Duelo de nomes - Cristiano vs Leonel

em 17/04/12


Os jornais desportivos continuam a promover a rivalidade entre Cristiano Ronaldo e Lionel Messi e nós não queremos ficar de fora... Só mudamos ligeiramente o ângulo da disputa e concentramo-nos na qualidade onomástica dos desportistas!


 Cristiano Ronaldo vs Leonel André
 Nota: Andrés é admitido em Portugal, mas resolvi aportuguesar o mais possível o nome, para ser mais equilibrado...

a) Contexto onomástico:

Lionel Andrés Messi
Diminutivos: Leo, Lio, La Pulga
Pais: Célia María & Jorge Horácio
Irmãos: Rodrigo, Matías e Maria Sol

Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro
Diminutivos: Cris, Ronnie, Máquina, CR7
Avó: Isabel da Piedade
Pais: Maria Dolores & José Dinis
Irmãos: Hugo, Elma e Liliana Cátia

Cristiano dos Santos Aveiro tinha tudo para ser um nome super tradicional, com uma forte ligação religiosa e, olhando para os nomes dos familiares das anteriores gerações, poderíamos assumir que o jovem era ligeiramente betinho. O segundo nome, escolhido em homenagem ao ator preferido do pai e, mais tarde, Presidente dos EUA, Ronald Reagan, dá-lhe um toque mais popular. Mas podia ser pior, e hoje o Cristiano poderia ser Ronaldo Wilson, que era o nome completo do senhor anteriormente citado. Mas o Messi não tem melhores razões para sorrir, porque o seu nome também foi inspirado num artista - no caso, Lionel Ritchie que, em 1986, um ano antes do nascimento de Messi, teve um single de muito sucesso, Dancing on the ceiling.
Na sub-categoria "Nome escolhido em homenagem a celebridade", declaro empate.  

b) Primeiros nomes: Cristiano vs Leonel

Cristiano é, em muitos países, um clássico, enquanto que Lionel/Leonel é um nome difícil de encontrar. O mesmo já não se passa com Léon, hoje muito em voga. Cristiano é, também, um nome popular entre as familas das Casas Reais; No geral, Cristiano parece-me mais elegante e quando penso em Leonel, não consigo deixar de preferir Leonardo. Mas ainda assim, prefiro Leonel a Leandro. No caso dos diminutivos, o meu voto vai para Leo, porque Cris remete-me mais rapidamente para uma menina, já que era habitual nas minhas amigas Cristinas.  Em português, "Ó Leo, passa a bola!" parece-me mais másculo do que "Ó Cris, chuta aí!". E claro, Leo é hoje em dia muito, muito trendy.

c) Segundos nomes: Ronaldo vs André

Não tenho muitas coisas boas para dizer sobre nenhum nome terminado em -aldo, pois parecem-me fora de época e ainda longe do regresso. O máximo que posso dizer sobre Ronaldo é que parece ser um nome destinado a grandes futebolistas (vide os brasileiros Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho e o holandês Ronaldus De Boer, entre outros).
André é uma escolha bem mais consensual, outro clássico intemporal em muitos países e em Portugal até é um segundo nome comum.  

Para finalizar, gostaria de desaconselhar qualquer papá fanático por futebol a escolher Ronaldo Leonel para o seu bebé e ainda menos Ronaldo André. A usar o nome dos jogadores, fiquem-se apenas por um, que corresponda aos primeiros nomes deles e estão bem servidos. No caso de Messi, talvez possam usar Mécio, mas não estou certa de que seja aprovado em Portugal; se for uma menina, Mécia seria bem driblado.

Depois deste balanço, impera a pergunta: qual dos jogadores tem, dentro dos possíveis, o melhor  nome?

10 comentários:

  1. Sinceramente prefiro Leonel a Cristiano, André a Ronaldo... Aliás prefiro o Messi ao CR7, eu sei que sou portuguesa, mas gostos não se discutem e gosto mais da personalidade do argentino...

