Carolina

em 15/12/11


Se fizesse um ranking de nomes contemporâneos delicados, Carolina ocuparia o primeiro lugar. É um nome que se enrola na língua, que é comprido mas fofinho, romântico e feminino. Embora não tenha uma terminação muito popular, é atualmente uma das minhas preferidas porque acho que é ela que lhe dá o toque especial! Alina, Elina, Evelina, Melina, Paulina... Gosto, gosto, gosto!!
A meu ver, este nome só perde pela popularidade porque de resto é um vencedor nato! Se isso for impedimento, Carlota poderá ser considerada uma boa alternativa, embora a meu ver faça com que o nome perca grande parte da sua doçura. 
Aqui no blog, venceu com facilidade o duelo que o opôs a Catarina, e permitiu-me fazer um post delicioso com nomes compostos.

Popularidade atual

Carolina tem origem em Carolus mas terá chegado a Portugal por influência italiana. Significa "a forte" e está no auge da sua popularidade. Presente no top 10 desde o ano 2000, chegou a ultrapassar a barreira dos dois mil registos anuais em 2004! Dez anos depois, ocupa a 6.ª posição do ranking de nomes mais populares em Portugal.
Entre 1990 e 2014 foram registadas mais de 30 mil meninas com este nome, o que é verdadeiramente impressionante!

8 comentários:

  1. E é por causa da sonoridade "li" que eu acho que o diminutivo Carol tira o charme e a sonoridade agradável ao nome. Tenho amigos que me tratam por Carol, mas não faço questão que assim seja.
    Além de agora haver muitas meninas Carolina, no meu tempo de escola só conheci outra, que tb era Ana Carolina. Durante o estágio apercebo-me que é um nome comum na casa dos 50/60 anos e , na maior parte dos casos, sem Maria a acompanhar.

    ResponderEliminar
  2. Eu adoro o nome Carolina, sempre foi o meu preferido desde pequena, se um dia tiver uma filha será Carolina de certezinha...Obrigada novamente por se lembrar que sugeri o nome, é por isso k venho aqui todos os dias, pk sei k de facto estou a "falar" para alguém.Bj

    ResponderEliminar
  3. Célia, hoje estou tão sensível que até me veio uma lágrima aos olhos :) Obrigada!!!
    Eu leio todos os comentários, mesmo quando não respondo diretamente! Por vezes, acontece de ficar à espera de juntar mais comentários para responder a todos de uma só vez e depois acabo por me esquecer, mas lá que leio, isso leio! :)

    ResponderEliminar
  4. eu gosto de Carolina, só ficou de fora das minhas escolhas pq este ano já nasceram 4 carolinas de amigas minhas :)

    Mas um nome que ouço mts nas amiguinhas do Martim é Carlota, sem duvida...se calhar é por isso que ja me entrou melhor no ouvido...

    ResponderEliminar
  5. Gosto muito de Carolina, mas acho que não o usaria. Talvez por o meu segundo nome ser Catarina, não sei mesmo. Desde pequena que me lembro de gostar do nome mas nunca como possível escolhido para dar a uma filhota.
    Tenho uma amiga Ana Carolina (em que tal como a Ana Cláudia e as Ana's Catarina's, o 'Ana' desaparece por completo) e uma Marta Carolina. Carolina era o nome da sua avó, e em conversa com ela percebemos que ambas achávamos que Carolina não era nome de senhora velhinha! Entretanto já vim a perceber que é bastante comum em idades mais avançadas ;)

    ResponderEliminar
  6. quando tiver uma filhota carolina sera sem duvida uma das minhas escolhas...adoro,é doce,elegante e feminino :)

    ResponderEliminar
  7. Carolina tb é o nome da minha avó paterna...tudo razões para eu gostar do nome :)

    ResponderEliminar
  8. Gosto muito do nome carolina: é doce, feminino, bonito, intemporal... Apesar de actualmente ser muito popular (regra geral não sou fã de nomes populares), acho-o suficientemente bonito para 'sobreviver' á popularidade! Gosto particularmente para segundo nome: Miriam Carolina, Mia Carolina, Mara Carolina, Etc...

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)