Mariano e os nomes espanhóis

em 21/11/11


Falamos aqui diversas vezes dos nomes masculinos que depois são adaptados ao género feminino, e pode estar aqui está um exemplo do contrário, se encararmos Mariana como a contração de Maria + Ana. Contudo, há outras interpretações que indicam que Mariana vem do latim  "Marianus" ou seja, relativo a Mário - "de Marte". 
Significados à parte, é um nome que vamos ouvir muito nos próximos meses devido ao resultado das eleições ontem, em Espanha mas, em Portugal, o nome até nem é novidade - lembram-se do (José) Mariano Gago, ex-Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior?
Acho que Mariano nunca vai conseguir sair da sombra de Mariana, mas se Cristiano foi pegando, haverá alguma esperança para Mariano?!
Como curiosidade, o Mariano Rajoy, agora Presidente do Governo de Espanha, é galego, nascido em Santiago de Compostela - uma região que muito me diz, pela proximidade geográfica à minha cidade natal, e onde me desloco com frequência. Aqui ficam os nomes mais usados na Galiza em 2010: 

Meninos: 

  1. Hugo 
  2. Mateo
  3. Pablo
  4. Martin
  5. Daniel
  6. Diego
  7. Adrian
  8. Brais
  9. Lucas
  10. Alejandro


Meninas: 

  1. Sara
  2. Lúcia
  3. Noa
  4. Daniela
  5. Paula
  6. Carla
  7. Alba
  8. Laura
  9. Sofia
  10. Uxia


3 comentários:

  1. Eu não gosto nada de Mariano, devo confessar que nem Mariana é dos meus nomes favoritos... Em relação a Mariano penso sempre que é apelido, pois conheca uma família Mariano :P

    Para mim Mariano está numa categoria como Lauro, Lúcio, Olívio... se bem que estes nomes gosto mesmo muito na versão feminina...

    ResponderEliminar
  2. Sou da opinião da Sónia também não consigo gostar de Mariano nem de Mariana nem de nomes do género como ela citou, ao contrario de nomes mais ouvidos no masculino e depois se ouve no feminino não me causa tanta estranheza.

    ResponderEliminar
  3. Eu gosto muito do meu nome Mariano 3° na minha família de origem espanhola.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)