Marco

em 07/02/12


Quando tinha dez anos, o meu diário secreto estava repleto de corações cor-de-rosa, com a belíssima inscrição no interior: Filipa + Marco = Amor. Pois, o tal Marco, que nem sequer dava pela minha presença, foi a minha  primeira paixão platónica, não correspondida, que me fazia suspirar ao som de "Ela só quer, só pensa em namorar" dos Onda Choc. Raio do rapaz, que fazia mesmo o meu coração palpitar. Como uma batata frita. 
Adiante. 
Marco significa, por aproximação a Marte, deus romano da guerra, "relativo à guerra", "guerreiro" e ainda "martelo" que, no caso, o aproxima de Marcelo.  Em Portugal, Marcos nunca foi tão popular como Marco, que em 1977 chegou aos 1834 registos (enquanto que Marcos, no seu melhor ano, 1976, teve 80 registos, diz o SPIE). Eu conheço mais de vinte "Marco" nascidos entre 1980 e 1985. Não sei se foi algum fenómeno que apenas deu na minha cidade, mas quando vivia em Braga também conhecia alguns. 
Em 2011, Marco teve 124 registos, o que o coloca na 55.ª posição, enquanto que Marcos ficou pelos 40 registos. Não sendo um nome feio, hoje em dia já não me faz piscar os olhinhos. Não o recomendaria, mas não torço o nariz se alguém me disser que está à espera de um Marquinho! 

  • Grau de usabilidade: 13

Atualização: em Janeiro de 2014, Marcus passou a fazer parte da lista de nomes aprovados em Portugal.

9 comentários:

  1. Eu também conheço muitos Marco, Marcos (só conheço um com uns 8 anos). Mas Marco conheço bastantes da década de 80, e alguns do fim da década de 70. Entre colegas da primária, básico, secundário, agora no trabalho havia/há sempre um Marco. Só escapou a faculdade, mas mesmo assim havia um Marc (um bocadinho diferente).

    Mas não é um nome que goste, mas estou como a Ana Filipa, também não torcia o nariz, não torcia muito, vá :P

    ResponderEliminar
  2. Não me agrada muito.. Nunca tive muitos à minha volta, por isso também estranho um pouco. Marco suporto, Marcos não gosto nada.. =/

    ResponderEliminar
  3. Quando penso em Marco, só imagino um rapaz de cabelo castanho e olhos cinzentos com sardas. Este rapaz que eu inventei é calmo, tímido e compreensivo.
    Quando penso em Marcos, só imagino um rapaz de cara bolachuda e de boca torta. Este rapaz que eu inventei é enérgico, extrovertido e burro.
    Obviamente, prefiro Marco, apesar de não ser dos meus preferidos.
    O feminino de Marco é Márcia?

    ResponderEliminar
  4. Rita, tanto Marco como Márcia derivam de Marte, mas Márcia é o feminino de Márcio...

    ResponderEliminar
  5. Também foi por um Marco que meu coração pela primeira vez palpitou :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marco um nome doce, que enche o coração de ternura...! Gosto imenso. Significa organização, paixão, dedicação,serenidade, inteligência, lutador, sincero, fiel amigo, bondoso, carinhoso, enfim, é alguém recheado de predicados...

      Eliminar
  6. Eu gosto do nome Marco Antônio e Marcus Vinicius.

    ResponderEliminar
  7. E o burro é o Marcos? Sabe de nada abestada.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)