Nomes que não ousamos usar

em 25/10/11

O post sobre o nome Vanessa rendeu comentários muito interessantes, mas permitam-me que destaque uma frase deixada pela Sónia


"Acho que durante anos não vão nascer Vanessas, é que mesmo que os pais gostem, acho que vão sempre pensar que os outros vão achar um nome piroso..."


Gostaria imenso de poder discordar, mas é difícil. É claro que muitas vezes os pais colocam de lado nomes porque poderão causar embaraço aos filhos mas, por outro lado, quantas vezes não devem excluir das suas listas nomes muito bonitos, que não envergonhariam ninguém, mas que hoje em dia não são bem recebidos? 
A pergunta não poderia ser outra: quais são os nomes que certamente estariam na vossa lista mas que, à partida, já estão colocados de parte, por causa da reacção dos outros?

7 comentários:

  1. Há quatro, um de menino e três de menina: Ramiro (de que já aqui falei), porque o meu marido odeia, acha nome de «velho», etc. Eu acho semelhante a Rodrigo, em mais bonito :D
    Maria Joana - pela associação à droga leve. Acho a combinação mesmo muito bonita (a única de que gosto com o meu nome), mas não suportaria saber que a minha filha seria eternamente gozada por isso (ou assim me dizem os mais próximos).
    Maria do Mar - porque, para o resto da minha família e amigos, é nome de criança «abandonada na praia», «órfã». Já ouvi de tudo, todos odeiam com paixão e não tenho nem um aliado... Eu amo!!!
    Rosa - eu acho, simplesmente, delicado, doce, eterno. Tudo o que deve ser um nome de menina e mulher. O meu marido considera «parolíssimo», a minha sogra, mãe, etc. acham extremamente «saloio». Eu gosto muito e acho o máximo dar a uma filha o nome da «rainha das flores».
    Agora, nesta gravidez, antes de saber o sexo, todos estes nomes foram discutidos cá em casa até à exaustão e estiveram sempre na lista, mas só na minha, porque mais ninguém gostava, snif...

    ResponderEliminar
  2. Nomes que eu gosto e acho que não metia, porque as pessoas iam franzir os olhos (aliás porque sempre que digo que gosto o fazem):

    Adelaide, Angélica, Filomena
    Barnabé, Casimiro, Jeremias

    Mas pronto considero mesmo que sejam gostos estranhos e que a criança tb n gostasse mt... Mas por acaso gosto mesmo de Casimiro, já disse ao meu namorado que se tivermos um filho podia ser segundo nome, mas ele nem assim aceita...

    Depois gosto de Lavínia, Lívia, mas todos me dizem que são nomes muito brasileiros, e pronto tb excluí...

    De resto, os nomes que gosto são daqueles nomes normais (aqueles que mesmo quando as pessoas não gostam, não reclamam) tipo João, Diogo, Luís, Rita, Raquel, etc... ah gosto mt de Júlia que tb me fazem "bah", mas esse eu metia na mesma, se o pai da criança gostasse...

    ResponderEliminar
  3. um jogo sobre nomes, achei que ia gostar!
    http://rachacuca.com.br/trivia/1/nomes-femininos-famosos/

    ResponderEliminar
  4. Há um nome que adoro de paixão, acho que nunca se falou nele aqui, é Fiama. Tem um som maravilhoso e é super original!

    ResponderEliminar
  5. Não que eu goste do nome, mas acho difícil nascer alguns por mtos anos...
    Meu avô chamava-se Bráulio, meu tio mais velho é Bráulio Filho, mas na década de 90 fizeram uma propaganda de camisinha na TV em que apelidavam o órgão sexual masculino de braulio e isso arruinou com o nome, meu tio passou até por alguns constrangimentos na época, então acredito q não nasçam mais crianças com esse nome por anos aqui no Br.

    ResponderEliminar
  6. Adoro o nome Úrsula ,Penélope ,Minerva de meninos gosto de Ulisses Nero, ninguém gosta destes nomes por fazer lembrar a Odisseia de Homero, também gosto de Homero.

    ResponderEliminar
  7. Lembro me que eu e o marido há uns anos conhecemos uma Megane ou Megan e adoramos o nome mas claro que depois começamos com a cena das pessoas compararem aos carros e pusemos de lado 😢

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)