Já há muito tempo que andava com vontade de fazer outro post com nomes de gémeos... Na altura, adorei fazer a lista de nomes femininos, masculinos e a de casalinhos, mas desta vez decidi que o critério era exactamente o contrário: não repetir a letra inicial... Vejam as sugestões:
Meninos
- Alexandre & Xavier
- André & Manuel
- Bernardo & Joaquim
- Caio & Diogo
- César & Artur
- Diego & Tristão
- Duarte & Santiago
- Eduardo & Francisco
- Enzo & Carmim
- Gabriel & Dinis
- Gabriel & Dinis
- Gaspar & Rodrigo
- Gonçalo & Sebastião
- Guilherme & Frederico
- Heitor & Tomé
- Henrique & Gustavo
- Ivo & Levi
- Jacob & Caleb
- Jaime & Miguel
- Jerónimo & Benjamim
- Leonardo & Valentino
- Lopo & Sancho
- Luís & Ianis
- Marco & Daniel
- Mateus & Rafael
- Maurício & Salvador
- Mel & Jasmim
- Moisés & Samuel
- Nicola & Lucas
- Noé & Simão
- Nuno & António
- Ódin & Noah
- Olivier & Remi
- Óscar & Mauro
- Raúl & Edgar
- Ricardo & Matias
- Romano & Viriato
- Teodoro & Valentim
- Vasco & Gil
- Vicente & David
Gostam de alguma combinação? Misturando estes nomes todos, quais seriam as vossas sugestões?
Achei muita piada na junção Ivo & Levi, porque eu tive um colega de nome Ivo Levi ;)
ResponderEliminarGosto de quase todas as combinações, as minhas preferidas são: Gaspar & Rodrigo; Caio & Diogo. E as que sinceramente acho que não ficam bem são: André & Manuel; Luís & Ianis.
Ai e embora não sejam nomes que aprecie por aí além, a combinação Lopo & Sancho é fantástica :D
Também acho que André e Manuel não combinam nada, assim como Enzo e Carmim, e Nuno e António.
ResponderEliminarDe resto acho que combinam todos, e pegando nos nomes que mencionei que não combinam eu escolheria André e Nuno, Manuel e António, Enzo e Caio, Carmim e Romano.
Acho q gêmeos Romeo & Valentim combinam :P
ResponderEliminarNão agrupei os nomes mais clássicos propositadamente, para o desafio ser maior! Já antecipava a crítica a Luís e Ianis mas não acho que André e Manuel sejam tão diferentes assim :)
ResponderEliminarQuanto a Enzo e Carmim, agrupei-os pensando em Carmine, a versão italiana.
Lopo e Tristão fica lindo, são dos meus nomes preferidos. Jaime e Henrique ou Miguel e Rafael também fica bem. Conheço uns bebés que são Mateus e Sebastião e também lhes assenta que nem uma luva.
ResponderEliminarAlexandre e Xavier, Mateus e Rafael, Óscar e Mauro, Teodoro e Valentim, adoro!
ResponderEliminarMel e Jasmim, engraço com esta dupla ;)
Nicola e Lucas, também gosto!
A que menos gosto, que também se deve dar opinião, é Bernardo e Joaquim, acho que são dois nomes que têm demasiado constraste para serem gémeos...
Aguardo ansiosamente pela lista feminina! :)
Bem, eu gosto e fazem-me sentido Gonçalo e Sebastião, Henrique e Gustavo e Alexandre e Xavier (o som do x nos dois faz-me gostar da combinação - Xano e Xavi). Adoro Lopo e Sancho (parecem da mesma época), Romano e Viriato (muito bom, mesmo) e Moisés e Samuel (muito bíblico). Não gosto de Bernardo e Joaquim (mas são bem agrupados, pois não gosto dos dois nomes) e Vicente e David (parecem-me deslocados os dois - Filipa, porquê a associação???). Já agora, eu combinava: Vasco e Diogo; Artur e Tristão; Jaime e Frederico e Vicente e Nuno.
ResponderEliminarA Filipa podia ser uma querida e revelar porque fez as associações - isso é que é mesmo fascinante!
Bem, antes de mais, tenho de admitir que adoro agrupar nomes, seja para irmãos ou não. Gosto de conjuntos, vá!
ResponderEliminarQuanto às associações, o processo foi o seguinte: não podiam ter a mesma letra e não queria associar clássicos com clássicos, modernos com modernos... Também não queria que fosse demasiado óbvio, mas é claro que nem sempre resisto - era praticamente impossível não juntar Romano e Viriato, dois nomes que remetem para a história de Portugal; o mesmo aconteceu com Vasco e Gil; também me pareceu divertido juntar Lopo e Sancho, que de certa forma imaginava numa luta de espadas de madeira, com roupas de linho, há muitos séculos atrás.
