Nomes medievais portugueses masculinos

em 16/09/11


Se há doze anos eu soubesse que hoje  iria ter um blog sobre nomes, estaria bem mais atenta nas aulas de Latim e tinha fixado aquelas coisas da palatização e sístoles... Agora resta-me tentar adivinhar a evolução destes nomes - e, nalguns casos, não é assim tão difícil, pois não? Aqui fica uma lista de nomes masculinos medievais, respeitando a grafia: 



  • Abbilion
  • Abdil
  • Abeth
  • Abulin
  • Adaum
  • Adefonsus
  • Adreta
  • Alaym
  • Albura
  • Anderias
  • Anxur
  • Arabedo
  • Argielo
  • Arianus
  • Ariariz
  • Arias
  • Aspaio
  • Astredo
  • Anomar
  • Aurion
  • Bazi
  • Beiamim
  • Bellallus
  • Bennato
  • Cayroga
  • Ceide
  • Chrispim
  • Consaluo
  • Dauid
  • Diago
  • Eduarte
  • Ermyes
  • Erus
  • Felicis
  • Flaio
  • Florer
  • Floyla
  • Franchimirus
  • Fredario
  • Garsea
  • Gilafonso
  • Gomçalle
  • Guilhão
  • Humar
  • Iahia
  • Idras
  • Iermias
  • Iuzef
  • Jaymes
  • Juniz
  • Laim
  • Lazarou
  • Lois
  • Lusidio
  • Lusiis
  • Luzso
  • Martelus
  • Maurilino
  • Micalis
  • Ogenio
  • Onrico
  • Patrecelo
  • Pepino
  • Rauelle
  • Roderigo
  • Ruberte
  • Sameson
  • Saroi
  • Teodericus
  • Ualentinu
  • Uicenzo
  • Vivianus
  • Ysidri
  • Zizil
  • Zoleiman

Caso pretendam, também poderão consultar uma Lista de nomes medievais femininos

Se pesquisar e escrever acerca de nomes desse dinheiro, era menina para não fazer mais nada na vida, tamanho é o prazer que isto me dá!

7 comentários:

  1. Que lista mais encantadora... vejamos Cayroga
    Franchimirus
    Patreclo
    São os meus preferidos talvez Caio,Francisco,Patricio??

    ResponderEliminar
  2. Não me encantam os nomes medievais, não me dizem rigorosamente nada.

    ResponderEliminar
  3. Gostei de Arianus, Aurion, Diago,e Micalis.

    Ri-me com Pepino!

    ResponderEliminar
  4. Acho que Cayroga deve ser Queiroga... Franchimirus deveria originar algo como Franquemiro (como Teodomiro, Claudemiro...

    Também encontrei Pipino, mas achei mais piada ao Pepino :)
    Aurion é muito bom, e Arianus, embora seja giro, peca pela terminação :(

    ResponderEliminar
  5. Pois eu reparei :(
    Sempre podia ser Ariano!

    ResponderEliminar
  6. Alguns sao obvios :)

    Ualentinu
    Uicenzo
    Roderigo
    Gomçalle
    Eduarte
    Beiamim
    Adefonsus
    Chrispim
    Dauid

    ResponderEliminar
  7. É triste como os nomes de perdem no tempo. Muito importante esse trabalho de resgate.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)