Duelo de nomes - Mateus vs Samuel

em 23/03/12


Não sei se referi vezes suficientes o grande valor que atribuo à lista de nomes mais registados em Portugal em 2011, divulgada no início do ano. Aprecio-a, não tanto por nos dizer, em concreto, quais os nomes mais populares, mas porque nos diz que, afinal, há nomes que julgávamos raros mas que, na verdade, têm um grande desempenho. Os nomes de hoje são dois bons exemplos.
Lá longe, em 2009, um dos meus primeiros posts citava alguns "nomes perdidos", nomes que eu achava que praticamente ninguém usava. Pois a lista de 2011 permitiu-me perceber que, afinal, houve 2.735 bebés que receberam um desses nomes que eu achava perdidos. Se excluir da lista Lucas e Simão, que admito que tenham sido sub-avaliados na altura, continua a haver 1.197 crianças com um nome que eu pensava que não era usado. 
É claro que estes nomes todos juntos não chegam ao número total de Rodrigo, mas isso nunca vai mudar, nem aqui, nem em lado nenhum. Há nomes que estão na moda, há nomes que apaixonam as pessoas e esses terão sempre números muito superiores. Mas mais importante do que isso, é a diversidade. E sinceramente, visto desse prisma, acho que nós, que passamos muito tempo neste blog, temos muitos motivos para sorrir! 

Vamos então até Mateus e Samuel, dois nomes presentes na tal lista de perdidos de 2009 e que em 2011 tiveram, juntos, 612 registos. Se repararem, faltava "um bocadinho assim" para serem anagramas; são nomes antigos, com alguma tradição em Portugal, sem que nunca tivessem sido propriamente populares.
A grafia de Samuel é mais internacional, enquanto que Mateus é mais latino (e é óbvio que não, não estou  a ser preconceituosa em relação aos nomes latinos, apenas sei bem que há pessoas que hoje em dia procuram um nome internacional, que permita à criança manter a sua identidade no caso de uma possível emigração). 
Acho que são dois nomes muito sóbrios, discretos e que encaixam no meu perfil de elegância. Haverá quem associe de imediato Mateus ao Brasil, mas para mim, que o associo à Feira de S. Mateus, na belíssima cidade de Viseu, é do mais tradicional português que há, mesmo que o nome original da feira não seja bem esse... 


  • Mateus 
384 registos em 2011; 357 em 2014

Significado: dom de Deus
Diminutivos: Mat, Mati
Alternativas: Matias, Amadeu, Eliseu


  • Samuel 
228 registos em 2011; 209 em 2014

Significado: nome de Deus, dito por Deus
Diminutivos: Sam, Samuca, Sami
Alternativas: Saul, Emanuel, Josué, Abel


O que acham destes nomes? Qual deles preferem?

Atualização - resultado da sondagem:

15 comentários:

  1. Entre os dois prefiro Mateus, mas ainda gosto mais de Matias, que será o nome do meu bebé se for menino. Qto a Samuel ñ desgosto, mas tb prefiro Emanuel.

    ResponderEliminar
  2. Nunca gostei muito de Mateus mas aos meus olhos nenhum nome pode rivalizar com Samuel que eu amo de paixão...

    ResponderEliminar
  3. Mateus mas também prefiro Matias (Mateus x Matias seria um duelo bom)

    ResponderEliminar
  4. Não desgosto de Samuel... Mas gosto muito de Mateus e Matias!

    ResponderEliminar
  5. Não desgosto de Samuel... Mas gosto muito de Mateus e Matias!

    ResponderEliminar
  6. Gosto de ambos! Mas...talvez prefira Samuel (e Matias!)

    ResponderEliminar
  7. Não gosto nada de Samuel, e associo a pessoas evangélicas.
    Matheus é lindo, apesar de tá tão comum q não colocaria num filho só por esse motivo e prefiro com H depois do T, mais comum aqui no BR

    ResponderEliminar
  8. Gosto muito dos dois, mas o meu voto vai para Samuel, que é um nome, como a Filipa disse, com a grande vantagem de ser internacional (é como Benjamim). Além do mais, em adolescente conheci um Samuel que era giríssimo, pelo que fiquei perdidamente apaixonada pelo nome para todo o sempre. Também conhecia um Mateus que não era feio, mas não era a mesma coisa :D. Esse Samuel tinha como petit nom Samu.

    ResponderEliminar
  9. Detesto Mateus. É que não gosto mesmo nada! Matias gosto, associo um pouco a apelido, porque conheço um J. Matias que é tratado por Matias. Conheço dois irmãos que são Laura e Mateus. Acho que não liga nada!
    Samuel gosto muito. Estou como a J., conheço um Samuel (não, não me perdi de amores por ele), mas fez com que o nome subisse em muito na minha consideração, parece que o nome ganhou um pouco da personalidade do rapaz.
    Voto Samuel, sem dúvida!

    ResponderEliminar
  10. Mateus vai ser o meu filho! O meu voto na altura foi pra esse nome sem saber que viria a ser Mateus...

    ResponderEliminar
  11. Samuel é um nome lindo além de ser bíblico,com certeza será o nome de meu filho!
    Beijos as mães e futuras mamães

    ResponderEliminar
  12. aDORO mATEUS... dOS NOMES MAIS LINDOS PARA MENINO! o SIGNIFICADO AINDA ENRIQUECE E EMBELEZA MAIS O NOME. mATEUS = DOM DE dEUS!!!

    ResponderEliminar
  13. concerteza!!!estou gravida de 5 meses e se chamara Samuel!!!

    ResponderEliminar
  14. Com certeza Samuel é um nome que agrada a muitas pessoas, por isso vou desconsiderá-lo. Ocorre o mesmo com Mateus. Não é por acaso que estou pesquisando nomes, e sim por respeito ao meu futuro filho. Que tal evitar os homônimos?

    ResponderEliminar
  15. Adoro Samuel...engraçado q era um nome q por anos nao me dizia nada e de repente, pimba!! Acho lindo,d e facil proncunia em qualquer lingua, q flui com naturalidade...sei la. Lembra-me um rapaz com boas maneiras e ligado à familia, nao sei pq!!!

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)