Proibição de nomes - o caso romeno

em 31/10/11

A C* deixou uma sugestão de leitura na caixinha de comentários que se refere à escolha dos nomes na Roménia
Acho a notícia muito confusa, mas percebi o suficiente para ficar com uma dúvida: haverá parâmetros para definir quais são os nomes indecentes (para além dos mais óbvios, citados na notícia do JN) e os nomes que afetam o interesse da criança ou será simplesmente deixado a cargo do funcionário que vai efetuar o registo? 

Eu sou sempre a favor da preservação do interesse da criança, mas parece-me muito difícil estipular o momento em que se passa essa barreira, pelo que, provavelmente, reinará a subjetividade. Não me agrada. Do mal o menos: prefiro conhecer a nossa lista de trás para a frente e saber que todas as Conservatórias vão adotar a mesma postura face aos nomes que levantam dúvidas, do que corrermos o risco de proibir um determinado nome do Porto quando, no mesmo minuto, está a ser registado em Vila Nova de Gaia, sem nenhum problema. 

O que é que pensam sobre este assunto? 


2 comentários:

  1. Partilho a tua opinião! Não percebi porque não fazem uma lista com os nomes,pelo menos de nomes proibidos. Até me faz confusão pensar que qualquer nome era aprovado de ânimo leve.

    ResponderEliminar
  2. Aqui ao pé de minha casa há um restaurante romeno, cujos donos são mesmo de lá. A mãe é Maria e o filho Gabriel (nomes muito comuns na Roménia, segundo me disseram), a outra filha Oana e o pai não faço ideia.
    Mas fiquei um pouco chocada com essa notícia.. Permitir tudo e mais alguma coisa é um pouco estranho =X

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)