- Duelo de nomes -
Duarte vs Gustavo

28.10.11


Agrupei Duarte e Gustavo porque os vejo de forma semelhante: nomes perfeitamente comuns, simples, que não se destacam numa lista, mas que também não acredito que despertem reacções muito adversas, a menos que se conheça alguém com esse nome de quem não gostamos. Talvez a minha descrição não lhes faça justiça, por isso vou clarificar: gosto muito de ambos, exatamente por tudo o que escrevi na frase anterior.



Duarte
  • Significado: guardião glorioso
  • Diminutivos: Dudu, Duda
  • Alternativas: Eduardo, Lisuarte
  • Número de registos em Portugal, em 2014:  1244 [8.º posição]


Gustavo

  • Significado: ceptro do rei
  • Diminutivos: Tavinho, Guto, Guga
  • Alternativas: Augusto, Olavo, Octávio
  • Número de registos em Portugal, em 2014:  706 [21.ª posição]

No nosso país, até aos anos 80, Duarte sempre foi mais popular do que Gustavo e, desde 1990, tem ocupado posições mais altas no ranking de nomes mais registados. Em 2014, a diferença foi especialmente marcante: 


No Brasil, a popularidade inverte-se: Gustavo ocupa o 12.º lugar do ranking de nomes mais populares no Estado de S. Paulo, em 2014, enquanto que Duarte está fora do lote de cem nomes mais usados, até porque é visto como apelido e não como nome próprio. 

Tenho Gustavo debaixo de olho por causa da gravidez da princesa Victória da Suécia, já que é o nome do seu pai, do avô e bisavô (e, no total, já houve dez reis suecos com o nome "Gustaf"); como curiosidade, posso dizer que Duarte estava na lista de nomes preferidos da minha mãe, quer para mim, quer para a minha irmã, mas a minha avó nunca foi a favor, porque Duarte era um dos apelidos do meu avô e para ela era como chamar "Costa" ao neto. Para bem da estabilidade familiar, os meus pais só tiveram meninas! 


O que é que acham destes nomes? Qual deles preferem? Não se esqueçam de votar! 


Resultado da sondagem:



4 comentários :

  1. Como já tinha falado antes, Duarte aqui no Br é sobrenome, por isso não consigo visualizar chamar uma criança só pelo sobrenome, concordo com a sua avó :)

    Tvz, se fosse um duelo brasileiro seria: Eduardo vs Gustavo, dois nomes q sempre ouço em minhas salas de aula.

    ResponderEliminar
  2. Gosto mais de Duarte, pois Gustavo é um nome, na minha opinião, pomposo.

    ResponderEliminar
  3. Gosto mais de Gustavo. Tenho um amigo chamado Duarte, e apesar de gostar muito dele, acho que fez com que não consiga imaginar um bebé Duarte..

    ResponderEliminar
  4. Por muito que queira, não consigo encaixar com Duarte.
    Gustavo é um nome horrível! O quê que esse nome tem de especial?

    Para mim:
    Vencedor - Duarte
    Perdedor - Gustavo

    ResponderEliminar

Com tantos nomes à escolha, vai mesmo ser apenas Anónimo? :)