Quer aderir ao nosso Grupo Fechado no Facebook? Clique aqui!

Nomes para gémeos

6.3.12


Já há muito tempo que andava com vontade de fazer outro post com nomes de gémeos... Na altura, adorei fazer a lista de nomes femininosmasculinos e a de casalinhos, mas desta vez decidi que o critério era exactamente o contrário: não repetir a letra inicial... 

Meninos


  • Alexandre & Xavier
  • André & Manuel
  • Bernardo & Joaquim
  • Caio & Diogo
  • César & Artur
  • Diego & Tristão
  • Duarte & Santiago
  • Eduardo & Francisco
  • Enzo & Carmim
  • Gabriel & Dinis
  • Gabriel & Dinis
  • Gaspar & Rodrigo
  • Gonçalo & Sebastião
  • Guilherme & Frederico
  • Heitor & Tomé
  • Henrique & Gustavo
  • Ivo & Levi
  • Jacob & Caleb
  • Jaime & Miguel
  • Jerónimo & Benjamim
  • Leonardo & Valentino
  • Lopo & Sancho
  • Luís & Ianis
  • Marco & Daniel
  • Mateus & Rafael
  • Maurício & Salvador
  • Mel & Jasmim
  • Moisés & Samuel
  • Nicola & Lucas
  • Noé & Simão
  • Nuno & António
  • Ódin & Noah
  • Olivier & Remi
  • Óscar & Mauro
  • Raúl & Edgar
  • Ricardo & Matias
  • Romano & Viriato
  • Teodoro & Valentim
  • Vasco & Gil
  • Vicente & David

Gostam de alguma combinação? Misturando estes nomes todos, quais seriam as vossas sugestões?

17 comentários :

Sónia disse...

Achei muita piada na junção Ivo & Levi, porque eu tive um colega de nome Ivo Levi ;)

Gosto de quase todas as combinações, as minhas preferidas são: Gaspar & Rodrigo; Caio & Diogo. E as que sinceramente acho que não ficam bem são: André & Manuel; Luís & Ianis.

Ai e embora não sejam nomes que aprecie por aí além, a combinação Lopo & Sancho é fantástica :D

CarlaC disse...

Também acho que André e Manuel não combinam nada, assim como Enzo e Carmim, e Nuno e António.
De resto acho que combinam todos, e pegando nos nomes que mencionei que não combinam eu escolheria André e Nuno, Manuel e António, Enzo e Caio, Carmim e Romano.

Patrícia disse...

Acho q gêmeos Romeo & Valentim combinam :P

Infanta Filipa disse...

Não agrupei os nomes mais clássicos propositadamente, para o desafio ser maior! Já antecipava a crítica a Luís e Ianis mas não acho que André e Manuel sejam tão diferentes assim :)
Quanto a Enzo e Carmim, agrupei-os pensando em Carmine, a versão italiana.

Carolina disse...

Lopo e Tristão fica lindo, são dos meus nomes preferidos. Jaime e Henrique ou Miguel e Rafael também fica bem. Conheço uns bebés que são Mateus e Sebastião e também lhes assenta que nem uma luva.

Rafael disse...

Alexandre e Xavier, Mateus e Rafael, Óscar e Mauro, Teodoro e Valentim, adoro!
Mel e Jasmim, engraço com esta dupla ;)
Nicola e Lucas, também gosto!
A que menos gosto, que também se deve dar opinião, é Bernardo e Joaquim, acho que são dois nomes que têm demasiado constraste para serem gémeos...
Aguardo ansiosamente pela lista feminina! :)

J. disse...

Bem, eu gosto e fazem-me sentido Gonçalo e Sebastião, Henrique e Gustavo e Alexandre e Xavier (o som do x nos dois faz-me gostar da combinação - Xano e Xavi). Adoro Lopo e Sancho (parecem da mesma época), Romano e Viriato (muito bom, mesmo) e Moisés e Samuel (muito bíblico). Não gosto de Bernardo e Joaquim (mas são bem agrupados, pois não gosto dos dois nomes) e Vicente e David (parecem-me deslocados os dois - Filipa, porquê a associação???). Já agora, eu combinava: Vasco e Diogo; Artur e Tristão; Jaime e Frederico e Vicente e Nuno.
A Filipa podia ser uma querida e revelar porque fez as associações - isso é que é mesmo fascinante!

Infanta Filipa disse...

Bem, antes de mais, tenho de admitir que adoro agrupar nomes, seja para irmãos ou não. Gosto de conjuntos, vá!