César e Artur remetem-me para os imperadores, Diego & Tristão para os Descobrimentos, Jacob & Caleb para a Bíblia (e daí a junção dos dois B finais), tal como Moisés e Samuel (aqui agrupei os dois M) e Mateus & Rafael. Ódin & Noah fazem-me pensar na mitologia ou em algo etéreo;
Faço também associações pensando em nomes internacionais - Enzo & Carmim; Nicola & Lucas, Leonardo & Valentino (italiano) e Olivier & Remi (francês).
Mel & Jasmim foi a primeira combinação, pareceu-me um nome de Chá;
Henrique & Gustavo, ambos reis nórdicos;
Nuno & António e André & Manuel para fugir ao mais normal, que seria Nuno e André e António e Manuel. Contudo, são nomes que devem datar mais ou menos da mesma altura, portanto também os consigo imaginar numa qualquer taberna, a beber hidromel.
Ivo e Levi porque quase são anagramas, e a maioria dos restantes nomes partilham ou a sílaba tónica, ou uma letra mais forte, como Heitor & Tomé, Caio e Diogo (io),Jaime & Miguel...
Outros ainda são agrupados pelo som, o que por norma acontece com os nomes com letra R: Óscar e Mauro, Muriel & Samir, Maurício & Salvador...
Depois há coisas que não sei bem explicar: JeróNIMo, BenjaMIN - (ok, em português não é igual, mas eu vejo na mesma a ligação!!) e agora para finalizar em grande e para perceberem as associações pindéricas que o meu cérebro faz, explico Vicente e David, que obviamente partilham o V, e que me fazem pensar em Da Vinci ;D
Muito obrigada pela explicação, Filipa! Muitíssimo interessante e nada pindérica! Tinha conseguido fazer algumas das associações, mas outras... Confesso que o Da Vinci me fez soltar uma gargalhada (e o meu marido: «Estás a falar com quem???»). Já agora - Vasco e Diogo (devido à acesa rivalidade Diogo Freitas do Amaral/Vasco Gonçalves - também podia escolher Álvaro e Mário); Artur e Tristão (lenda arturiana); Jaime e Frederico (é familiar e estou habituada a este conjunto, nome do meu marido e do irmão - o meu marido é Jaime Miguel, so 80's); Nuno e Vicente por causa dos Câmara Pereira. A história do Benjamim e do Jerónimo recordou-me outra associação que faço sempre: Benjamim e Samuel (dois nomes internacionais, bons para casais de nacionalidades distintas).
ResponderEliminarGostei muito das escolhas, pois cada um dos gémeos tem um nome tão interessante como o do irmão. As escolhas que gosto mais são André e Manuel, Caio e Diogo, Nuno e António, Vasco e Gil, Vicente e David, Jaime e Miguel.
ResponderEliminarAs minhas sugestões: Tomé e Artur, Daniel e Simão, Edgar e Samuel, Henrique e Ricardo.
acho bonito Chay e Levi
ResponderEliminarSugestões:
ResponderEliminarnome1 & nome2
Dinís & Gustavo
Jaime & Bernardo
Diogo & Tiago
Filipe (Pipo) & Manuel (Manel)
Rodrigo & Xavier
Nuno & Vasco
Diego & Filipe
Os filhos de uma prima da minha mãe chamam-se Gonçalo e Guilherme.
Conheço dois irmãos: Filipe & Manuel.
Se se quiser rir com nomes improváveis para gémeos, leia este post sobre gémeos em Moçambique! Uma pérola, prometo.
ResponderEliminarhttp://beijo-de-mulata.blogspot.pt/2011/10/nomes-que-dizem-tudo-gemeos.html
(um) beijo de mulata
Estou grávida de gémeos( casal). Mas não sei que nome ponho.
ResponderEliminarEstou em pensar
Diego e Yasmim
Rodrigo e Margarida
João Pedro e Maria Leonor
Lara e Salvador
Sugestões para o par de gêmeos.
ResponderEliminar. Nomes formados por anagrama:
Lana e Alan;
Norma e Ramon.
eu descobri o sexo do bebe ou melhor dos 4 bebes ao quarto mês , dai tive de além de preparar os quartos , escolher os nomes e decidi somente quando eles nasceram o menino foi o mais velho leom diogo ,luna blanca ,luz martina e lira maya, elas nasceram na ordem em que coloquei os nomes , espero que tenham concordado comigo , e achado os nomes lindos.
ResponderEliminarEu gostei dos nomes. Só estranhei a grafia Leom (conhecia Leon).
ResponderEliminar