minha infância.
    Também eu passei a apresentar-me como Helena e não Lena :)

    ResponderEliminar
  21. o nome da minha filha é uma variante se chama Elaena

    ResponderEliminar
  22. maravilhoso o nome helena , Deus abençoe todas as helenas e tambem todas as crianças...

    ResponderEliminar
  23. O meu nome é Helena e adoro. Acho um nome elegante, doce e intemporal. Não gosto de Lena nem Lenita e apresento-me sempre como Helena embora algumas pessoas, felizmente poucas, insistam no Lena ou Leninha.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)