Balanço de 2011 - nomes masculinos

em 29/12/11


Quando o ranking do ano passado foi divulgado, fiquei surpreendida com o primeiro lugar, que pertencia a Rodrigo, porque o nome que eu mais ouvi em bebés durante o ano de 2010 foi, de longe, Martim. Este ano, estou com a mesma sensação. Tendo de apostar, o meu palpite vai para Martim como nome mais popular de 2011, embora a posição de João seja sempre uma incógnita. 
Também apostaria numa subida de Gabriel, ainda que a concorrência seja muito forte e até clássica, com nomes como Guilherme, Diogo e Tiago sempre em alta; fora do possível top 20 deverão estar Tomé e Vicente, embora sejam daqueles nomes que atualmente se ouvem bastante  mais do que há dois anos atrás. 
Pelo que vejo, os pais também estão mais atentos a nomes da geração dos nossos avós: apesar de ainda serem pouco populares, já conseguimos encontrar aqui e acolá, e mais do que habitualmente, um bebé Gaspar, Gil, Samuel ou Artur. Por oposição, Noah, Diego e Enzo estão a despertar cada vez mais o interesse dos futuros papás que preferem um nome mais moderno. 
Para finalizar, resta referir que, em relação ao nome da moda, não tenho grandes dúvidas de que Lucas veio para ficar. 

Não acham curioso que os nomes que nos parecem mais em evidência comecem pela mesma letra? Martim & Matilde, Lara & Lucas. Grandes combinações para irmãos, não acham?

4 comentários:

  1. Eu também tenho a sensação que Martim é o rei dos nascimentos de 2011, embora isso não me agrade muito... Relativamente aos outros nomes não tenho muita noção...

    Conheço alguns pequenitos Gabriel, gosto, por sua vez a minha sensação é que Diogo está a sair da moda, com pena minha :(

    Dos outros nomes que parece que estão a resuscitar, cada vez gosto mais de Gaspar :) um nome que também ouvi este ano em bebé e que também há muito que não ouvia é Raúl...

    ResponderEliminar
  2. Eu tb tenho essa sensação quanto a Martim, mas a verdade é que o ano passado ocupou o 3º lugar. E, por acaso, na minha "turma" de catequese não tenho nenhum, mas tenho 2 Gonçalo, 2 Afonso e 2 Diogo. Em 2012, a minha família vai receber um Martim, mas como vai nascer na Bélgica não sei se conta nos dados portugueses(e tb se contar já será de 2012).

    Vamos ver o que os dados oficiais nos reservam ;)

    ResponderEliminar
  3. Ainda hoje comentei isso com o meu irmão, Matilde & Martim a serem bastante usados e começarem pela mesma letra.
    Quanto a Lucas, para mim está como Lara, não gosto NADA! Mas pronto, não podemos gostar de todos como é óbvio (:
    A minha prima tem um enteado de 4 anos, o Martim, e um filhote de 2, o Diogo.
    O meu irmão tem uns amigos que vão ser pais de um menino, e estão a pensar em Sebastião, mas absolutamente ninguém (de amigos a família) gosta do nome. Eu gosto! (:

    ResponderEliminar
  4. Eu adoro nomes começados em M...Martim, Matilde, Madalena, Margarida...Adoro Martim, inclusive conheço um nascido este ano...tb nasceram um Rodrigo Gabriel,e um Bruno.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)