Dos nomes curtos, passamos para os compridos, ou seja, aqueles que têm quatro ou mais sílabas e que tiveram, pelo menos, dez registos em 2011:
- Mariana
- Carolina
- Margarida
- Madalena
- Catarina
- Gabriela
- Daniela
- Vitória
- Ariana
- Letícia
- Rafaela
- Benedita
- Alícia
- Victória
- Adriana
- Juliana
- Alexandra
- Tatiana
- Luciana
- Eduarda
- Fabiana
- Cristiana
- Liliana
- Patrícia
- Doriana
- Isabela
- Verónica
- Violeta
- Viviane
- Micaela
- Emília
- Eliana
- Amélia
- Olívia
- Eliane
- Frederica
- Manuela
- Abigail
- Giovana
- Angelina
- Viviana
- Natália
- Anabela
- Julieta
- Oriana
- Janaína
- Valéria
- Valentina
- Anastácia
- Elisabete
- Antónia
- Angélica
- Cecília
- Anaísa
É curioso que apenas dois nomes têm cinco sílabas: Anastácia (que não consta da lista de nomes aprovados, mas que acredito que seja!) e Elisabete.
Bem, há aí nomes que apesar de terem 4 silabas eu não os considero compridos: Ariana, Olivia, Alícia, Emília, Oriana e Eliane, acho que é por começarem com vogal, não lhes dá ar de serem compridos, acho-os "normais", nem curtos, nem compridos. Eu vou mais pelo nº de letras que pelas silabas. Se Olívia com 6 letras é comprido, Margarida com 9 é compridissimo hehe
ResponderEliminareu tb tive o mesmo pensamento do que a Ana, para mim Olivia nao é comprido!
ResponderEliminarVitória, Letícia, Alícia, Patrícia, Emília, Amélia, Olívia, Natália, Valéria, Antónia, Cecília são palavras paroxítonas com terminação em ditongo crescente e, portanto, apresentam três sílabas. Por exemplo, Alícia = A+lí+cia ( o "cia" não se separa por ser ditongo crescente). Daí não parecerem nomes tão longos, como dito nos comentários acima.
ResponderEliminar