Josefina - Nomes do fundo do baú

em 28/03/12


Josefina é um dos nomes antigos mais aclamados por quem gosta deste tipo de nomes e os considera elegantes. Ainda assim (ou, por isso mesmo), em 2011, teve apenas dois registos e em 2014 não foi alvo de nenhum registo, o que é perfeitamente compreensível. Hoje em dia, Josefina não se encaixa muito bem nos nomes considerados mais apelativos, e o mesmo acontece como Delfina ou Serafina. Contudo, se eu hoje me cruzasse com uma pequenita Josefina, não pensaria que os pais dela eram "de outro século", mas sim que tinham ido ao fundo do baú e encontrado um pequeno tesouro. A minha opinião seria outra, caso a escolha tivesse recaído sobre Josefa, que não me parece tão distinto, nem tão delicado. 
Os dois registos citados lá em cima deixam-me pouco confiante num possível ressurgimento, mas talvez  como nome composto, numa combinação um pouquinho mais contemporânea, possa haver espaço para esperança... Aqui ficam algumas sugestões:


  • Aléxia Josefina
  • Ana Josefina
  • Ava Josefina
  • Josefina Beatriz
  • Bianca Josefina
  • Josefina Eleonor
  • Eva Josefina
  • Flora Josefina
  • Isabela Josefina
  • Lea Josefina
  • Madalena Josefina
  • Mafalda Josefina
  • Mara Josefina
  • Sarah Josefina

Para quem continua a encarar Josefina como um nome antigo e combinável apenas e só com outros nomes do género, vale a pena espreitar aqui e deliciar-se com nomes como Amélia Josefina... 

18 comentários:

  1. Josefina faz-me sempre lembrar da Jo (Josephine) das mulherzinhas... a minha preferida entre as 4... e consequentemente da Katie Holmes naquela série que não me lembro o nome, em que se chamava Jo (Josephine) também por causa do livro...

    Parece que em português perde um certo encantado, mas não o acho feio. Também gosto muito mais do que de Josefa (nome que associo sempre a garrafa, embora não veja o motivo para esta associação).

    Mas é engraçado que oiço falar mais de Josefas que de Josefinas

    ResponderEliminar
  2. Não me perguntem porque mas não consigo gostar.. Acho que em miúda quando queria arranjar um nome "piroso" para as brincadeiras ia sempre buscar Josefina Maria, ou Henriqueta Josefina, ou algo do género, e desta forma o nome não me ficou muito bem cotado.. =/

    ResponderEliminar
  3. Acho que vai voltar mais dia, menos dia... é um nome clássico e sofisticado e tem um som popular (Catarina, Marina, Carolina - que também era super antiquado até aos anos 90).

    Josefa é curioso - durante séculos foi um dos nomes femininos mais comuns em Portugal, e depois desapareceu quase completamente.

    ResponderEliminar
  4. É engraçado que não concordo muito com os exemplos que a Rita deu. Acho que Catarina se usou muito nos anos 70 e 80, pelo menos conheci umas quantas, achando o mesmo de Marina (aliás para mim Marina é visto como um nome recente em Portugal).

    Mas concordo com o exemplo em Carolina.

    Como temos vistos muitos de nós associamos o mesmo nome a alturas diferentes. Acho que era engraçado fazer tipo um jogo sobre isso... por exemplo escolher alguns nomes para ver a que década associamos mais...

    ResponderEliminar
  5. Eu nasci em 1991 e costumo dizer que a minha vida está cheia de Catarina's, a começar por mim própria..! É impressionante (mas mesmo!) a quantidade de Catarina's que tenho perto de mim. Já nem falo de conhecidas, mas amigas mesmo chegadas e da minha idade! Quer seja primeiro ou segundo nome. É só ver a minha agenda do telemóvel no C. É um "exagero"!
    Também conheço uma Marina dessa altura. Mas como lá na ilha a marina (dos barcos) é algo imponente, parece-me que não foi um nome que tivesse muito sucesso, por remeter demasiado para a marina em si (mas isto sou eu que o digo).
    Já Carolina começou a aparecer mais só para meados/finais da década de 90.

    ResponderEliminar
  6. Adoro nomes do fundo do baú, adoro nomes que toda a gente acha feios e nomes de velho e etc...adorooo Josefina mas ainda mais Delfina e Serafina.
    e só tenho pena de não ter tido coragem de dar os nomes que realmente queria aos meus 3 filhos por causa das pessoas acharem muito feios e antiquados...Apesar de terem nomes que eu ADORO, não eram os meus preferidos porque não tive coragem.