    Mas também gosto mais de Leonardo que Leonel... mas Cristiano é um nome que não me encaixa mesmo.

    Mas sim se algum adepto quiser fazer uma homenagem ao Cristiano Ronaldo, que meta Cristiano ou Ronaldo. Os dois juntos é que não! É impossível não remeter logo para o jogador. E depois a criança vai passar a vida toda com essa carga, eu ainda me lembro que os meus colegas Marco Paulo nunca deixaram de ouvir: eu tenho dois amores...

    (há uns tempos uma cronica do RAP na Visão falava que o CR7 com o nome que tem só podia mesmo ter sido jogador de futebol :P)

    ResponderEliminar
  2. Não sou mto fã de nenhum dos nomes nem Cristiano Ronaldo, nem Leonel André...salva-se talvez Cristiano sozinho, mas mesmo assim ñ é um nome por aí além...o mais curioso é k já conheci no meu antigo trabalho um bebé filho de ucranianos a viver na Madeira cujo filho se chamava Cristiano Ronaldo, o sobrenome óbvio k era romeno, e eu pensei coitadinho do bebé fica tão estranho Cristiano Ronaldo com aquele sobrenome lol

    ResponderEliminar
  3. Epá, nem Cristiano nem Leonel, pode dizer-se que "abomino" os dois (muito por causa de pessoas que conheço com esses nomes). Ronaldo nem se fala, e André "escapa", mas também não é grande amor..

    ResponderEliminar
  4. Eu não gosto de nenhum dos 4 nomes, mas a combinação Cristiano Ronaldo é muito mais forte, inesperada e marcante que Leonel André.
    E acho que Cristiano Ronaldo é mesmo nome de futebolista, não estou a imaginar um Cristiano Ronaldo médico ou advogado, acho que a Dona Dolores acertou na mouche na hora de escolher o nome.

    ResponderEliminar
  5. Nenhuma combinação é muito feliz, mas para nome de futebolista Cristiano Ronaldo entra no ouvido e não sai mais... independentemente de se gostar ou não.
    Quanto aos 4 nomes André é um nome liindo, ou não fosse o do meu filhote!!!!

    ResponderEliminar
  6. Na verdade gosto de todos os nomes, excepto Ronaldo (perdão, dona Dolores!). Mas se tivesse de escolher, a minha costela Portuguesa e madridista puxa sempre pelo Cristiano.


    E tenho que dizer que adoro os nomes dos irmãos do Messi. Maria Sol é lindo! *_*

    ResponderEliminar
  7. fiquei tão decepcionada qndo minha prima resolveu dar o nome de Ronaldo ao seu filho, ele tá com qse 1 aninho e é o segundo Ronaldo da família, não gosto do nome.

    Desses nomes todos só gosto mesmo de André.

    ResponderEliminar
  8. Cristiano faz-me lembrar crismado.
    Lionel faz-me lembrar concertina.
    Ronaldo faz-me lembrar Rolando; não gosto nada!
    Andrés = André + S

    Critiano vs Lionel: Lionel
    Ronaldo vs Andrés: Andrés

    ResponderEliminar
  9. Mil vezes Leonel a Cristiano e mais um milhao de vezes Ronaldo a Andres. Inclusive os nomes dos meus filhos serão Leonel e Andrés.

    ResponderEliminar
  10. Sinceramente, o único que se safa nessa quadra é André. Não escolheria para um filho meu, mas não é um nome que ache feio. Acho perfeitamente "normal".

    Sem ofender alguém, mas Cristiano, Ronaldo e Leonel/Lionel são nomes que considero feios. Também não gosto nada da variante feminina, Cristiana. Mesmo que não goste, não acho que (só) Ronaldo seja "Nome de futebolista", assim o consideramos em associação, mas vejo perfeitamente um "professor Ronaldo" ou "doutor Ronaldo". Por acaso conheço um médico chamado Leonel.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)