Sérgio
- Nomes dos anos 80 -

em 06/01/12


Mentiria se dissesse que conheço muitos, muitos Sérgios. Pessoalmente, conheço seis; dois têm uma relação familiar e, no total, são de três gerações diferentes. Mas é um nome que acaba por estar sempre presente, onde quer que vá. 
Sérgio vem da palavra latina sergiu e significa "servente"; curiosamente, é um anagrama de "régios", que significa precisamente o contrário... 
Este é mais um nome que, de acordo com o SPIE, atingiu o pico mais alto em 1976 e não em 1980, como o título do post indica mas convém aqui referir que o número de nascimentos em 1976 foi de 186 712, enquanto que em 1980 foi de 160 975. É uma diferença muito grande e que também poderá explicar a disparidade de valores.
Seja como for, os dados oficiais mostram-me que Sérgio ainda estava bem posicionado em 1990, ocupando um excelente 27.º lugar no ranking de nomes masculinos mais registados em Portugal. Desde essa altura, a sua popularidade diminuiu consideravelmente e em 2014 ficou-se pela 83.ª posição, graças aos 41 registos de que foi alvo.
 Aqui ao lado, em Espanha, Sérgio continua a ser um nome bastante popular, ocupando o 16.º lugar do ranking oficial, à frente de Lucas, Gabriel, Martin e Rodrigo, por exemplo. 
Há imensas versões internacionais de Sérgio (as mais conhecidas talvez sejam Sergei e Serge) e nenhuma delas me passa aquela delicadeza que procuramos para um bebé mas, por outro lado, acho que é um nome que adequa bem a um adulto de qualquer idade. 

  • Grau de usabilidade: 14

20 comentários:

  1. Eu gosto de Sérgio, se me perguntarem se é um nome bonito, não digo que é, mas que gosto, gosto :) era bem capaz de pôr o nome a um filho :) além disso adoro o Sérgio Godinho, e sim ele não é de todo dos anos 70/80 :P

    ResponderEliminar
  2. Não gosto muito de Sérgio, mas tenho 2 na familia. Um tem 30 anos e o outro tb mas é Paulo Sérgio(acho que é uma combinação "popular" naqueles tempos). E conheço um Sérgio que é primo de primos meus (LOOL) e tem uns 26,27 anos. Na escola tive 1 ou 2 colegas com esse nome.

    ResponderEliminar
  3. Oi, quero dizer que achei seu blog muito bom!!
    Se puder, vá no meu blog e deixe um recadinho!!
    www.seeutivessefeito.blogspot.com
    Obrigada!!

    ResponderEliminar
  4. Aqui está um nome muito querido para mim pois o meu mano é Sérgio (nasceu em 75) :) Embora seja uma nome popular, apenas conheço mais um que andou comigo na escola. Lembro-me também que o meu irmão tinha uma colega de turma que se chamava Sérgia o que me fazia cá uma confusão...

    ResponderEliminar
  5. Realmente gosto de Sérgio, mas Sérgia errr... é que realmente é muito pesado para um ser feminino ;)

    ResponderEliminar
  6. Sónia, nem imaginas a confusão que o nome me fazia ;) Eu tinha uns 6, 7 anos e não conseguia perceber como é que uma menina tinha o nome do meu irmão mas em versão feminina! ;)

    ResponderEliminar
  7. Conheço dois: um da minha idade e o pai dele. Não gosto muito.. Consigo achar piada a Sergei e Serge, a Sérgio não. Faz-me lembrar Noé, assim meio estridente =/

    ResponderEliminar
  8. Pode ser estranho mas só conheço um Sérgio, meu amigo, e nem é português, é Espanhol!O diminutivo dele é "keko"...Sempre achei estranho mas é esse o diminutivo que dão Sérgio em Espanha.

    ResponderEliminar
  9. Lá está, um dos nomes que mais me lembra a infância, durante anos tive um colega de turma que se chamava assim, e haviam bastantes Sérgios na minha escola...Quanto a Sérgia, conheci uma recentemente e ñ gosto nada...ainda por cima Sérgia Margarida...

    ResponderEliminar
  10. Os Sérgios que conheci sempre foram mais velhos do que eu, sempre associei o nome aos anos 70. Não gosto, nem desgosto :)

    ResponderEliminar
  11. Achei linda a reportagem da mulher que espera 4 Marias, são univitelinas. Amei os nomes :)

    Quando as Marias nascerem (Klara, Eduarda, Fernanda e Vitória), o casal pretende vestir cada uma com uma cor diferente para identificá-las.

    http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1031237-megagravida-de-taubate-sp-leva-4-marias-na-barriga.shtml

    ResponderEliminar
  12. OMG! Acho mesmo giro é a ideia das cores (: [gémeos dão cabo de mim!]
    Tomara que nasçam as 4 saudáveis, e tendo em conta o tempo de que ela já está ainda mais. E aquele barrigão..! No words..

    ResponderEliminar
  13. São nomes muito bonitos só mudava mesmo o K de Klara , nem é porque não gosto de nomes com K, mas em Klara fica horrivel. Ao primeiro até li Kiara.

    ResponderEliminar
  14. Nasceu Teddi Dorothy, filha de Chris Wolstenholme.
    http://celebritybabyscoop.com/2012/01/06/chris-wolstenholme-wife-welcome-baby-no-6-teddi

    ResponderEliminar
  15. Nasceu a filha da Beyonce: Ivy Blue Carter

    http://www.jn.pt/PaginaInicial/Gente/Interior.aspx?content_id=2227969

    ResponderEliminar
  16. Boas...!

    Curioso, acertou em cheio. Bem, quero dizer, as estatísticas não enganam, eu chamo-me Sérgio e sou de 1976.

    Agora, mais invulgar é no site o n ome Sérgio estar ao lado de outro que também é meu, Nuno, e que pelo que tenho visto não é uma combinação muito comum.

    Cumprimentos,

    SN

    P.S. Qualquer dia falarei dos meus apelidos, que têm a particularidade de serem nomes próprios.

    ResponderEliminar
  17. Sérgio é um nome muito comum na minha família o meu pai é Carlos Sérgio mas sempre foi Juca desde pequeno, o meu irmão também é Sérgio Marlon ele é de 1994, não é nome de bebé mas ele agora ta tão grande que lhe assenta como uma luva. Há pouco tempo a conversar com a minha mãe ela disse que se fosse hoje não lhe tinha dado o nome Sérgio e fiquei muito surpreendida acho que lhe fica muito bem o mau é que ninguém lhe chama Marlon

    ResponderEliminar
  18. Não gosto nada de Marlon (desculpe Fabíola!). Mas lá na ilha havia um (ou dois, nem sei) rapaz chamado Marlon que era um autêntico rufia, ele e a família metiam (e ainda acontece) medo/respeito a toda a gente. É um nome que ainda hoje me mexe aqui com as entranhas, parece que me faz tremer e tudo..

    ResponderEliminar
  19. Fabíola, a sua amiga já sabe se vai ter um menino ou uma menina? Esta lista de 2011 vai dar uma grande ajuda :)

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)