Umbelina
Ai! Seu eu pudesse...

em 06/02/12


Há nomes que me agradam imenso, mas que sei que estão muito longe de serem usáveis. Eu sei que às vezes até parece que não, mas eu tenho noção do ridículo [risos].
Vejamos o nome de hoje - Umbelina. Acho mesmo fofinho, adoraria os diminutivos (de três sílabas!) Belina ou Ulina e quando penso numa Umbelina, imagino logo uma senhorinha, com um vestido vintage cor-de-rosa velho com uma sombrinha cor de marfim. O que até faz sentido, já que parece ter origem no latim "umbella", que resulta na palavra portuguesa Umbela que significa "guarda-sol"!

Por curiosidade, regressei ao site da Associação dos Amigos da Torre do Tombo, e vejam as combinações que encontrei: 

  • Ana Umbelina
  • Carlota Umbelina
  • Joana Umbelina
  • Mariana Umbelina
  • Matilde Umbelina
  • Rita Umbelina
  • Umbelina da Luz

16 comentários:

  1. Umbelina é mesmo daqueles nomes que errr, penso de certeza que ninguém tem este nome.

    Tenho uma história curiosa na família, tenho uma prima assim de mais idade que sempre lhe chamamos Odete. Até que há poucos meses, no hospital, chamaram-na "Maria Umbelina" e lá foi ela... pelos vistos é mesmo Maria Umbelina... e nós agora até sabemos, mas nunca ninguém lhe perguntou porquê sempre ter sido chamada de Odete (até a mãe lhe chamava Odete) e lá continuamos a chamar Odete, embora já todos saibam que é Maria Umbelina...

    ResponderEliminar
  2. Como eu te entendo! Não há nome para rapaz em português que eu goste mais que Viriato, o que enche o meu pai de orgulho porque somos beirões e o tio preferido dele chamava-se assim, mas sei que de resto vai haver muito nariz torcido! Ou então, quando eu tiver filhos, nesta onda dos nomes históricos como Afonso e Sancho ainda começa a ser um nome popular e é o fim da macacada.
    E depois para raparigas, ninguém gosta dos meus nomes biblicos como Rebeca e Ester, nem da Edite em honra à minha querida avó. Vai Ana Francisca, que parecendo um nome moderno e muito 90's, era o nome da minha tetravó.

    ResponderEliminar
  3. Conheço uma senhora chamada Umbelina,muito senhora de si ;)É um nome estranho, por mim seria escrito com H eheh Fez-me lembrar outro nome presente na minha infância: Lubélia, chamada a "vizinha Bélinha". Ambos têm um certo encanto vintage, sim!

    ResponderEliminar
  4. Sónia, essa história é deliciosa, parece uma anedota! :) Deve ser preciso odiar mesmo o nome para fazer uma mudança tão radical!

    Christina, eu gosto muito de todos esses nomes, e gosto muito de Viriato - e o meu pai é viseense!

    Dora, Umbelina e Lubélia, gostei! :)

    ResponderEliminar
  5. Conheço uma senhora, minha vizinha, simpática e gorduchinha chamada Umbelina. É a única Umbelina que conheço, e conheço-a desde miúda.
    Institivamente, não consigo evitar associar Umbelina a Sras. simpáticas e gorduchinhas.
    Quando era miúda, o nome fazia-me impressão, só me fazia lembrar umbigo. Coisas de miúda...

    ResponderEliminar
  6. Tenho uma prima da província que se chama Umbelina e tem por volta de 60 anos. Sempre achei um nome estranho, mas aceitei pois é da família. Já agora ela tem uma irmã que se chama Lucília, esse eu acho um nome muito bonito para menina. Só conheci outra quando andava a estudar.

    ResponderEliminar
  7. Uma das minhas irmãs chama-se Lucília! Mais propriamente Maria Lucília...

    ResponderEliminar
  8. Filipa!
    Eu conheço uma Umbelina aqui no Brasil. É uma senhora de seus 50 e poucos anos, cujo apelido é Bilica. Mas ela é bem escandalosa e "perua", como dizemos por aqui. Vestido vintage rosa cor de rosa velho? Só se for a última moda.
    Mas confesso que é a única que conheço.
    Beijos
    Aline

    ResponderEliminar
  9. Ah, e que fique bem claro! Nada contra o estilo da Umbelina que descrevi acima. Por tudo isso, ela é bem autêntica e marcante por onde passa!

    ResponderEliminar
  10. Parece que as Umbelinas não passam mesmo despercebidas :)

    Lucília é bonito!

    ResponderEliminar
  11. Umbelina não conheço nenhuma, mas conheço duas Lubélias! Uma com 40 e alguns anos, e a outra por volta dos 30 (:

    ResponderEliminar
  12. Umbelina é um nome estranho!

    Sónia:
    Poruquê Odete? Porque não Rita, Joana, Sara, Sofia, Teresa, Isabel, Diana, Filipa, Helena, Ema, Zélia, Amanda, Rosa, Madalena, Margarida, Samanta, Catarina, Lourdes, Luana, Luna, Carlota, Carolina, Elisabete, Lisa, Lilite, Liliana, etc.?

    ResponderEliminar
  13. Umbelina de Jesus...nome da minha mae e da minha bis-avo! Apedar de ser tradicional e antigo, gosto muito porque associo com mulheres pequeninas e fofinhas.
    Toda a gente acha o nome unico e lindo aqui no estrangeiro. Tambem e semelhante ao nome Belinda, o que e muito conhecido em Ingles.
    Tambem ha muitos diminuativos a escolher: Belina, Lina, Bela...ate a minha mae ja foi chamada Belininha!

    ResponderEliminar
  14. Tive uma professora aqui há uns anos que se chamava Umbelina Silvana... Hmm, pessoalmente gosto de conhecer este tipo de nomes diferentes, mas nunca o poria a uma filha.

    ResponderEliminar
  15. Prefiro Umbella e Ulina... Emanam uma aura antiga, com sonoridade doce. Gostei das sugestões!

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)