Considerações sobre o Top 100 de 2011

em 10/01/12




Depois de conhecermos os nomes mais registados em Portugal ao longo do ano de 2011, é tempo para tecer algumas considerações sobre as listas feminina e masculina. Aqui estão elas:



 Nomes femininos

- Matilde não superou Leonor, ao contrário das minhas expectativas;
- Eu apostava todas as minhas fichas na subida de Lara, mas Inês acabou por ficar à frente por 156 registos;
- Não imaginava Mafalda no top 20; 
- A posição de Luana também surpreende - é altíssima! 
- Iara ficou acima de Yara, mas os dois nomes juntos têm 547 registos - esse número ficaria no top 20; 
- Não haja dúvidas: Daniela é um mesmo um nome popular, mas não é a rainha dos nomes terminados em -ela, já que esse posto pertence a Gabriela. Outros nomes no top 100: Rafaela, Ângela e Isabela
- Entre a 20ª e a 50ª posição encontram-se muitos dos nomes "antigos" que dizíamos que estavam a ouvir-se mais: Alice, Gabriela, Eva, Clara, Vitória, Camila, Ema, Helena e Benedita;
- Por falar em Vitória, se agregássemos as várias grafias, ficaríamos com 456 registos - poderia ocupar a 22.ª posição;
- Lia ficou bastante à frente de Mia
- Entre a 50ª e a 100-ª posição, encontra-se de tudo: nomes modernos, nomes populares nos anos 80, nomes com K... Honestamente, o nome que mais me espantou foi Doriana
- Coisas boas: Violeta e Isabela já se vão usando; 
- Nunca pensei que Carlota fosse tão popular. 

Nomes masculinos

- Top 5 não mudou face a 2010; 
- Rafael ultrapassou Gabriel
- Falou-se muito de Lucas nos últimos dias aqui no blog. Surpresa das surpresas: fora do top 20, tal como em 2010; 
- Há mais Leandros que Leonardos - para mim, era impensável; 
- Diogo e Diego, somados, chegam aos 1968 registos, o que era suficiente para chegar ao top 5; 
- Gostei de ver Henrique tão bem posicionado; 
- Rúben em 38.º, à frente, por exemplo, de Vicente?!!!! Inacreditável! E já agora, Vicente, em 41.º, não está mal colocado, e não sei que posição ocuparia no ano anterior, mas esperava mais... 
- Ao contrário das meninas, os nomes masculinos que referimos aqui muitas vezes como alternativas aos nomes populares, ainda estão fora do top 50, como Xavier, Artur, Frederico, Edgar, Valentim, Tomé, Jaime, Gil, Gaspar e Benjamim. Daqui podemos fazer duas leituras: por um lado, se estão fora do top 50, continuam a ser, de facto, alternativas muito boas; por outro lado... Bem, estão no top 100, já não são tão raros quanto isso!
- Kevin ficou em 67.º com 72 registos; 
- Para terminar, o prémio "Muito barulho por nada" vai para... Noah, que, com apenas 32 registos, ficou fora do top 100. 


10 comentários:

  1. Benedita, Carlota e Mafalda são nome, que eu acredito, q não apareceriam nun top 100 do Brasil. Mas gostei de ver nomes como Camila e Helena q me agradam mto.
    Ah, gostei mto de ver q ainda nascem Patrícias, rs.. Acho um nome lindo e não queria q se sumisse com o tempo :)

    Aqui Gabriel e Lucas nun saem nem a força do top 10, acredito eu :) Acho q em Portugal vcs optam por mais nomes masculinos, essa é a impressão q eu tenho.

    Adorei suas consideração. Essa lista vai dar o q falar, rs...

    ResponderEliminar
  2. Ah sim, eu não vejo Kevin como um mau nome, acho q é comum pra mim, um dos melhores nomes com "K". Gostaria q as pessoas perdesse mais o preconceito com essa letra e espero q próximo ano tenham vários K's no top 20. Kyara, Kelly, Kevin... rs... acho q é pedir demais pois não existem mtas possibilidades por aí. :)

    ResponderEliminar
  3. Eu já fiz as considerações pessoais lá por baixo ;) Relativamente às da Filipa, concordo completamente com o que foi dito, e sim Doriana é muito estranho... aliás eu só conheci esse nome porque na primeira casa dos segredos, havia uma concorrente com esse nome... será que já era usado antes ou começou nessa altura? Se for por isto, ainda vamos ver Fanny no top de 2012 :P

    ResponderEliminar
  4. Concordo com essa analise, mas faltou as diferentes grafias de Kévin: Kevin(72)+ Kévim(29) + Kévin (6) + Quévin(12) = 119
    Os Kevin poderão ser estrangeiros ou de portugueses com dupla nacionalidade , uma vez que é um nome não admitido, mas os Kévim e Quévin é óbvio que são mesmo portugueses já que são as duas alternativas permitidas.
    Seja como for não deixou de me surpreender porque mesmo entre os estrangeiros sempre pensei que Kevin fosse um nome "ultrapassado"!
    Kelly também me surpreendeu de igual modo.

    Doriana foi de certeza por causa da Casa dos Segredos 1....

    Os nomes modernos estão a ganhar muito terreno, nunca pensei que Luana , Íris e Bianca pudessem estar perto do Top 20

    ResponderEliminar
  5. Esqueci-me:
    Irina surpreendeu-me mesmo muito!!!

    E ficou bem á frente de Irene, que se bem me lembro ganhou o duelo feito aqui entre os 2 nomes.

    ResponderEliminar
  6. O que me surpreendeu mesmo foi Bianca, como já disseram, em 25º!

    ResponderEliminar
  7. http://brasil.babycenter.com/pregnancy/nome/2011/ranking-mais-comuns/

    ResponderEliminar
  8. Eu não acho Kevin um mau nome, apenas acho fora de moda; quanto à letra K, acho despropositada quando se usa em substituição do C, como em Karla, Kyara, Karina, Lukas, Kaio, Kamilla... No mesmo sentido, jamais escolheria ou recomendaria Quévim ou Quéli quando, originalmente, esses nomes se escrevem com K.

    Quanto aos acentos, prefiro acreditar que é desejo dos pais, porque se for erro do autor do registo, coisas como irís, Celio, Constânça, Juniór ou Karolína davam direito a despedimento por justa causa hehe

    ResponderEliminar
  9. A razão para nascerem tantos Kevins é o facto de as pessoas que agora são pais terem tido uma infância recheada pelo sozinho em casa, todos querem ter aquele Kevin fofinho e perspicaz ;)

    ResponderEliminar
  10. Doriana ainda vá, até acho um nome bonito (e a beleza da concorrente do Secret Story 1 também ajuda a gostar desse nome).

    Mas espero sinceramente que este ano não haja um boom de Cleides ou Fannys.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)