Duelo de nomes - Alexandre vs Ricardo

em 01/03/12


Alexandre e Ricardo são duas verdadeiras formiguinhas: ninguém dá por eles, mas estão muito bem posicionados, no top 40 dos nomes mais registados em Portugal em 2011. Apesar de não ser o mais popular dos nomes terminados em -ardo, já que ficou atrás de Eduardo, Bernardo e Leonardo (e o que dizer de Eduardo à frente deste quarteto?!), Ricardo conseguiu chegar aos 376 registos o que, parecendo que não, é bem bom, valendo-lhe a 40.ª posição do ranking. Quanto a Alexandre, o número 37.º do ranking com 423 registos, é o terceiro mais popular dos nomes com 9 letras, atrás de Francisco e Guilherme, e na minha opinião, continua a ser um dos segundos nomes mais usados. 
Olhando para os dados do SPIE, é possível perceber que se usaram bastante em Portugal nas últimas décadas, com destaque para os anos 80. No entanto, a enorme popularidade estendeu-se até 2005, quando baixaram da marca dos mil registos anuais. Em 2014 já estão em franca queda, mas são dois clássicos contemporâneos que dificilmente se deixarão de ouvir.



Alexandre parece-me ser mais intemporal e com menor variante gráfica a nível internacional; foi o nome escolhido por oito Papas e há registos de mais de 30 Santos com este nome. Além disso, é difícil não o associar ao cognome Grande, devido ao Alexandre III da Macedónia, um dos maiores expansionistas do império helénico e fundador da Alexandria, maior cidade do Egipto. Em Portugal, destaque-se os poetas Alexandre Herculano e Alexandre Manuel O'Neill. 
Quanto a Ricardo, nome com destaque na área do futebol em Portugal (Ricardo, o guarda-redes sem luvas, Ricardo Sá Pinto, Ricardo Quaresma, Ricardo Carvalho, etc, etc), tem hoje o comediante Ricardo Araújo Pereira como seu maior embaixador. Pelo mundo fora, Richard é um clássico, histórico (penso, por exemplo, em Ricardo Coração de Leão que casou com Berengária) e presente também em Hollywood (Richard Gere, Richard Dean Anderson ou o herói da minha infância, McGyver). 
Se tivesse que escolher entre os dois, era provável que o meu voto fosse para Alexandre, simplesmente porque em relação a Ricardo, prefiro as alternativas abaixo referidas. 


Alexandre

  • Significado: guerreiro defensor 
  • Diminutivos: Alex, Xano, Alê
  • Alternativas: Sandro (dim. de Alexandre), Aléxis, Aléxio, 


Ricardo

  • Significado: poderoso e forte
  • Diminutivos: Ricas, Kaká, 
  • Alternativas: Leonardo, Bernardo, Eduardo

Atualização - resultado da Sondagem: 


12 comentários:

  1. Não gosto do nome Alexandre, embora já tenha gostado menos, logo a minha escolha óbvia é Ricardo, embora já tenha gostado mais deste nome...

    ResponderEliminar
  2. O meu voto vai para Alexandre, que é o nome do meu irmão, do meu pai e do meu avô... É uma família de Xanos e Xaninhos!

    ResponderEliminar
  3. Não gosto nada do nome de Alexandre/a, por isso e embora não morra de amores voto em Ricardo

    ResponderEliminar
  4. Gosto de Ricardo, é nome de família e por isso estou muito habituada a ouvi-lo. Alexandre nem por isso. Mas só uma coisa, não é o nome mais popular com 9 letras visto que Guilherme e Francisco estão muito à frente.

    ResponderEliminar
  5. Carolina, obrigada pela correcção! Baseei-me na lista de nomes compridos, esquecendo-me que apenas inclui na mesma os nomes com 4 sílabas ou mais!

    http://nomesportugueses.blogspot.com/2012/01/nomes-compridos-masculinos-os-mais.html

    ResponderEliminar
  6. Epá.. Eu não gosto muito de Alexandre (da mesma forma que não amo de paixão o meu nome), mas como é o segundo nome do meu irmão, e vá, o masculino do meu, tenho aquela 'ligaçãozinha' com ele.. Além de não engraçar muito com Ricardo. É daqueles consensuais, mas não me fascina.
    E se fosse a escolher entre Ricardo e Alex (já disse que adoro Alex? Mesmo para mim!) era o Alex de certeza. Por isso voto em Alexandre (:
    Xano desconhecia, mas ando a ver se "mato" de vez o hábito de me chamarem Xana e (principalmente) Xaninha (!). Já passou do indiferente ao irritante! Alex soa-me tão melhor (:

    ResponderEliminar
  7. Alê como diminutivo nunca ouvi, mas Áli sim.

    ResponderEliminar
  8. Prefiro Alexandra q Alexandre, e em relação aos dois nomes sugeridos fico com Ricardo.

    ResponderEliminar
  9. Não gosto nada de Alexandre. Alex nunca me atraiu!
    Adoro Ricardo Miguel! Quero dar esse nome a um filho meu. É o nome do meu pai; muitas pessoas tratam o meu pai por Quinha.
    Prefiro Ricardo.

    ResponderEliminar
  10. Gosto muito de Alexandre. De Ricardo não gosto. Voto em Alexandre!

    ResponderEliminar
  11. Alexandre Magno, imperador de parte da Europa e parte da Ásia

    ResponderEliminar
  12. São dois nomes que, sinceramente, não usava. Não que os ache feios mas ambos são demasiado propícios a diminutivos (algo que detesto). Ambos são nomes com História (Alexandre Magno, Ricardo Coração de Leão, etc.), mas se tivesse de escolher, prefira Alexandre.

    Já tenho os dois nomes na família: Ricardo é o nome do meu primo materno e do meu cunhado, o irmão mais velho do meu marido. E Alexandre é o segundo nome do meu marido, que o herdou do avô.

    Nas variantes femininas, não gosto de Alexandra (as Alexandras que me perdoem) e já conheci uma Ricardina que odiava o nome.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)