Duelo de nomes: Larissa vs Melissa

31.5.12


Se espreitarmos um post com sugestões de nomes dadas por grávidas ou recém-mamãs, é muito provável que encontremos Lara e Mel, dois nomes delicados, curtos e contemporâneos. Os dois não estão em pé de igualdade já que, como bem sabemos, Mel tem sido rejeitado como nome feminino pelo IRN, pelo que não é possível fazer uma comparação em termos de popularidade. O que se sabe é que Lara é bastante popular. Ora, se um não é permitido e outro está a começar a saturar, passemos para o campo das alternativas; depressa chegamos a Larissa e Melissa. 
Ambos os nomes estão associados à mitologia grega, representando mulheres fortes; os nomes, contudo, são muito doces e femininos. Acho que tanto um como outro são muito apropriado para os dias que correm. São nomes relativamente comuns, que já toda a gente ouviu mas não são muito populares, e têm um lado infantil que parece encantar as mamãs e os papás. Não sei muito bem explicar esta coisa do infantil, mas a Ana retratou-o bem, há uns tempos... 


  • Larissa

35 registos em 2011, mas foi aprovado muito recentemente
Significado: cidadela
Diminutivos: Lara, Cissa, Isa
Alternativas: Raíssa, Taíssa, Aliça

  • Melissa

121 registos em 2011
Significado: abelha
Diminutivos: Mel, Lis
Alternativas: Melina, Maísa


O que pensam destes nomes? Qual é o vosso preferido? Não se esqueçam de votar! 

Já agora, aproveito para registar os nomes femininos terminados em -issa:

  • Basilissa
  • Carissa
  • Larissa
  • Melissa
  • Raíssa
  • Taíssa



Atualização - resultado da sondagem: 


9 comentários :

  1. Votei em Larissa, aliás prefiro-o a Lara. Melissa acho ainda um pouco diferente para o meu gosto...

    Sim o comentário da Ana retrata bem a realidade. Talvez se esta crise continuar/agravar por muito tempo, se volte a querer pôr nome de Mulher...

    ResponderEliminar
  2. Prefiro Melinda a Melissa... eu adoro a Alice Vieira lembro-me de ler um livro "Viagem à roda do meu nome"... Acho que foi uma das primeiras vezes que tive a percepção da importância de um nome :)

    ResponderEliminar
  3. Gosto dos dois, mas prefiro sem dúvidas Larissa.
    Melissa me lembra a sandália melissinha, não sei se tem aí em Portugal.

    ResponderEliminar
  4. Prefiro Melissa, gosto mais do significado e gosto do diminutivo Mel. Larissa também é bonito.

    ResponderEliminar
  5. Humm.. Não morro de amores por Lara e Larissa vai na mesma onda. Nem me tinha recordado das melissas-sapatos, porque associo sempre Melissa a uma amiga que tive em miúda e que tinha alguns problemas, acho que o nome para mim ficou sempre com um "aura" nada boa.. =/ Mas achei piada a significar abelha!
    De Melinda gosto, apesar de me lembrar sempre da série da Fox/Sic/whatever em que a moça falava com as almas do outro mundo..
    Acho que desta não voto x)

    ResponderEliminar
  6. E que tal um duelo de nomes entre Zélia e Célia? Zélia é pouco visto!

    ResponderEliminar
  7. O diminutivo de Larissa é Lar?
    O diminutivo de Melissa é Mel?
    Conheço uma Mel chamada Melanie.

    ResponderEliminar
  8. Larissa - diminutivo: Larissinha; formas reduzidas: Lári, Lara; formas familiares: Lala, Larinha, Lar, etc.
    Melissa - diminutivo: Melissinha; formas reduzidas: Mel, Lissa; formas familiares: Melica, Melinha, etc.

    ResponderEliminar
  9. vamos faze um duelo de larissa e melicia

    ResponderEliminar

Com tantos nomes à escolha, vai mesmo ser apenas Anónimo? :)