Ontem pedi ajuda no Facebook para escolher o próximo nome do dia e uma das sugestões foi Eduarda. Costumo associar Eduarda a Francisca, dois nomes cuja versão masculina é clássica e comum, mas que, na sua versão feminina, acho que ganham ainda mais elegância. Não gosto da expressão mas, na minha opinião, Eduardo e Francisco ocorrem em todas as classes, enquanto que Eduarda e Francisca são mais elitistas.
A Sónia referiu no Facebook que Eduarda é conhecido sem ser comum e eu concordo; no Brasil, porém, é um nome muito popular. No ranking do Baby Center, por exemplo, "Maria Eduarda" ocupa a 4.ª posição (o que a torna na rainha dos nomes compostos) e "Eduarda" ocupa a 36:º. Em Portugal, em 2013, foram registadas 58 meninas, o que coloca o nome na 80.ª posição do ranking. Em 2016, Eduarda foi a escolha para 63 meninas, ocupando a 82.ª posição. Não é um número muito relevante para o nome em questão o que, a meu ver, até é benéfico!
Eduarda significa guarda rica ou guarda satisfeita e é uma belíssima escolha para quem gosta de nomes elaborados, mas absolutamente normais.
Por curiosidade, foi espreitar os nomes compostos com Eduarda presentes nos registos paroquiais da Associação dos Amigos da Torre do Tombo e encontrei alguns bem giros:
- Emília Eduarda
- Eduarda Rosa
- Eduarda Amélia
- Eduarda Carolina
- Eduarda Mariana
- Eduarda Matilde
Para finalizar, trouxe também esta combinação, porque acho que reafirma tudo o que escrevi em cima sobre o elitismo do nome: Carlota Francisca Eduarda.
Eu lembrei-me sobretudo deste nome porque conheci uma Eduarda (30 anos) este fim-de-semana... Concordo com o que foi dito, prefiro Eduarda e Francisca, a Eduardo e Francisco... e sinceramente já que agora se usam nomes de "elite", é uma pena Eduarda não começar a ser mais utilizado...
ResponderEliminarDas combinações gosto sobretudo de Eduarda Rosa... A Eduarda que conheci este fds, é Eduarda Manuela (hmmm)... fora isso só conheço uma Maria Eduarda com uns 50 anos...
Eduarda é o nome da minha sobrinha de 14 anos. Quando minha cunhada escolheu ainda não era tão comum por aqui, mas depois apaceram tantas q hj qse não existe uma família sem Eduarda.
ResponderEliminarEu acho um nome lindo, o pelido Duda é bem sofisticado (pelo menos pra mim).
Patrícia, ainda bem que falou dos diminutivos, porque eu esqueci-me!!
ResponderEliminarEu conheço uma Maria Eduarda que é "Duxa", de Eduarduxa :)
Na primaria tive uma Eduarda e um Eduardo e Eduarda encantou me, ainda há dias comentei com o meu namorado sobre Eduarda se ele gostava, porque ele nunca gosta de nome nenhum nome que eu goste e ele gosta, e o diminutivo Duda ADORO. Sobre Francisca e Francisco prefiro a versão masculina.
ResponderEliminarTambém gosto mto do nome Eduarda, sendo que Maria Eduarda é na minha opinião um nome mto elegante e k associo sempre a uma mulher forte e confiante ñ me perguntem por quê...:)
ResponderEliminarConfesso que Francisca ñ me agradava, mas desde k existe uma na minha família já me agrada mais...já a versão masculina adoro...
Gosto muito de Eduarda, concordo que é um nome muito elegante. Na minha opinião é um nome fica bem sozinho.
ResponderEliminarNão consigo gostar de Eduarda/o, nunca tenho uma relação boa com pesssoas com esse nome, não sei porque :/
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
EliminarGosto muito de Eduarda que me soa super distinto. Porém, tal como com Ema, associo a um certo presságio de desgraça por causa de um livro. Com Ema, não punha por causa de Madame Bovary, com Eduarda, lembro-me sempre d'Os Maias.
ResponderEliminarComo diz o ditado "a língua é o chicote da alma" hoje namoro um Eduardo... 'kkk
ResponderEliminarEduarda e simplesmente um lindo nome! Filipa bem que podia fazer um duelo com os nomes Fernanda e Eduarda, para mim eles sao parecidos em muitos aspectos pelo menos aqui no Brasil, eu os considero muito chiques, fortes e se ve muito acompanhado de Maria
ResponderEliminarG. Gomes, fica prometido! :D
ResponderEliminarEduarda Cristina...
ResponderEliminarO meu nome e é muito forte.
Nunca gostei do nome,preferia ser só Eduarda ou Maria Eduarda.
Não fui Maria Eduarda por causa de uma novela que passou antes de eu nascer e a minha mãe teve medo que virasse "moda".
O meu é só Eduarda
ResponderEliminarO meu é Eduarda Marisa! No entanto preferia ser só Eduarda. Já tenho 32 anos e quando a minha mãe dizi às pessoas o meu nome, elas diziam que era muito esquisito!
ResponderEliminar