Quanto às associações, o processo foi o seguinte: não podiam ter a mesma letra e não queria associar clássicos com clássicos, modernos com modernos... Também não queria que fosse demasiado óbvio, mas é claro que nem sempre resisto - era praticamente impossível não juntar Romano e Viriato, dois nomes que remetem para a história de Portugal; o mesmo aconteceu com Vasco e Gil; também me pareceu divertido juntar Lopo e Sancho, que de certa forma imaginava numa luta de espadas de madeira, com roupas de linho, há muitos séculos atrás.
César e Artur remetem-me para os imperadores, Diego & Tristão para os Descobrimentos, Jacob & Caleb para a Bíblia (e daí a junção dos dois B finais), tal como Moisés e Samuel (aqui agrupei os dois M) e Mateus & Rafael. Ódin & Noah fazem-me pensar na mitologia ou em algo etéreo;
Faço também associações pensando em nomes internacionais - Enzo & Carmim; Nicola & Lucas, Leonardo & Valentino (italiano) e Olivier & Remi (francês).
Mel & Jasmim foi a primeira combinação, pareceu-me um nome de Chá;
Henrique & Gustavo, ambos reis nórdicos;
Nuno & António e André & Manuel para fugir ao mais normal, que seria Nuno e André e António e Manuel. Contudo, são nomes que devem datar mais ou menos da mesma altura, portanto também os consigo imaginar numa qualquer taberna, a beber hidromel.
Ivo e Levi porque quase são anagramas, e a maioria dos restantes nomes partilham ou a sílaba tónica, ou uma letra mais forte, como Heitor & Tomé, Caio e Diogo (io),Jaime & Miguel...
Outros ainda são agrupados pelo som, o que por norma acontece com os nomes com letra R: Óscar e Mauro, Muriel & Samir, Maurício & Salvador...
Depois há coisas que não sei bem explicar: JeróNIMo, BenjaMIN - (ok, em português não é igual, mas eu vejo na mesma a ligação!!) e agora para finalizar em grande e para perceberem as associações pindéricas que o meu cérebro faz, explico Vicente e David, que obviamente partilham o V, e que me fazem pensar em Da Vinci ;D

J. disse...

Muito obrigada pela explicação, Filipa! Muitíssimo interessante e nada pindérica! Tinha conseguido fazer algumas das associações, mas outras... Confesso que o Da Vinci me fez soltar uma gargalhada (e o meu marido: «Estás a falar com quem???»). Já agora - Vasco e Diogo (devido à acesa rivalidade Diogo Freitas do Amaral/Vasco Gonçalves - também podia escolher Álvaro e Mário); Artur e Tristão (lenda arturiana); Jaime e Frederico (é familiar e estou habituada a este conjunto, nome do meu marido e do irmão - o meu marido é Jaime Miguel, so 80's); Nuno e Vicente por causa dos Câmara Pereira. A história do Benjamim e do Jerónimo recordou-me outra associação que faço sempre: Benjamim e Samuel (dois nomes internacionais, bons para casais de nacionalidades distintas).

Dora disse...

Gostei muito das escolhas, pois cada um dos gémeos tem um nome tão interessante como o do irmão. As escolhas que gosto mais são André e Manuel, Caio e Diogo, Nuno e António, Vasco e Gil, Vicente e David, Jaime e Miguel.
As minhas sugestões: Tomé e Artur, Daniel e Simão, Edgar e Samuel, Henrique e Ricardo.

Anónimo disse...

acho bonito Chay e Levi

Rita disse...

Sugestões:
nome1 & nome2
Dinís & Gustavo
Jaime & Bernardo
Diogo & Tiago
Filipe (Pipo) & Manuel (Manel)
Rodrigo & Xavier
Nuno & Vasco
Diego & Filipe

Os filhos de uma prima da minha mãe chamam-se Gonçalo e Guilherme.
Conheço dois irmãos: Filipe & Manuel.

beijo de mulata disse...

Se se quiser rir com nomes improváveis para gémeos, leia este post sobre gémeos em Moçambique! Uma pérola, prometo.

http://beijo-de-mulata.blogspot.pt/2011/10/nomes-que-dizem-tudo-gemeos.html

(um) beijo de mulata

Madeleine disse...

Estou grávida de gémeos( casal). Mas não sei que nome ponho.
Estou em pensar
Diego e Yasmim
Rodrigo e Margarida
João Pedro e Maria Leonor
Lara e Salvador

Quécia disse...

Sugestões para o par de gêmeos.
. Nomes formados por anagrama:
Lana e Alan;
Norma e Ramon.

maddie disse...

eu descobri o sexo do bebe ou melhor dos 4 bebes ao quarto mês , dai tive de além de preparar os quartos , escolher os nomes e decidi somente quando eles nasceram o menino foi o mais velho leom diogo ,luna blanca ,luz martina e lira maya, elas nasceram na ordem em que coloquei os nomes , espero que tenham concordado comigo , e achado os nomes lindos.

Anónimo disse...

Eu gostei dos nomes. Só estranhei a grafia Leom (conhecia Leon).