Sabina

4.9.11


Sabina, do latim Sabinus, significa "da tribo Sabina", que vivia algures na Itália, entre Tibre e os Apeninos, na vizinhança de Roma. O nome está associado ao "rapto das Sabinas", no tempo de Rómulo, o qual, para fazer face à escassez de mulheres romanas, ordenou o rapto das Sabinas. Há ainda quem relate o episódio como "A violação das mulheres sabinas". Tudo isto se aplica também a Sabino, a versão masculina do nome. 
Diria que é um nome delicado, e que eu poderia usar como segundo nome. Em termos de sonoridade, Sabina está muito próximo de Salvina e Sabrina, e eu não sou grande fã deste último nome, que considero pouco elegante. 
Sabina é um nome raríssimo em Portugal e foi registado apenas uma vez em 2014. 

Outros nomes terminados em -bina: 
  • Balbina
  • Bina
  • Felisbina
  • Rubina

22 comentários :

  1. Conheço apenas uma Sabine que é Joely Sabine, mas na versão masculina eu conheci um Padre :P Não é um nome que me deixe entusiasmada, prefiro Sabrina.

    O nome Alan é aceito em portugal? ou escrito de outra forma? Aqui é um nome bem comum tanto Alan como Alana e nunca vi vc falar nada sobre ele. Só uma curiosidade.

    ResponderEliminar
  2. Já achei em outro post o que vc falou sobre Alan, é pouco usado por aí mas é aceito sim :)

    ResponderEliminar
  3. Não conhecia este nome, apenas conheço Sabrina e por isso parece-me esquisito dizer Sabina, eu prefiro também Sabrina, não acho pouco elegante, até me faz lembrar os sapatos.
    Mas faz-me sobretudo lembrar uma série que dava quando eu era miuda, que era uma bruxa divertida chamada Sabrina.

    ResponderEliminar
  4. Sugestão de duelo

    Irene vs Irina

    ResponderEliminar
  5. Gosto de Sabrina. Sabina não gosto.

    Sabino já conhecia.

    ResponderEliminar
  6. Nao conhecia. Do conheço Sabrina, mas tb me faz lembrar sapatos :)

    ResponderEliminar
  7. Só conheço Sabrina e tenho uma tetravó que se chamava Balbina

    ResponderEliminar
  8. Conheço uma Balbina, e Sabrina lembra-me a bruxinha, não gosto muito..
    Quanto a Sabina até gosto (:

    ResponderEliminar
  9. Sabina acho estranho, Sabrina até conheço mas nao me entusiasma muito

    ResponderEliminar
  10. Olha o nome que eu pedi ;) em relação a Sabrina nunca gostei e acho sinceramente que fazer lembrar os sapatos não é nada agradável. Já agora não sabia nada sobre ter existido um rapto das sabinas, interessante ;)

    ResponderEliminar
  11. Não axo a terminação bina mt interesant, conhecia o nome mas não me agrada. Adorei saber um bocadinho da historia do nome.

    ResponderEliminar
  12. Com todas as notícias em volta do Kadafi, reparei no nome da mulher dele e achei bonito: Safia. é parecido com Safira, mas gosto bem mais. Parece um nome calmo. Será aprovado em Portugal?

    ResponderEliminar
  13. Safia é aceite, sim! Ainda há uns tempos o sugeri por email a uma mamã como alternativa a Sofia... :)

    ResponderEliminar
  14. Também gostei da sonoridade de Safia. Acho é que toda a gente ia pensar tratar-se de um erro ortográfico ou de pronúncia, mas é muito giro. Como disse a sophia, é parecido com Safira mas mais suave, sem remeter logo para a pedra (:

    ResponderEliminar
  15. Hoje ouvi uma mamã a chamar por uma Sabrina. A menina deve ter 3/4 anos e,pelo que me apercebi, eles são portugueses emigrados na Suiça. Não sei se será uma tendência por lá.

    ResponderEliminar
  16. Era o sonho do meu irmão, ter uma filha chamada Sabrina, ou Samanta...(por causa das cantoras Sabrina, e Samantha Fox)...mas a minha cunhada ñ deixou :)

    ResponderEliminar
  17. Além de Sabina, Salvina e Sabrina, também existe Savina (Madre Savina). Inclusive o nome Savina está ligado a Sabina. Gosto apenas de Sabrina, que neste caso diverge de sua opinião. É assim mesmo!

    ResponderEliminar
  18. Estou grávida de uma menina e pensei pôr o nome de Sabrina. Gosto muito, mas pelo que leio aqui, há muita gente que não gosta. Tenho pena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lígia, não se deixe afectar pelas opiniões dos outros, se gosta mesmo de Sabrina vá em frente, o que interessa é o gosto dos pais. E escolheu um nome bonito e pouco usado, o que leva logo 2 pontos de vantagem! :)

      Ah, parabéns pela menina! Que corra tudo bem!

      Eliminar
  19. Obrigada pelo seu comentário. Foi muito importante para mim. :)

    ResponderEliminar
  20. Os nomes dos nossos filhos é o q importa pra nós, se estamos felizes ai dos outros.
    Felicidade galera!.

    ResponderEliminar

Com tantos nomes à escolha, vai mesmo ser apenas Anónimo? :)