Duelo de nomes - Vasco vs Vicente

em 11/11/11



Vasco e Vicente partilham mais do que a primeira letra. São dois nomes históricos em Portugal, que em tempos pertenceram a pessoas que dificilmente deixarão de ser referidos nos livros escolares. Vasco da Gama é um dos rostos da Era dos Descobrimentos e Gil Vicente é o nome maior da dramaturgia portuguesa. Vasco era filho de Estêvão e marido de Catarina; foi pai de Francisco, Estevão, Paulo, Cristóvão, Pedro, Isabel e Álvaro. Vicente casou-se inicialmente com Branca e foi pai de Gaspar Vicente e Belchior Vicente e, mais tarde, casou com Melícia, com quem teve Paula, Luís Vicente e Valéria.



Vasco
  • significado: oriundo do País Basco
  • diminutivos: Vasquinho, Vaz
  • alternativas: Gastão, Álvaro


Vicente: 
  • significado: vencedor
  • diminutivos: Vi (ufa, é difícil!)
  • alternativas: Vicêncio, Valente

Já tenho dito por aqui que V é uma letra muito forte e, hoje em dia, com grande destaque. Acho que Vicente um nome muito delicado, enquanto que Vasco é mais masculino e, muito por causa disso, embora o tenha apontado acima, não sou grande fã do diminutivo Vasquinho.
Ambos poderiam ser incluídos numa lista de nomes betinhos - mais Vasco do que Vicente. Vasco está no top 50 desde 1997 e, desde então, tem subido consecutivamente no ranking, tanto que em 2014 já ocupava a 30.ª posição. Vicente, por seu lado. apenas chegou ao top 100 em 2001, mas a subida tem sido absolutamente impressionante: em 2009 já estava no top 50 e desde 2013 que está no top 30. Em 2014, ficou na 254.ª posição. 

O que é que acham destes nomes? Qual é o vosso preferido? Não se esqueçam de votar!


Resultado da sondagem





19 comentários:

  1. Vicente é muito mais bonito :P

    O filho do Jorge Palma chama-se Vicente (actualmente toca com o pai) e nasceu eu 1983, ou seja era o nome mesmo pouco utilizado da altura... li algures que o Jorge Palma na altura queria pôr ao filho o nome de Castor, mas não o deixaram :P (eheh agora não sei é se isso apenas lhe passou pela cabeça ou se tentou mm q no registo deixassem)

    ResponderEliminar
  2. Prefiro Vicente :)
    Vasco é bonito, mas acho um nome agressivo, marcadamente masculino. Tenho um vizinho com esse nome que tem 10 anos e é um miúdo com muita personalidade. Não conheço nenhum Vicente :(

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito dos dois: Vasco seria o meu nome se fosse rapaz (aliás, os meus pais nunca pensaram que podiam ter uma menina e fui Vasco nove meses). Tenho uma amiga que teve um Vasco há dois meses e penso que continua a ser um belo nome de rapaz. Também conheço um Vicente com dois anos e acho um belo nome, adequado ao miúdo doce que é e com futuro como nome de homem. Por algum motivo, associo sempre Vicente a Lourenço, outro nome que me agrada muito.

    ResponderEliminar
  4. Vicente, mas ainda hesitei um pouco. Vasco faz-me lembrar um miúdo que conheço, e não, prefiro Vicente! (:

    ResponderEliminar
  5. Vicente sem duvida! Se a Ema fosse menino era uma das nossas escolhas!

    ResponderEliminar
  6. Gosto dos dois mas prefiro Vicente alias só conheço um e está na casa dos trinta..

    ResponderEliminar
  7. Não gosto mto destes nomes, mas suporto melhor Vicente...

    ResponderEliminar
  8. Gosto de ambos, mas prefiro Vasco. Conheço muitos Vascos de várias idades, Vicente conheço apenas um com cerca de 8-9 anos. Não sei porquê, mas Vicente soa-me mais a betinho e como Vasco para mim é tão comum não me soa nada a elite. :)Se eu tiver um rapaz no futuro é uma das minhas opções, seguramente.

    ResponderEliminar
  9. Quando sugeri, já calculava que este duelo não fosse nada renhido, mas eu prefiro Vasco! Também acho Vicente mais betinho e Vasco mais normal.

    ResponderEliminar
  10. Eu queria sugerir um duelo com o meu próprio nome :$

    Sónia é uma versão eslava de Sofia, o qual é de origem grega, e ambos significam por isso, o mesmo, sabedoria. Sónia esteve muito na moda nos anos 70 e 80 e agora quase não se ouve :( Já Sofia acho que é um nome mais apreciado por toda a gente, muito utilizado como segundo nome nos anos 80, ainda se mantem numa boa posição actualmente...

    Eu devo confessar que nunca suportei o nome Sofia, porque às vezes me chamavam assim, achava meio fanhoso :P Entretanto a minha melhor amiga da faculdade chama-se Sofia e desde que a conheci, comecei a apreciar a sonoridade...

    ResponderEliminar
  11. Ontem sugeri o duelo com Sofia, e à noite fiquei a saber que um casal que conheço vai ter uma Sofia... embora vá ter apenas um nome própio, o apelido que virá a seguir de Sofia, é Rosa... vai ficar uma Sofia Rosa, embora o pai tenha feito questão de explicar que Rosa não é nome próprio :P

    ResponderEliminar
  12. eu adoro vicente,nao seria a minha primeira escolha para um filho porque será francisco que é o nome do meu pai mas se tiver gémeos Francisco e Vicente seria uma boa escolha visto que o meu nome é Vânia e o do meu marido é Fábio,um ficaria com a inicial do pai e outro com a inicial da mãe... :) adoro estas coisas :) já agora e aproveitando a boleia da SÓNIA que tal um duelo entre Vânia e Tânia??? bem sei que nenhum destes nomes esta na moda nos dias que correm mas nos anos 80 eram bastante usados,conheço bastante Vânias e Tânias da minha idade. beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Olá Vânia! Obrigada pelos comentários :) Vou aproveitar a sugestão de Vânia vs Tânia para um dos próximos posts sobre os nomes dos anos 80 :)

    ResponderEliminar
  14. Adoro Vicente, nome escolhido para o meu baby, que está prestes a nascer!
    Quanto mais ouço amigos e familiares a perguntarem pelo Vicente mais amo o nome escolhido.

    Vasco também não me desagrada, mas pela sonoridade e significado e tudo o mais prefiro de longe Vicente!

    ResponderEliminar
  15. Estou grávida de gemeos, são dois meninos e vao chamar-se precisamente Vasco e Vicente, adoro!

    ResponderEliminar
  16. Mãe de um Vicente speeking! :)
    Adoro o nome Vicente e não acho nada um nome delicado. VICENTE! Quando o escolhi imaginava um homem grande e lindo em cima de um cavalo a combater numa batalha! lol Não é romântico, mas como Vicente é um nome antigo, sempre pensei que pudesse ter pertencido a um grande e corajoso guerreiro! ;)

    ResponderEliminar
  17. Kiki, foneticamente, acho que há nomes mais agressivos do que Vicente, como Rodrigo, Lourenço, Afonso, por exemplo, mas também acho que a descrição de um homem forte, a cavalo, se adequa a um Vicente! :D

    ResponderEliminar
  18. Prefiro Vicente. Sendo brasileira, entranhei o nome Vasco, só conhecia dos times de futebol brasileiros (Vasco vs Flamengo, etc).

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)