Duelo de nomes - Fábio vs Ivo

em 24/01/12


Tenho de admitir que já estava com saudades de um duelo e é ótimo regressar à rotina usando dois nomes que ficaram melhor colocados no ranking de nomes masculinos mais registados em Portugal do que aquilo que eu estava à espera, como é o caso de Fábio e de Ivo
Apesar de serem dois nomes antigos, ambos parecem modernos e até tenho alguma dificuldade em imaginar um senhor de mais idade assim chamado. Por exemplo, lembro-me de ver muitas vezes Fabius  nos livros de Latim mas, olhando apenas para o SPIE, dir-se-ia que foi um nome que chegou a Portugal apenas depois do 25 de Abril! Por outro lado, até 1980, Ivo foi sempre mais popular, e curiosamente teve quase tantos registos em 1979 como em 2011!
No entanto, os dado oficiais a que o Nomes e mais Nomes teve acesso mostram que nos anos 90 houve uma alteração na popularidade e, em 1990, Fábio ocupava a 7.ª posição na lista de nomes mais registados no país, com 2408 registos, o que é verdadeiramente avassalador! Nesse mesmo ano, Ivo ficava-se pelos 294 registos, o que o colocava somente na 42.ª posição do ranking.
Lá em cima referi que acho que são dois nomes modernos mas também os considero suaves - característica que não é muito fácil de encontrar nos nomes masculinos! Agora que os agrupei, acho que fazem imenso sentido juntos, por isso seria uma boa combinação para irmãos (tal como Ivo & Fábia ou Iva & Fábio). Apesar de não fazerem muito o meu género, partilham a vogal "i", que me agrada bastante. 




Fábio

  • Significado: Fava
  • Número de registos em 2011: 157 (50.º posição); em 2014: 107 registos [54.ª posição]
  • Alternativas: Fabiano, Fabrício, Rúbio


Ivo

  • Significado: Arqueiro
  • Número de registos em 2011: 147 (51.º posição); em 2014: 64 registos [65.ª posição]
  • Alternativas: Ivan, Íven, Divo

O que pensam destes dois nomes? 

Resultado da sondagem:







12 comentários:

  1. São nomes que parecem modernos. Gosto mais de Ivo,pois Fábio é daqueles nomes que não me transmite nenhuma impressão. Por isso votei em Ivo.

    ResponderEliminar
  2. Eu gosto muito de Fábio (Fábia, Fabiana, etc). Quando eu andava na primária todas as turmas tinham um Fábio (se calhar era uma moda mais local que nacional) e sempre gostei do nome, pela própria suavidade aqui referida.

    Ivo não gosto tanto (tive um colega que se chamava Ivo Levi, o que é que a Ana Filipa acha desta combinação?), prefiro Ivan, mas eu não digo Iván, digo tipo Ivane, porque tenho um amigo Ivan que diz que correctamente se deve dizer Ivane, e eu faço-lhe a vontade :P

    ResponderEliminar
  3. Não gosto nada de Fábio, é nome que associo a gunagem, desculpem-me.

    Adoro Ivo e Iva!

    ResponderEliminar
  4. Não gosto de nenhum... Fábio é um nome que sempre achei muito sem sal, para não dizer feio.
    Em contrapartida, conheço um menino chamado Fabian e gosto muito.
    Ivo é a mesma coisa...acho muito sem sal, embora já não ache feio também não acho bonito, nem elegante, nem melódico, e é masculino de Iva que só me faz lembrar do imposto.

    ResponderEliminar
  5. Gosto muito de Fábio, conheço um Fábio de 1 aninho q é um fofo e adorei qndo a mãe colocou esse nome pois havia anos q já não escutava em criança.

    Ivo não gosto nada.

    Só por curiosidade, o q seria gunagem?

    ResponderEliminar
  6. Patrícia, só sei explicar o que é um "Guna" recorrendo a uma série de estereótipos, mas vamos lá:
    Um guna é um jovem tendencialmente delinquente, proveniente de bairros problemáticos, que se veste à imagem dos rappers norte-americanos; a imagem de marca é um boné com a pala apontada para o céu, calça de ganga a cair pelas pernas abaixo, sapatilhas Nike ou Adidas, estilo basquetebolista, e alguns colares.
    A palavra "guna" utiliza-se especialmente no norte de Portugal; se não estou em erro, mais para o Sul estes meninos e meninas são chamados de "basofes". Procure no google por Basofe, vá a imagens e já percebe o que é um grupo de gunas, ou seja, "Gunagem"... E já que estamos numa de linguagem, também é frequente ouvir-se "Gunada" hehe Vou elaborar uma frase: "Lá se foi o IPhone, rais'parta a gunada"...

    ResponderEliminar
  7. A guna utiliza-se mais no Norte, ufa, que eu também me senti como a Patrícia, sem perceber o que era guna... sim aqui mais pelo Sul, utiliza-se mais o basofe, mas sinceramente acho que só eles próprios e quem conheceu alguns na escola (como eu) sabe este nome... os meus pais, tios, etc, chamam-lhes a todos gandulos, mesmo que não o sejam :P

    ResponderEliminar
  8. Muito obrigada, esclareceu bem :)

    ResponderEliminar
  9. Guna e gunagem são palavras que nem sequer existem no dicionário...também não sabia o que era tal coisa.
    Se faz lembrar isso é porque deve ter convivido com esse tipo de pessoas, que se chamavam Fábio...É a tal questão de que podemos não gostar de um nome porque nos faz lembrar pessoas com esse nome que não gostamos.
    Os Fábios que conheci ao longo da vida, e não poucos, eram todos pessoas normais, nenhum era "guna".

    ResponderEliminar
  10. Pois eu tenho um grande amigo chamado Fábio (já o tinha referido a respeito do significado do nome ser Fava e haver quem o tratasse assim), e também não gosto nada do nome. Não vou dizer que me remete para a gunagem porque por aqui não se usa esse termo, mas também me faz lembrar algo muito pouco.. agradável! Não sei porquê, mas sinto uma carga negativa no nome. Se calhar também tem a ver com o Fábio Coentrão que eu detesto!
    Fábio, Fabiana, etc.. Não me agradam de todo =/

    Voto em Ivo por isso, mas também não é um nome que goste muiiito.

    ResponderEliminar
  11. Não gosto de nenhum!
    São dois nomes que apareceram no programa "Peso Pesado".
    Ivo faz-me lembrar Uivar.
    FÁBIO = (FALAR - LAR) + (LÁBIO - LÁ)

    ResponderEliminar
  12. Gosto mais de Fábio nome do marido que é Fábio Filipe!! Conheço um menino de 4 anos que se chama Ivo Daniel.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)