Balanço de 2011 - nomes femininos

em 28/12/11


Embora ainda não haja estatísticas oficiais relativas aos nomes mais usados em Portugal em 2011 (estatísticas que eu acredito que serão divulgadas em meados de Janeiro, mantendo a esperança de que seja divulgado um top 50 para cada género), não é difícil prever que a lista não deverá sofrer grandes alterações face a 2010. Os nomes, ao contrário das roupas ou dos gadgets, têm um prazo de validade alargado e passeiam-se pelas maternidades a uma cadência lenta. 
Sem estatísticas, resta-nos dar palpites, coisa que também é divertida: diria que Matilde superou Leonor e Beatriz, num percurso que me parece normal. Também arriscaria dizer que, embora Maria seja ainda uma escolha muito popular (e provável n.º 1), não me parece que mantenha a mesma pujança. 
As dicotomias habituais também se mantêm: nomes únicos vs. nomes compostos, e nomes modernos e curtos vs. nomes antigos e tendencialmente mais compridos. No caso dos compostos, Sofia e Filipa são escolhas muito populares para segundo nome; nos modernos, ouve-se cada vez mais  Mia, Íris, Yara / Iara e Ariana. Nos antigos, parece-me que Alice vai ganhando terreno, acompanhada de Clara, Camila, Eva e Vitória
Dentro do grupo das certezas, ou seja, daqueles que já eram populares em 2010 (7.º), acho que o grande destaque é Lara. Hoje em dia, é o "nome da moda" e ainda tem margem de manobra para subir. 

5 comentários:

  1. Também acredito que Matilde tenha superado Beatriz e Leonor como já tinha tido algures. Em relação a Alice, também já se começa a ouvir mais... acredito que a moda dos nomes antigos não passe tão depressa... mas que se comecem a pôr nomes antigos mais curtos. Em vez das Constanças e Madalenas, talvez as Evas e Claras se tornem mais comuns :)

    ResponderEliminar
  2. Alice vai ter quase de certeza uma grande subida, sim (:
    E eu não gosto nada nada de Lara. Conheci uma no 3º ciclo. Aiiii só de me lembrar!!

    ResponderEliminar
  3. Matilde subiu para o 2º lugar quase de certeza.
    Embora Alice tenha subido não acredito que esteja no Top 20
    Lara, é um nome que não acho piada nenhuma e nem sei como está no Top... Clara é muito mais bonito!

    ResponderEliminar
  4. Espero mesmo que o reinado de Beatriz esteja a acabar, nunca gostei do nome e acho que a popularidade nos últimos anos só acabou com o nome(pelo menos, para mim). Maria provavelmente mantém-se na 1ªposição.

    ResponderEliminar
  5. Matilde curiosamente ñ conheço nenhuma pequenina, só adultas..Eva tb é um nome k tenho ouvido bastante aqui onde vivo. Das crianças nascidas este ano k conheço, nasceram uma Laura, uma Mariana, uma Ana Margarida e uma Ana Mara....

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)