Nomes estrangeiros permitidos em Portugal
- Electra -

em 25/01/12


Dou hoje início a uma rubrica que acho que vem completar uma lacuna deste blog: a análise dos nomes admitidos em Portugal mas que, à primeira vista, identificaríamos como sendo estrangeiros. Não sei se a definição que determinei será a mais apropriada, mas é isso mesmo que me parece: que não são nomes portugueses. Por isso mesmo, um dos objetivos da rubrica será, sempre que possível, conseguir transportar o nome para a língua portuguesa para tentar fazer com que os nomes nos pareçam um bocadinho mais nossos

O nome que escolhi para hoje não será o mais estrangeiro de todos, mas também não me parece muito português: Electra, que associo de imediato à palavra "electricidade". Deveria também  pensar em "electrão", palavra que dá origem a Electra, através do grego élektron, que significa âmbar, ou seja, amarelo dourado
Só pelo facto de o nome remeter para uma cor, de forma dissimulada, já me agrada; mas há mais: é um nome interessante também para quem se interessa pela Mitologia, onde é citada, por exemplo como Electra, a ambarina, uma das ninfas filhas de Oceano e irmã de Dione, Dóris e Ásia e como mãe de Íris e ainda como Electra, filha de Atlas e Plêiade, que, juntamente com as suas irmãs (uma delas chamada Maia), formam a constelação de Touro. 
Vários autores apontam "brilhante" como o significado de Electra. Por tudo o que escrevi acima, para mim, Electra é o nascer do sol.
Em 2014, foi registada apenas uma menina com o nome Electra em Portugal e em 2016, outra, pelo que podemos considera que é um nome verdadeiramente exclusivo! 

5 comentários:

  1. A mim faz-me lembrar o nome de um álbum pop, não me perguntem porquê.. E tenho alguma dificuldade em lê-lo correctamente, parece que vai sair Ecleta, de ecléctico!

    ResponderEliminar
  2. Electra eu amo esse nome mas eu prefiro assim Elektra.

    Eu tenho que confessar que não gosto do meu nome.

    E que Elektra é um dos nomes que eu gostaria de ter tido.

    ResponderEliminar
  3. Se pronuncia 'eletra' ou 'electra' mesmo. Eu amo esse nome e também o prefiro com 'k' ao 'c', sou brasileira quero ter três meninos e uma menina (Caleb, Benjamin, Louis e Celina), mas se eu tiver duas meninas primeiro pretendo colocar Celina e Electra. Por isso queria saber exatamente como se pronunciaria esse nome.

    ResponderEliminar
  4. por sinal essa menina e minha neta e eu adoro o nome o meu neto e paris avo maria

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)