    ResponderEliminar
  7. Acho que a Rita se estava apenas a referir a Carolina como antiquado até aos anos 90; nessa altura, acho que para cada 10 Catarinas, conhecia apenas 1 Carolina...

    Mylittlestar*, quando penso nisso, também acho que nunca usarei os meus nomes preferidos como primeiro nome num bebé e também tenho muita pena, mas como segundo nome, não me escapariam :D

    ResponderEliminar
  8. Ahh pois relendo melhor, se calhar era só mesmo para Carolina.

    Já agora mylittlestar pode dizer o nome dos seus filhos e quais gostaria de ter posto? Fiquei mesmo curiosa...

    ResponderEliminar
  9. Olá, do meu 1º filho gostava de ter posto Delfim, Leonel, Baltasar, Moisés. Quando nasceu ainda não tinhamos decidido, foi um stress porque não estavamos seguros, ninguém gostava daqueles nomes,e na verdade nunca nos decidimos por nenhum e acabou por ficar João que é o nome do meu avo!
    Da 2ª filha gostava de Aurora, Isaura, Esmeralda...ninguém gostava....ficou Laura.
    Da 3ª filha além dos que mencionei acima tinha um que amava (e amo) de paixão , Lurdes Maria... as pessoas quase tinham um fanico quando dizia o nome....Ficou Lúcia!

    ResponderEliminar
  10. Obrigada Mylittlestar pela explicação :)

    Devo dizer que os seus filhos têm 3 nomes muito bonitos. João, Laura e Lúcia são nomes que gosto mesmo.

    Dos que gostava e acabou por não escolher, gosto muito de Aurora. Dos meninos embora não seja dos meus nomes favoritos não desgosto de Delfim e Leonel.


    Lurdes é que sinceramente não me agrada. Mas também não acho que fosse um nome descabido, aliás conheço tantas Lurdes que para mim é um nome muito normal. Bem a mais nova que conheço tem 25 anos e quando era pequena não gostava nada do nome. Talvez com a idade tenha mudado de opinião.

    ResponderEliminar
  11. O nome Lurdes faz-me lembrar o nome Ilda, talvez porque conheço pessoas mais velhas com estes nomes.

    Tenho uma prima Ilda com uns 14 anos. Quando o meu tio disse que a menina se ia chamar Ilda, ficou toda a gente em choque (os irmãos da Ilda chamam-se Marco, Inês, Joana e Carolina). A mãe quis que a bebé se chamasse Ilda Patrícia (err) para a tratar por Patrícia, já que o meu tio não abdicava do Ilda. A verdade é que ao início muitos a tratavam por Patrícia.

    Mas pelos vistos ela gosta mesmo mais de Ilda e agora toda a gente a trata por Ilda... e parece que já nem acho tão estranho o nome numa jovem...

    ResponderEliminar
  12. Pois eu conheço uma Joaquina de 18 anos (assim chamada em honra da avó)! Infelizmente para uma name-nerd como eu, ela detesta-o e só usa o segundo nome, ficando perdida num mar de Ritas da mesma idade :) A maior parte das pessoas nem sonha como ela se chama na realidade!

    Mas o conjunto mais "retro" que já ouvi foi um par de irmãos nascidos nos anos 90 chamados Urbano e Alberta (seguindo aquela velha tradição de dar ao rapaze o nome do pai e à rapariga o nome da mãe).

    ResponderEliminar
  13. Realmente Urbano e Alberta é uma combinação estranha para irmãos nascidos nos anos 90. Mas devo confessar que gosto do nome Alberta, acho forte, nome de uma pessoa decidida. Mas que me lembre nunca conheci nenhuma Alberta.

    ResponderEliminar
  14. Josefina é um nome horrivel! Até nem desgosto de Josefa, mas Josefina = Josefa - a + ina. Josefa é o feminino de José e eu adoro José (Zé Alberto, Zé Miguel, etc.)!

    ResponderEliminar
  15. Muito tempo depois vou comentar. A minha mãe chama-se Josefina, como toda a gente(excepto a minha avó que o escolheu) na familia ninguem gostava..até a própria, pois é Josefina de Conceição e a combinaçã parece-me desastrosa. É tratada por Josê ou Fininha. Hoje em dia consigo gostar do nome porque passei anos a tentar pensar no nome que lhe ficaria melhor e não consigo..então quem gosta sempre lhe disse que tinha sido a mulher de Napoleão Bonaparte e ela fica mais feliz.

    ResponderEliminar
  16. Odeio este maldito nome! E não perdoou minha mãe por isso!

    ResponderEliminar
  17. Nos paises de fala espanhol virou modinha nome antigo, eu mesmo, enquanto argentina, adoro meu nome

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)