Da última vez que escrevi sobre Oriana, encontrei uma referência à Novela de Cavalaria "Amadis de Gaula" e, por aí, redescobri Briolanja, um nome relativamente comum em Portugal entre os séculos XV e XVI, e que não me tem saído da cabeça.
Acho o diminutivo Bri adorável, ou até mesmo Anja (se a Alessandra Ambrósio pode...); a princípio, pode parecer estranho, mas se o tentamos enquadrar com outros nomes antigos, faz sentido:
- Afonso & Briolanja
- Carlota & Briolanja
- Martim & Briolanja
- Guiomar & Briolanja
- João & Briolanja
- Catarina & Briolanja
- Brites & Briolanja
Briolanjo consta da lista de nomes admitidos, mas não há nenhuma referência a Briolanja. Ainda assim, quero acreditar que é admitido... E agora, antecipando as brincadeiras com o nome, deixo um poema de José Jorge Letria intitulado "Os gostos da Briolanja":
A princesa Briolanja
gostava muito de canja
e de sumo de laranja.
No dia do casamento,
num estremecimento,
em vez de um palácio
pediu uma granja,
para nunca sentir falta
de sumo de laranja
nem do caldinho de canja,
coisa que na Corte
nem sempre se arranja.
gostava muito de canja
e de sumo de laranja.
No dia do casamento,
num estremecimento,
em vez de um palácio
pediu uma granja,
para nunca sentir falta
de sumo de laranja
nem do caldinho de canja,
coisa que na Corte
nem sempre se arranja.
Gostei muito do poema, é mesmo melhor ter uma granja... Mas o nome em si, não me convenceu muito...
ResponderEliminarAcho o nome muito giro. Remete-nos mm para tempos medievais. Aliás acho mais bonita a versão feminina até. É como o meu pseudónimo, Brites, que acho um nome muito muito engraçado, mas que ficou perdido nos tempos. Chegaremos a uma fase em que os iremos recuperar? Briolanja soa a laranja, fruta, frescura. Um nome muito engraçado. Mas com pouca usabilidade nos dias de hoje, reconheço...
ResponderEliminarPois, a mim soa-me a laranja, então com o Brio (supermercado biológico que há aqui em Lx) atrás, ainda mais! =/ Não me agrada muito, de todo.. Mas o poema está realmente um máximo! (:
ResponderEliminarFaz-me lembrar laranja?!
ResponderEliminarSou mesmo de bico fino :P não é qualquer um que me convence! :D
É um nome muito giro, tenho um carinho por nomes com um toque medieval.
ResponderEliminarÉ realmente adorável. Mas remete-me um pouco para ventania: "Fecha a janela, que vem dai uma granda briolanja."
ResponderEliminarEu chamo-me mesmo Briolanja, que era o nome de minha bisavó e também o nome de todas as afilhadas de meu avÔ.
ResponderEliminarPessoalmente não gosto, mas como não há nada a fazer...
O meu nome é mesmo briolanja e gosto muito, apesar de não conhecer mais nenhuma 😐
ResponderEliminarÉ diferente e causa alguma confusão pois não é nada comum. E muitas vezes sou tratada pelo diminutivo Bri