Milena

1.10.11


Numa altura em que muitos futuros papás escolhem o nome Melina para as suas meninas, e alguns deles tendo em vista o diminutivo Mel, que tal optarem pelo anagrama Milena
Não só é uma alternativa ao clássico Helena, como permite o diminutivo Mili, que eu acho muito delicado. Considero-o um nome com um som moderno, embora seja tudo menos contemporâneo. 
Aqueles que preferem a sonoridade da língua francesa podem ainda preferir Milene que, apesar da semelhança, é um nome diferente: Milena poderá ser o feminino do eslávico  Milan, que significa gracioso, enquanto que Milene é o diminutivo de Marie Hélène. 
Este é um daqueles nomes que não me sai do ouvido, literalmente, e tudo por causa da jornalista Milena Jerónimo, do Serviço Nacional de Trânsito da Antena 1.
Milena foi registado apenas 13 vezes em 2014, em Portugal. 

12 comentários :

  1. por acaso conheço uma Milene da minha idade! mas não conhecia o Melina, por acaso é muito bonito!

    ResponderEliminar
  2. Tenho uma priminha Milene gosto de Milene e Milena mas Melina soa me estranho gosto mais de Melinda.

    ResponderEliminar
  3. É um nome q tem crescido de popularidade aqui no BR, eu conhecia apenas uma Milena q estudava comigo e mais nenhuma, hj já vejo algumas crianças pequenas com esse nome.

    ResponderEliminar
  4. Descobri uma coisa, na verdade vi agora na tv, não sei se vcs já sabem..

    O Ricardo pereira será o personagem Vicente na nova novela das 19h (aquele Beijo). Será q foi por isso q ele escolheu este nome para o filho? Vicente será mesmo o nome da criança? Agora fiquei em dúvida mesmo ele afirmando no twitter, não estou bem certa se ele colocaria o nome do seu personagem no filho.

    ResponderEliminar
  5. Ah Filipa, vi agora q vc já tinha colocado o link no post anterior. Fiquei tão decepcionada dele escolher o nome do personagem pro filho..
    Pq??? não sei.. rs...

    ResponderEliminar
  6. Gosto muito de Milena, desde uma telenovela que deu há muitos anos que havia uma Milena interpretada pela Carolina Ferraz, mas já não sei o nome da telenovela :S

    Sei que nessa altura uma prima minha tinha uma amiga Milene... e eu sempre achei que Milena era muito muito mais bonito :P

    ResponderEliminar
  7. Que engraçado! Uma das tias da minha mãe é Milena (e realmente, é a tia Mili). Isto fez-me lembrar um post a explorar pela Ana Filipa. Lanço o desafio - petit noms (sim, não, invulgares, comuns :D).

    ResponderEliminar
  8. Patrícia, esperemos que pelo menos o personagem seja bacana :)

    Joana, já abordei uma vez os diminutivos usados no Brasil, mas foi uma boa lembrança, fazer o mesmo em relação aos portugueses!

    http://nomesportugueses.blogspot.com/2011/03/diminutivos-de-nomes-proprios.html

    ResponderEliminar
  9. Só conheço uma Milena, e a irmã dela chama-se Heidi...ñ sei se nasceram cá...

    ResponderEliminar
  10. Milena é bonito, mas prefiro Melina :)

    ResponderEliminar
  11. Melina/Melinda faz-me lembrar o Entre Vidas que dava na Sic e arrepia-me toda.. Milena gosto muito!

    ResponderEliminar
  12. Vejam só o que encontrei sobre o nome Melina:
    Carmela, Carmelina e Melina. Melina é a forma reduzida do diminutivo estrangeiro do nome Carmela.

    ResponderEliminar

Com tantos nomes à escolha, vai mesmo ser apenas Anónimo? :)