Nome do dia: Olímpia & Olimpío

em 19/10/11


Os nomes sugeridos de hoje derivam do nome Olimpo que, mitologicamente, era o local onde se situava a mansão de cristais onde viviam os doze deuses olímpicos e onde decorreu o Consílio dos Deuses descrito por Camões, nos Lusíadas. Mas o Monte Olimpo existe, de facto, na Grécia, sendo um dos pontos mais altos da Europa. Creio que será desta ideia dos cristais e da proximidade do cume ao Sol que o seu significado se traduz por "brilho". 

Olímpia faz-me pensar em algo límpido, nítido. Como pronuncio o nome com suavidade, também alio este nome à tranquilidade. Por outro lado, estes nomes recordam-me os Jogos Olímpicos - e, por aí, competição, desporto, nações. 
Provavelmente, poucos irão gostar da sugestão; mas aqueles que achavam que Olívia soava bem, e que se aperceberam da tendência do "Ol", poderão encontrar em Olímpia uma boa alternativa. Olímpio parece-me uma aposta particularmente feliz para um segundo nome pouco comum. 
Como diminutivos, sugiro Oli e Pia, ou Olim e Pio. Nenhum dos dois foi alvo de registos em Portugal, em 2014. 

7 comentários:

  1. Gosto de Olímpia (julgo que tenho alguma parente afastada com esse nome):) Olímpio já não me agrada. São muito parecidos,mas Olímpia tem outro toque (nomes femininos é outra loiça)

    ResponderEliminar
  2. Gosto de Olímpia faz lembra me bons momentos da minha adolescência com uma amiga italiana que se chama Maria Olímpia ela não falava português nem eu italiano mas era super divertido, mas nos tratávamos lhe pelos dois nomes. Olimpío já não me diz nada, e penso numa pessoa mais velha.

    ResponderEliminar
  3. Lá na ilha há uma ourivesaria desde que me lembro, que se chama Olímpio, de modo que não consigo encaixar esse nome numa pessoa, mas que é bonito é (:

    ResponderEliminar
  4. Eu amei os dois, tanto Olímpia quanto Olímpio e se tivesse grandes chances de ter gêmeos não idênticos com toda certeza colocaria esses nomes rsrs.
    Eles me lembram coisas simples, suaves e felizes. Realmente gostei, e acho que se mesmo não tiver gêmeos colocarei um dos dois. Bom, bye

    ResponderEliminar
  5. Estou grávida e, se for menina, vai ser Olímpia! LIndo :)

    ResponderEliminar
  6. Vai ser uma menina! E vai-se chamar Olímpia! ;)

    ResponderEliminar
  7. Parabéns, Elsa! =D O nome Olímpia é lindo, e certamente ficará muito bem à sua linda menina.

    Como par, gosto muito de Lídia. Ambos os nomes são mediterrânicos, antigos, remetem para localizações geográficas (Olímpia na Grécia, Lídia na Anatólia) e têm fortes conotações históricas e literárias - lembro, por exemplo, que uma Olímpia foi mãe de Alexandre Magno e uma Lídia, segundo a Bíblia, foi a primeira mulher europeia a converter-se ao Cristianismo =)

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)